O que é uma relação de adição?

Perguntado por: Mélanie Andreia Neves de Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (43 avaliações)

Conjunções coordenativas aditivas
Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc.

Quais são as conjunções adição?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

O que é relação de explicação?

As explicativas ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. Expressam a relação de explicação, razão ou motivo (exemplo: que, porque, porquanto, pois, por isso (anteposta ao verbo), já que, visto que, como).

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Relação entre adição e subtração

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as conjunções?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Quais são os conjunções?

Resumo sobre conjunções

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Como usar o como também?

como também. Exemplos: “A blusa é bonita e barata.” “Ele não só escreveu a revista como também editou.” – Adversativas: Ligam orações indicando oposição.

Como também usa vírgula?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.

Como também frase?

O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista. Tu não só não estudas como não deixas os outros estudar.

O que é relação de conclusão?

Conjunções coordenativas conclusivas

Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.

Que é conjunção explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas

São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

O que é conjunção explicativa exemplos?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.

Qual a função das conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas podem ser: ⇒ Aditivas: unem dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, exprimindo uma relação de adição, de soma: e, nem.

O que é uma conjunção adversativa?

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol.

O que são aditivas?

Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos).

Tem vírgula depois do também?

No entanto, uma vez que a expressão "Além de" já cumpre esse papel o termo "também" é totalmente desnecessário no período do enunciado, no qual foi empregado realmente para dar ênfase, para isso não demandando estar entre vírgulas.

Tem vírgula antes do E também?

2. Também não se usa a vírgula antes da conjunção “e” em enumerações ou em orações coordenadas com o mesmo sujeito. Por exemplo: Fui à feira comprar maçã, banana, laranja e caqui. / Maria Luísa saiu cedo de casa e só voltou à tarde.

Onde colocar o também?

conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.

Como também?

5 sinônimos de como também para 1 sentido da expressão como também: Bem como: 1 bem como, assim como, tal como, tal qual, que nem.

Como também conjunção?

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

COMO USAR COMO?

Funções da palavra COMO
  1. Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:
  2. Pode ser substituída por quando ou logo que.
  3. Assume a mesma função do por que.
  4. Tem valor de conforme.

Quando é que conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quais são as conjunções concessivas?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

Artigo anterior
Qual é o nome das cores?
Artigo seguinte
São decimal?