O que é uma metáfora?

Perguntado por: Flávio Santiago Cruz de Carneiro  |  Última atualização: 9. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. Amor é fogo que arde sem se ver. — Vi sorrir o amor que tu me deste. —

O que é uma metáfora e exemplos?

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.

O que é uma metáfora explicada?

É o uso de uma palavra com o significado de outra. É um tipo de comparação subjetiva, momentânea. Consiste no uso de uma palavra ou uma expressão em um sentido incomum, manifestando de maneira implícita uma relação de semelhança entre dois termos.

Como saber se é uma metáfora?

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

É uma metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O QUE É METÁFORA ?

28 questões relacionadas encontradas

Como explicar metáfora para crianças?

A metáfora é uma figura de linguagem usada para fazer comparações de maneira implícita, isto é, para comparar ideias, pessoas, coisas ou conceitos sem usar expressões que indiquem essa comparação, deixando tudo subentendido.

Quais são os tipos de metáforas?

Havia três tipos de metáforas: primárias, complexas e atributivas. Este é o primeiro estudo a comparar esses três tipos de metáforas em duas tarefas diferentes. Os resultados mostram como as metáforas se agrupam de acordo com seu tipo, mas não uniformemente.

Como usar metáforas?

"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH.

Qual a diferença de conotação é metáfora?

Que a vida é trem bala= Metáfora pois a vida não é um trem bala. Conotação: É o emprego de palavras em um sentido figurado, incomum, circunstancial, que depende sempre do contexto.

O que é uma metáfora segundo a Bíblia?

Dessa forma, compreendemos, então, a metáfora da Bíblia também como pensamento de criação. A metáfora, no nome divino, seria um símbolo que abraça um indivíduo e uma comunidade em geral, que a vivência. A partir de tudo isso que foi visto, podemos compreender que as metáforas nos permitem uma ampla visão do mundo.

Como transformar uma metáfora em uma comparação?

Por exemplo:
  • Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  • O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  • Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  • Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

O que é metonímia é metáfora?

Metonímia x Metáfora

Ela é um recurso no qual acontece o emprego de uma palavra com um sentido diferente do usual, a partir de uma comparação subentendida. Já a metonímia, é a troca de palavras que têm uma certa relação de contiguidade (proximidade) de sentidos.

Tem-se o uso de uma figura de linguagem chamada metáfora?

A metáfora corre quando se faz qualquer comparação sem utilizar expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita (“como”, “tanto quanto”, “parece”, entre outras). Exemplo: Você tem uma pedra dentro do peito.

Quais são as quatro metáforas da mesma estrofe?

Resposta
  • O mar é lago sereno.
  • O céu, um manto azulado.
  • O mundo, um sonho dourado.
  • A vida, um hino de amor.

O que é eufemismo é um exemplo?

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

O que é hipérbole é um exemplo?

Eu estou congelando de frio! Certamente, a pessoa está sentindo muito frio, mas ela não está, de fato, congelando. Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente. Por isso, a hipérbole também costuma ser um exagero óbvio, ou seja, usa-se essa linguagem figurada de modo perceptível.

Como definir metonímia?

A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo.

O que é fazer uma analogia?

A definição de analogia remete à semelhança entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada em vários contextos, como jurídico, científico, linguístico e filosófico (desde que tenha por base a ideia de relação de semelhança).

Quais são os exemplos de analogia?

Um bom exemplo de analogia é a frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”. Veja, são apresentadas duas ideias que, a princípio, não parecem ter nada em comum, e, em seguida, se estabelece uma relação entre elas.

Quais são as metáforas visuais?

A metáfora visual ocorre pela tradução de uma ideia numa imagem, seja sob a forma de objetos, animais, paisagens, atividades, cores ou até personagens. Por exemplo, a associação de imagens à ideia de velocidade pode passar por um carro desportivo, uma chita, uma prova de cem metros de corrida ou um relâmpago.

O que significa um olhar de pedra?

O que é rígido, insensível, duro, frio: Ela me lançou um olhar de pedra.

O que é o que é sentido figurado?

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Artigo anterior
Quanto tempo dura as fases do luto?
Artigo seguinte
Quem quer ganhar massa muscular pode fazer aeróbico?