O que é uma metáfora e exemplos?
Perguntado por: Valentim Davi Vicente Melo Fernandes | Última atualização: 6. September 2024Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)
A metáfora é uma figura de linguagem usada para comparar, de forma implícita, dois conceitos com base em suas características em comum, trazendo expressividade ao discurso. Na poesia, a rosa murcha e o coração partido, por exemplo, são metáforas de desilusões amorosas.
Como explicar o que é uma metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Como saber se a frase é uma metáfora?
Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
Quais são os tipos de metáforas?
Havia três tipos de metáforas: primárias, complexas e atributivas. Este é o primeiro estudo a comparar esses três tipos de metáforas em duas tarefas diferentes. Os resultados mostram como as metáforas se agrupam de acordo com seu tipo, mas não uniformemente.
Como usar a metáfora?
"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH.
O QUE É METÁFORA ?
Quais são as figuras de linguagem metáfora?
Metáfora
A metáfora é, provavelmente, a figura de linguagem que mais utilizamos no nosso dia a dia. Ela se baseia em uma comparação implícita, sem o elemento comparativo (“como” ou “tal qual”, por exemplo), em que uma característica de determinada coisa é atribuída ao elemento metaforizado.
Como transformar uma metáfora em uma comparação?
- Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
- O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
- Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
- Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)
O que é uma metáfora segundo a Bíblia?
Dessa forma, compreendemos, então, a metáfora da Bíblia também como pensamento de criação. A metáfora, no nome divino, seria um símbolo que abraça um indivíduo e uma comunidade em geral, que a vivência. A partir de tudo isso que foi visto, podemos compreender que as metáforas nos permitem uma ampla visão do mundo.
O que é ser uma pessoa metafórica?
1. [ Medicina ] Superabundância de humores ou sangue. 2. [Figurado] Excesso ou superabundância de alguma coisa (ex.: pletora de encargos; pletora sensual).
O que metaforicamente falando?
A expressão "o que significa metaforicamente falando" é utilizada para indicar que algo está sendo explicado ou interpretado de forma figurada, simbólica ou não literal.
Como explicar metáfora para crianças?
A metáfora é uma figura de linguagem usada para fazer comparações de maneira implícita, isto é, para comparar ideias, pessoas, coisas ou conceitos sem usar expressões que indiquem essa comparação, deixando tudo subentendido.
O que é metonímia é metáfora?
Metonímia x Metáfora
Ela é um recurso no qual acontece o emprego de uma palavra com um sentido diferente do usual, a partir de uma comparação subentendida. Já a metonímia, é a troca de palavras que têm uma certa relação de contiguidade (proximidade) de sentidos.
São exemplos de catacrese :*?
- O dente de alho;
- A batata da perna;
- O salto de pico fino;
- A pele do tomate;
- O fio de azeite;
- A boca da garrafa;
- O braço do sofá;
- As maçãs do rosto;
O que é eufemismo é um exemplo?
O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”
O que é hipérbole é um exemplo?
Eu estou congelando de frio! Certamente, a pessoa está sentindo muito frio, mas ela não está, de fato, congelando. Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente. Por isso, a hipérbole também costuma ser um exagero óbvio, ou seja, usa-se essa linguagem figurada de modo perceptível.
Como identificar a comparação?
A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.
Como saber se é eufemismo?
Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.
Quais as 4 figuras de linguagem?
As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Quais são as 7 figuras de linguagem?
- Metáfora. Provavelmente esta é uma das figuras de linguagem mais conhecidas e usadas em nosso dia a dia. ...
- Comparação. ...
- Metonímia. ...
- Catacrese. ...
- Sinestesia. ...
- Hipérbole. ...
- Eufemismo. ...
- Litote.
Onde encontrar metáfora?
Metildopa 250mg EMS 30 comprimidos: Encontre online | Drogasil.
Qual a diferença entre a metáfora é a comparação?
Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.
Quais são os carros mais inseguros do Brasil?
O que é neologismo e exemplos?