O que é uma presunção legal?

Perguntado por: Marco Miguel Paiva Mendes Moura  |  Última atualização: 12. Februar 2025
Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)

Em direito, presunção são consequências deduzidas de um fato conhecido, não destinado a funcionar como prova, para chegar a um fato desconhecido.

O que é presunção na lei?

Presunção legal ou presunção de Direito é uma ilação que a lei tira de um facto conhecido para firmar um facto desconhecido. Por exemplo, no artigo 488.º, n.º 2, do Código Civil o legislador presume a falta de imputabilidade nos menores de sete anos.

Quais são os tipos de presunção?

60, grifos do autor). As presunções se classificam em simples, judicial, de fato ou hominis e legal, sendo que esta última ainda se subdivide em relativa e absoluta. A presunção judicial resulta do raciocínio do juiz, que a estabelece.

Quando ocorre presunção?

Diz-se que será presumido verdadeiro um fato em razão da prova de outro, em razão da máxima de experiência que conecta uma categoria de fato a outro ("quando P ocorre, Q ocorre também"). Além disso, também se afirma que certas presunções permitem a prova contrária, enquanto outras não.

O que é a prova de presunção?

A presunção é considerada um instrumento que permite o alcance de uma convicção judicial, consistindo num exercício mental ou lógico que poderá permitir a descoberta da verdade, podendo encontrar-se expressamente consagrada na lei ou ser baseada em máximas da experiência.

PRESUNÇÃO E OUTROS MEIOS DE PROVA - DIREITO CIVIL - AULA A DOIS

27 questões relacionadas encontradas

O que é presunção legal absoluta?

A presunção pode ser absoluta, que não admite uma prova em contrário e relativa, que a admite. É a presunção legal quando expressa em lei, e de fato, quando cabe ao juiz fazer o raciocínio lógico que a ela conduz a sua inteligência.

O que é o princípio da presunção e fé pública?

PRESUNÇÃO E FÉ PÚBLICA

Neste sentido nos ensina o artigo 1.231 do Código Civil, quando diz que a propriedade presume-se plena e exclusiva, até prova em contrário.

O que é a presunção de culpa?

É uma hipótese de legítima defesa social, onde se delega o poder de polícia do Estado a qualquer um. Mas tal mecanismo se desenvolve com limites. Realizada a prisão, deve-se apresentar o preso à autoridade policial para a formalização do ato, por meio do auto de prisão em flagrante.

O que acontece se o réu não contestar a ação?

Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que não é considerado objeto de prova?

Objeto de prova: fato controvertido relevante; lembrando que direito pode ser objeto de prova excepcionalmente e que os fatos notórios/confessados/incontroversos não são objeto de prova.

Como as presunções legais são tratadas como meio de prova no CPC?

O atual CPC trata das presunções legais no art. 334, IV, admitindo-as como fatos carentes de comprovação. Muito embora redundante tal previsão, remanesce a necessidade de quem as invoca comprovar não o fato em si, presumido, mas o amoldamento do fato com a previsão legal.

O que é presunção comum?

As presunções comuns se inserem na instrução probatória por obra das partes e do juiz, quando não se consegue prova direta do fato litigioso. Nota-se que a presunção legal não se confunde com o indício, reconhecido como tal pela lei como tal.

Qual é o sinônimo de presunção?

Excessiva vaidade e orgulho em si próprio: 1 vaidade, orgulho, pretensão, arrogância, convencimento, esnobismo, pedantismo, ostentação, afetação, altivez, imodéstia, soberba, vanglória, empáfia, jactância, propásia, desvanecimento, filáucia, entono, fanfarronice, pomada, fumo.

O que é presunção de inocência devido processo legal?

Com o advento da Constituição Federal de 1988, o Art. 5º, inciso LVII, estabeleceu o princípio da presunção de inocência, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

Quem tem presunção de legitimidade?

Os atos administrativos gozam de presunção de legitimidade, o que significa afirmar que "se a Administração Pública se submete à lei, presume-se, até prova em contrário, que todos os seus atos sejam verdadeiros e praticados com observância das normas legais pertinentes".

O que é culpa presumida exemplo?

Entendimento do TJDFT. Presume-se a culpa do motorista que colide na parte traseira do veículo que está imediatamente a sua frente. A referida presunção de culpa é juris tantum, podendo ser elidida pela demonstração de que o acidente foi ocasionado pelo condutor do veículo abalroado.

Quando se aplica a presunção de inocência?

1- Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.”

Qual a diferença entre responsabilidade objetiva e culpa presumida?

Em verdade, na responsabilidade objetiva não se discute culpa, sequer para presumi-la! Em percepção fina, a culpa presumida é, na verdade, inversão do ônus de prova, e não imputação objetiva da obrigação indenizante.

O que é presunção de boa-fé?

375/STJ). 1.3. A presunção de boa-fé é princípio geral de direito universalmente aceito, sendo milenar parêmia: a boa-fé se presume; a má-fé se prova.

O que é uma presunção juris tantum?

1) Conceito: Trata-se de uma expressão em latim cujo significado literal é “apenas de direito”. Normalmente associada a palavra presunção, ou seja, presunção “juris tantum”, consiste na presunção relativa, valida até prova em contrário.

O que é a presunção juris et de jure?

As presunções legais são juris et de jure, quando não admitem prova em contrário; juris tantum, quando podem ser afastadas por prova que se lhes oponha. No primeiro caso, impede-se a prova em contrário; no segundo, inverte-se o ónus de prova.

O que é presunção ficta?

A confissão ficta é a presunção da verdade do que foi dito pela parte contrária. Assim, não é necessário que a parte de fato confesse algo, basta que fique inerte quanto aos fatos trazidos na ação.

O que é uma presunção relativa?

​​As declarações prestadas pelas partes ao servidor cartorário, assim como o documento público elaborado por ele, possuem a chamada presunção relativa (juris tantum) de veracidade – admitindo-se, portanto, prova em contrário.

O que significa o ônus da prova?

O que é ônus da prova? Conforme o ordenamento jurídico brasileiro, ônus da prova é a responsabilidade que um indivíduo ou uma parte, em casos jurídicos, tem de demonstrar que as suas afirmações e pedidos são verdadeiros. Isso é possível através de documentos ou testemunhas que justifiquem o que o julgado apresenta.

Artigo anterior
Como acabar com ronco a noite?
Artigo seguinte
Qual o complexo vitamínico mais completo?