O que é uma oração consecutiva?

Perguntado por: Francisco Francisco Lourenço  |  Última atualização: 15. Mai 2024
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

«Orações subordinadas consecutivas são a orações subordinadas consecutivas são aquelas que desempenham, por subordinação, as funções de complementos circunstanciais de efeito (de consequência) da ideia expressa em outras orações principais a elas subordinadas.

Como saber se a frase é consecutiva?

Consecutiva. A circunstância apresentada é a de consequência. Assim, as conjunções consecutivas iniciam uma oração que indica a consequência do que foi declarado na oração precedente. Principal conjunção consecutiva: que (após tão, tal, tanto).

Quais são as conjunções consecutivas?

As conjunções subordinativas consecutivas são aquelas que exprimem consequência. Exemplos: de forma que, de maneira que, de modo que, que (relacionado a tal, tão, tanto, tamanho).

O que é uma oração concessiva?

Concessivas: exprimem a ideia de concessão. Ocorrem geralmente com o emprego de: “por mais que”; “por menos que”; “apesar de que”; “embora”; “conquanto”; “mesmo que”. Conformativas: indicam conformidade com uma ideia ou acontecimento presente na oração principal.

O que é consecutivo na língua portuguesa?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 Que segue em série; um imediatamente após o outro; seguido, sequente, sucessivo, conseguinte. 2 Que segue imediatamente após, como resultado ou efeito imediato; resultante, consequente.

Orações Subordinadas Adverbiais: Causal, Consecutiva e Concessiva

19 questões relacionadas encontradas

É o mesmo que consecutivo?

Que segue, acontecendo depois: 1 conseguinte, sucessivo, seguido, sequente, subsequente, subsecutivo, imediato, encarrilhado, ininterrupto, contínuo, continuado, posterior, ulterior.

Como identificar uma oração adverbial consecutiva?

ADVERBIAL CONSECUTIVA

A oração consecutiva é introduzida por uma conjunção ou locução subordinativa consecutiva. A conjunção consecutiva básica é QUE. São também consecutivas as locuções DE FORMA QUE, DE MODO QUE, DE SORTE QUE, TANTO QUE, SEM QUE. Exemplo: Chegaram da festa cansados, de modo que logo estavam dormindo.

Pode usar duas conjunções seguidas?

Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo). Também é possível usar duas ou mais palavras juntas para desempenhar o mesmo papel de conjunção.

Quais são as 9 orações subordinadas?

As orações subordinadas adverbiais podem ser classificadas como: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais ou temporais.

Quais são os três tipos de orações subordinadas?

Há três tipos básicos de orações subordinadas: orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Porque é causal ou consecutivo?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Qual a maior diferença entre frase e oração?

Resumindo: qual a diferença entre frase e oração? Para deixar ainda mais simples entender a diferença entre frase e oração, preste atenção a seguir! Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal.

Quais são as orações mais fortes?

Conheça as 7 orações mais poderosas:
  • Pai Nosso. Pai nosso que estais nos céus, ...
  • Ave-Maria. Ave-Maria, ...
  • Oração do Credo. Creio em um só Deus, ...
  • Glória ao Pai. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. ...
  • Salve Rainha. ...
  • Oração dos filhos. ...
  • Oração do Terço.

Qual a diferença de adversativa e concessiva?

As conjunções concessivas e adversativas são diferentes em seu significado e função. As conjunções concessivas indicam que uma situação não impede ou dificulta a realização de outra, enquanto as conjunções adversativas indicam que uma situação se opõe ou contradiz outra.

O que é uma oração subordinada adverbial consecutiva?

Orações subordinadas adverbiais são orações que funcionam como um advérbio, fazendo o papel de adjunto adverbial. Elas indicam uma circunstância do que é declarado na oração principal (causa, condição, tempo etc.). Para isso, são iniciadas por conjunções ou locuções conjuntivas quando estão na forma desenvolvida.

Como identificar o tipo de oração subordinada?

Podem ser classificadas como substantivas, adjetivas ou adverbiais. Orações subordinadas são orações que dependem de uma oração principal. Isso porque a oração subordinada exerce uma função sintática e, assim, complementa o sentido da principal. Elas podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais.

O que é um lado consecutivo?

Ângulos consecutivos: Dois ângulos são consecutivos se um dos lados de um deles coincide com um dos lados do outro ângulo. AÔC e BÔC são consecutivos e OC é o lado comum. AÔB e BÔC são consecutivos e OB é o lado comum. AÔB e AÔC são consecutivos e OA é o lado comum.

Qual o sinônimo de consecutivamente?

1 de seguida, seguidamente, de imediato, sem interrupção, ininterruptamente, continuadamente, imediatamente após, sem qualquer tipo de pausa, de modo continuado, sucessivamente, continuamente, incessantemente, diretamente, ordenadamente.

Como usar a palavra consecutivamente?

Doze minutos depois veio o segundo e consecutivamente a expulsão. Exceto em duas provas, o benefício não poderá ser concedido consecutivamente para o mesmo piloto em etapas consecutivas.

Artigo anterior
Quando posso pedir indenização por danos materiais?
Artigo seguinte
Qual é o ângulo da rosca americana?