O que é uma oximoro exemplos?
Perguntado por: Fabiana Cristiana de Paiva | Última atualização: 8. März 2022Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)
substantivo masculino Figura de linguagem em que palavras de sentidos opostos são combinadas de modo a parecerem contraditórias, mas que reforçam a expressão: gentileza cruel; belo horroroso; música silenciosa. Etimologia (origem da palavra oximoro).
O que é oximoro e exemplos?
Oxímoro vem do grego Oxus – afiado, penetrante, agudo; e Moros – tolo, idiota, estúpido. ... Outro exemplo de Oxímoro aparece no jargão da turma do Chaves, do seriado infantil mexicano, quando ele entra em seu barril e diz: “foi sem querer, querendo”.
Qual é a diferença de paradoxo para oximoro?
Paradoxo ou Oximoro
Paradoxo, paradoxismo e oximoro são todos sinônimos para a mesma figura de linguagem, que consiste em colocar dois conceitos opostos para criar um novo sentido na expressão. A principal característica do oximoro é o paradoxo, mas o paradoxo por si mesmo tem um significado mais abrangente.
Estou cego e vejo arranco os olhos e vejo?
Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Eu fujo ou não sei não, mas é tão duro este infinito espaço ultra fechado.
É um exemplo de paradoxo?
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Oximoro – o que significa oximoro? (Vídeo Gotinha: 3min13s) oximoro ou oxímoro
O que é uma personificação exemplos?
O que é a Personificação:
Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.
Quais são os tipos de paradoxos?
- paradoxo verídico.
- paradoxo condicional.
- paradoxo falsídico.
O que é antítese e paradoxo?
O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.
O que é pleonasmo é um exemplo?
Exemplo de Pleonasmo
No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.
Estou cego e vejo paradoxo?
Exemplos de paradoxo na literatura e música:
“Sendo a sua liberdade/Era a sua escravidão.” (Vinicius de Moraes) “Estou cego e vejo./Arranco os olhos e vejo.” (Carlos Drummond de Andrade) "Já estou cheio de me sentir vazio." (Renato Russo) “Se você quiser me prender,/vai ter que saber me soltar.” (Caetano Veloso)
Como identificar paradoxo?
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.
O que é uma coisa paradoxal?
Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Quando duas palavras se contradizem?
A antítese consiste na utilização de termos, palavras ou orações que se opõem quanto ao sentido. Veja alguns exemplos: O amor e o ódio caminham lado a lado.
O que significa a palavra Pretericao?
Deixar de promover ou de escolher alguém, sem motivo legal ou para favorecer outrem (ex.: preteriram o candidato mais qualificado).
O que é prosopopéia é um exemplo?
Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.
Como por exemplo pleonasmo?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos. ... Nesse caso, estaríamos diante de um pleonasmo vicioso.
O que é um barbarismo?
É o uso incorreto de uma palavra
Essa é a classificação usada para falar sobre os erros referentes à pronúncia, prosódia, ortografia, dentre outros. O barbarismo pode ser proposital ou acidental.
O que é aliteração é um exemplo?
O que é Aliteração:
A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. ... As aliterações são caracterizadas por serem repetições harmoniosas e ritmadas.
O que é oposição exemplo?
Significado de Oposição
Argumentação contrária a; exposição de argumentos que são opostos aos da pessoa que argumenta: a oposição do aluno convenceu o professor. [Política] Contrário ao governo; que se opõe ao governo em vigor: partidos de oposição.
O que é metáfora exemplos de frases?
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.
Quantos tipos de paradoxos existem?
Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.
Qual o paradoxo mais famoso?
Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.
Qual é o paradoxo do avô?
É chamado de "paradoxo do avô", porque sua versão original apresenta um cenário em que um neto viaja ao passado para matar seu avô antes de ele ter seu pai. O problema é que se ele matasse o avô, o viajante jamais poderia ter nascido. E, se ele não nascesse, sua viagem no tempo também não seria possível.
Como fazer uma personificação?
Exemplos de personificação
As “ondas beijavam” a areia branca da praia. (Atribuiu-se as ondas a ação de beijar). "A Cadeira começou a gritar com a Mesa." (A cadeira apresenta o comportamento humano de gritar). As folhas bailavam alegremente quando o vento passava por elas.
Quantas cidades com mais de 1 milhão de habitantes existem no Brasil?
Qual a altura do tenista Isner?