O que é uma prestação de contas?
Perguntado por: Bárbara Júlia Miranda Garcia | Última atualização: 23. Januar 2022Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)
Responsabilização remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras. Também conhecida como prestação de contas, significa que quem desempenha funções de importância na sociedade deve responder pelas suas acções.
O que é prestação de contas?
De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.
Como se faz a prestação de contas?
O primeiro passo sobre como fazer uma prestação de contas simples é digitalizar os processos para envios de documentos. Assim, os colaboradores de uma empresa podem tirar fotos de faturas, notas fiscais e diversos documentos para enviar ao setor financeiro, por exemplo.
Quem deve fazer prestação de contas?
A obrigação de prestar contas é de todo aquele que gere recurso público. Assim, no caso de uma prefeitura, por exemplo, quem estiver como dirigente municipal - prefeito ou prefeita -, quando ocorrem as transferências de recursos pelo FNDE, torna-se responsável por prestar contas.
Por que prestar contas é importante?
Afinal, é por meio desta prática, obrigatória, que a empresa tem a mesa um relatório de todas as suas transações. Ou seja, tendo como base o que é prestação de contas a instituição pode comprovar concretamente seus ganhos e gastos. ... Isto é, há um documento detalhado de todas as transações econômicas da organização.
Como São os Documentos na Prestação de Contas?
Quando a prestação de contas pode ser exigida?
Em síntese, a prestação de contas cabe a todos aqueles que administram bens e patrimônio de terceiros e mesmo bens comuns. A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente.
Quais os princípios que fundamentam a prestação de contas?
Prestação de contas é um princípio constitucional que é norteado por outros dois princípios: 1. princípio da supremacia do interesse público; 2. princípio da indisponibilidade.
Quem pode exigir prestação de contas novo CPC?
550, CPC de 2015, compete a quem tem o direito de exigir contas: “Aquele que afirmar ser titular do direito de exigir contas requererá a citação do réu para que as preste ou ofereça contestação no prazo de 15 (quinze) dias”.
Qual o procedimento da ação de prestação de contas?
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS. A ação de prestação de contas está prevista nos artigos 914 e 919 do Código de Processo Civil e tem por objetivo obrigar aquele que administra patrimônio alheio ou comum a demonstrar em juízo, e de forma documentalmente justificada, a destinação de bens e direitos.
Qual o conteúdo da prestação de contas?
O que é a prestação de contas? De maneira simplificada, a prestação de contas pode ser definida como a demonstração do que foi feito com os recursos públicos que foram transferidos a uma entidade num determinado período.
O que quer dizer prestação de?
Significado de Prestação
[Jurídico] O que é alvo de uma obrigação; aquilo que diz respeito ao devedor, de acordo com o que foi estabelecido em contrato. Cota; parcela em dinheiro que uma pessoa está obrigada a pagar. Prestação de contas. Ação de apresentar publicamente o movimento financeiro pelo qual é responsável.
Qual o procedimento disciplinado pelo Código de Processo Civil na ação de exigir contas?
Na Ação de Exigir contas temos um procedimento que se inicia com a petição inicial para a citação do réu, que é exigido a prestação de contas com o prazo de 15 dias, o autor terá que especificar em detalhes as razoes da exigência da prestação de contas, como consta no parágrafo primeiro do artigo 550 do CPC/2015[21], o ...
Como é feita a prestação de contas do curador?
A prestação de contas pelo tutor ou curador é um dever que decorre do encargo público concedido pelo Poder Judiciário e para o qual, em regra, o responsável é intimado na própria sentença. Trata-se da forma de fiscalização pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público do exercício da tutela ou curatela.
Quais são as duas fases distintas da ação de exigir contas?
- A ação de prestação de contas divide-se em duas fases. A primeira fase corresponde à discussão da obrigatoriedade do réu prestar contas ou não e, a segunda fase diz respeito ao exame do conteúdo das contas apresentadas com vistas à apuração da existência de saldo em favor de uma ou de outra parte.
Quem pode ajuizar ação de exigir contas?
O próprio art. 550 do Código de Processo Civil de 2015 estabelece de forma clara a legitimidade da ação de exigir contas. ATIVA: aquele que tiver o direito de exigir contas; PASSIVA: aquele que tiver a obrigação legal ou contratual de prestar contas.
Quem tem legitimidade ativa para propor a ação de exigir contas?
A legitimidade ativa para prestação de contas é do condomínio e não individualmente de cada condômino. As assembleias convocadas para prestação de contas decidiram que a documentação ficaria à disposição dos condôminos por trinta dias e que, sem objeções, se considerariam aprovadas.
Quem tem legitimidade ativa e passiva na ação de exigir contas?
A legitimidade ativa é atribuída ao titular do direito administrado, e a legitimidade passiva, ao administrador do interesse alheio. A ação de exigir contas tem o interessante aspecto de ter procedi- mento bifásico.
Quais são os princípios básicos da governança corporativa?
Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Estes valores estão alinhados com o interesse de preservar o valor da empresa a longo prazo por parte dos gestores.
Como podemos conceituar prestação de contas cidadania?
Prestação de contas pode ser entendida como a demonstração de gastos apresentada por pessoas ou entidades que recebem adiantadamente uma quantia para determinados fins.
Qual a importância da prestação de contas e sua relação com os princípios da administração pública?
A prestação de contas está intimamente ligada à transparência e não deve ter como único objetivo responder à pressão da lei de responsabilidade fiscal, mas, adicionalmente, refletir a obrigação dos gestores em garantir a transparência no uso dos recursos públicos.
O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?
1348 do Código Civil , ao síndico são atribuídas, entre outras, as funções de representar os condôminos, em juízo ou fora dele, convocar assembleias e prestar contas.
Quando o curador deve prestar contas?
Caso a decisão judicial seja omissa, as contas devem ser prestadas a cada ano e também quando, por qualquer motivo, o tutor/curador deixar o exercício da tutela/curatela ou toda vez que o juiz determinar (art. 1.757 do Código Civil).
O que acontece se o curador não prestar contas?
De acordo com Rodrigo Fernandes, em regra, após a morte do mandatário/curador, a obrigação de prestar contas não se extingue. “O que se extingue é o mandato e ou a curatela. O que não significa que os herdeiros do obrigado não possam ser demandados a prestar contas, na qualidade de sucessores.
Quem paga o salário do curador?
A remuneração do curador, mesmo que ele seja herdeiro universal dos bens do tutelado, deve ser fixada por juízo competente, não sendo lícito que ele mesmo defina quanto vai receber e retenha essa quantia.
Qual a natureza da ação de exigir contas?
A ação de exigir contas existe para pedir esclarecimentos financeiros de um administrador que esteja responsável por bens ou direitos alheios. Essa administração de coisa de terceiro gera, ao administrador, o dever de prestar contas perante o proprietário.
Quais os nomes das cidades da Suíça?
Como tratar o paciente de forma humanizada?