O que é uma moldeira individual?

Perguntado por: Benjamim Mota  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

Quais características que a moldeira individual deve possuir?

A moldeira individual deve conter espessura de aproximadamente 1 a 2 mm em toda a sua extensão (ASSAOKA, 2010), lisura, e manter distância de 2 a 3 mm entre a borda da moldeira e o fundo de sulco, além de desgastes nas regiões dos freios e inserções musculares, e retenções em toda a extensão da moldeira, para evitar o ...

Como fazer moldagem individual?

Espalhar o material por toda a região do palato, bordas e estendê-lo em direção à porção facial (superfície externa) da moldeira individual; - Enquanto a moldeira é carregada com o material, é importante lavar a boca do paciente para minimizar o escoamento de saliva das glândulas até que o tome presa; - Rapidamente ...

O que fazer depois da moldeira individual?

Moldagem da superfície de apoio: 3.2 - Preparo da moldeira e do paciente: - Após a moldagem das bordas, lavar e secar bem a moldeira; - Retirar o alívio de cera colocado na região de rugosidades palatinas, forame incisivo e rafe mediana; - Praticar a inserção e centralização da moldeira na boca do paciente para obter ...

Quais são os tipos de moldeiras?

As moldeiras convencionais (de estoque) podem ser divididas, conforme sua apresentação, em lisas ou perfuradas. As perfuradas são geralmente utilizadas quando há a necessidade de maior retenção do material de moldagem à moldeira, caso do alginato. Já as moldeiras lisas são utilizadas para godiva.

Confecção de Moldeira Individual para Prótese Total

21 questões relacionadas encontradas

Qual a função da moldeira quais os tipos de moldeiras encontramos no mercado?

A moldeira individual com o material de moldagem têm por função reproduzir fielmente em suas três dimensões o maxilar e a mandíbula, no seu comprimento, largura e altura. A moldeira individual é específica para o paciente em tratamento.

Como escolher a moldeira correta?

Para saber se uma moldeira é adequada ou não para o nosso paciente, ao experimentá-la devemos verificar se ela cobre todos os dentes, verificando se os últimos também estão incluídos neles, ou seja, se não estão impressionados com o material sem qualquer suporte fixo sob ele.

Qual a finalidade de uma moldeira individual?

A moldeira individual é preconizada para a realização da moldagem funcional, confeccionada a partir de um modelo pre- liminar realizado com moldeiras de estoque, para determinar os limites da área basal de acordo com a fisiologia das estruturas anatômicas presentes.

Quais as etapas da moldagem funcional?

A moldagem funcional inclui duas etapas, o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita e tem o objetivo de registrar fielmente a área chapeável.

Qual a sequência de moldagem?

Técnica de moldagem:

introdução com giro da moldeira. centralização de acordo com a linha média. aprofundamento, afastar a musculatura – maxila: de posterior para anterior. sem movimentar a moldeira, traciona-se a musculatura em direção à moldeira.

Qual a diferença entre moldeira individual e base de prova?

Quais as diferenças entre base de prova e a moldeira individual? Moldeira individual: presença de cabo, maior espessura, limite aquém do fórnice de vestíbulo, maior alivio de áreas retentivas e é obtida pelo modelo anatômico.

Como moldar uma prótese total?

A moldagem inicial pode ser realizada com a utilização de vários materiais de moldagem. Os mais utilizados são a godiva e o alginato. Para a moldagem final em prótese total, os materiais mais indicados encontram-se dentro do grupo dos anelásticos, ou seja, godiva e pasta de óxido de zinco e eugenol.

Qual o material mais indicado para moldagem funcional?

Para a moldagem funcional um material bastante usado, é a pasta zincoeugenólica. Possui ótimo escoamento, rigidez após a presa, boa estabilidade dimensional, permite reembasamentos e possui baixo custo4.

Quais aspectos devemos observar para escolher uma moldeira ideal?

A moldeira inferior deve entrar com alguma folga — as mais altas facilitam esse processo e impedem a interferência da língua. Devem chegar à região posterior e à altura do fundo de saco para um molde mais preciso.

Em que situações uma moldeira individual deve ser confeccionada para moldagem em PPR?

Indicações • Classes I e II de Kennedy mandibular • Todos os casos de próteses dentossuportadas • Todos os casos de próteses superiores Tem a vantagem de permitir um único modelo, tanto para a confecção da armação metálica como para sela plástica. A moldeira individual deve ser confeccionada sobre um modelo de estudo.

Qual ou quais critérios devemos analisar antes de iniciarmos as moldagens para confecção de uma prótese total?

O passo inicial para a moldagem anatômica é a seleção adequada da moldeira de estoque para desdentados totais, que deve apresentar uma menor profundidade (ser mais rasa) e apresentar, nas bordas, a anatomia semelhante ao que é encontrado na região de fundo de vestíbulo oral, com os recortes correspondentes às inserções ...

Quais são as fases do trabalho protético em prótese total?

  • Exame do paciente. ...
  • Moldagem Inicial- Arco Superior. 2 – Moldagem Inicial- Arco Inferior. ...
  • Confecção da moldeira individual. ...
  • Moldagem final. ...
  • Encaixamento dos moldes. ...
  • Confecção da placa base e posicionamento do rolete de cera. ...
  • Registro da Dimensão Vertical. ...
  • Registro da Relação Cêntrica.

Quais as principais técnicas de moldagem em PPF?

Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

Quais são os materiais de moldagem?

Quais os tipos de materiais para moldagem?
  • Alginato (Hidrocoloide Irreversível): ...
  • Silicona de Condensação (Elastômero): ...
  • Silicona de Adição (Elastômero): ...
  • Poliéter (Elastômero): ...
  • Conclusão: ...
  • Sobre o autor:

Qual o objetivo da moldagem funcional?

Essa revisão foi realizada buscando material na base de dados Scielo. A principal finalidade da moldagem funcional é obter a retenção do futuro aparelho, com um bom assentamento da base da PT sobre a área basal, resultando em conforto ao paciente.

O que é uma moldeira?

Significado de Moldeira

substantivo feminino Utensílio em que se põem as substâncias para as moldagens. Etimologia (origem da palavra moldeira). Molde + eira.

O que é moldeira de estoque?

As moldeiras de estoque, como o próprio nome diz, são aquelas encontradas nas casas de artigos dentários, geralmente feitas de alumínio, podendo ser LISAS quando utiliza-se um material de moldagem que adere ao metal (godiva) ou PERFURADAS quando o material não oferece aderência (silicone) (Figura 1a e 1b).

Quais são os 5 cinco requisitos para julgar como adequada uma moldagem?

5 dicas para a obtenção de moldagens de qualidade
  • 2 – TAMANHO DA MOLDEIRA. A escolha de uma moldeira de estoque adequada contribui para uma moldagem bem sucedida. ...
  • 3 – SELAMENTO DA MOLDEIRA. ...
  • 4 – PREPARO DA MOLDEIRA. ...
  • 5 – INSERÇÃO DE MOLDEIRA EM BOCA.

Quando usar moldeira parcial?

São utilizadas com intuito de reproduzir a arcada do paciente utilizando como material de moldagem alginatos ou outros materiais de impressão.

É altamente recomendado o uso de adesivo próprio aplicado na moldeira?

Utilize o adesivo apropriado para moldeiras

Uma precisão máxima só pode ser alcançada com o uso de adesivo. Isto garante que o material de moldagem seja mantido na moldeira durante o endurecimento e a remoção da moldeira da boca do paciente.

Artigo anterior
Quanto é 5 mm de água?
Artigo seguinte
O que é substância pura simples de exemplos?