O que é uma meta analise?

Perguntado por: Iara Andrade Morais  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

A metanálise ou meta-análise é uma técnica estatística especialmente desenvolvida para integrar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando, em uma medida resumo, os resultados de tais estudos.

Qual a diferença entre revisão sistemática e metanálise?

Embora sejam frequentemente usados como sinônimos, o termo revisão sistemática caracteriza o delineamento de estudo conduzido com abordagem sistemática e descrição objetiva da evidência sumarizada. Já o termo metanálise caracteriza o método estatístico de análise de evidência reunida sistematicamente1.

O que é um estudo meta-análise?

Meta-análise é o método estatístico utilizado na revisão sistemática para integrar os resultados dos estudos incluídos e aumentar o poder estatístico da pesquisa primária2.

Qual a importância da metanálise?

Atualmente, a metanálise é amplamente aceite e utilizada em várias áreas do conhecimento, como pesquisa social, educação, enfermagem, medicina etc. A meta-análise foi especialmente desenvolvida para integrar os resultados de vários estudos sobre uma mesma questão de pesquisa, em uma revisão sistemática da literatura.

Como é feita uma meta-análise?

Metanálise, ou meta-análise, é um método estatístico para agregar os resultados de dois ou mais estudos independentes, sobre uma mesma questão de pesquisa, combinando seus resultados em uma medida sumária. Geralmente segue-se à realização de uma revisão sistemática.

Aprenda de uma vez por todas a interpretar a meta-análise!!!

18 questões relacionadas encontradas

Quando fazer metanálise?

Assim como as revisões sistemá cas de ensaios clínicos randomizados, a metanálise deve ser considerada apenas quando os estudos são similares, tanto em relação às caracterís cas clínicas dos pacientes incluídos, quanto em relação à intervenção/ exposição em estudo.

O que é heterogeneidade na metanálise?

Desta forma, um parâmetro importante no resultado de uma meta-análise é a medida de heterogeneidade, representada por I2, o qual indica o percentual da variação do resultado entre os estudos que ultrapassa o efeito do acaso.

Quais são os benefícios de uma metanálise?

Os estudos de metanálise são vantajosos, não só, por permitirem estabelecer medidas de síntese, mas também, por permitirem analisar as diferenças metodológicas e de resultados dos estudos, permitindo propor padrões que justifiquem as diferenças encontradas e, desse modo, as expliquem, dando, assim, uma ideia mais ...

O que são estudos de revisão sistemática com metanálise?

A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.

Como fazer uma revisão sistemática e metanálise?

  1. Formular a pergunta. • Com clareza e precisão. ...
  2. Elaborar o protocolo. • O protocolo elaborado no início do estudo. ...
  3. Identificar os estudos primários. • Selecionar os estudos. ...
  4. Identificar os estudos primários. • Fontes de estudos. ...
  5. Selecionar os estudos. ...
  6. Selecionar os estudos.
  7. Extrair os dados. ...
  8. Avaliar criticamente os estudos.

Qual a diferença entre revisão de literatura e revisão sistemática?

Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.

Como avaliar criticamente uma metanálise?

Os resultados de uma metanálise podem ser representados por um gráfico do tipo forest plot, como mostrado na figura 1. Nesse tipo de figura, cada linha representa um estudo, sendo que a última representa a combinação dos resultados (metanálise) que é simbolizada por um "diamante".

O que é o prisma revisão sistemática?

O objetivo do PRISMA é ajudar os autores a melhorarem o relato de revisões sistemáticas e meta-análises. O foco foi em ensaios clínicos randomizados, mas o PRISMA também pode ser usado como uma base para relatos de revisões sistemáticas de outros tipos de pesquisa, particularmente avaliações de intervenções.

Como avaliar viés de publicação?

Apesar do viés de publicação não poder ser completamente eliminado, a presença desse viés pode ser identificada por meio de gráfico de funil e de testes estatísticos, como o teste de Egger ou o teste de Begg.

Quem criou a revisão sistemática?

A primeira revisão sistemática em Fisioterapia foi publicada em 1975 pelo sueco Kolind-Sorensen, que estabeleceu os efeitos dos tratamentos sobre as lesões ligamentares do tornozelo.

O que é heterogeneidade em estatística?

A heterogeneidade estatística costuma ser medida por meio da fórmula estatística I2 , uma medida entre zero e 100% que avalia quanto da variação do estudo decorre das diferenças entre os desfechos do estudo em comparação ao acaso.

O que é a heterogeneidade?

Qualidade do que é heterogêneo, do que é composto de coisas, elementos ou partes de natureza diferente; inomogeneidade. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : homogeneidade .

O que é uma meta-regressão?

Meta-regressão consiste em uma forma de análise de sensibilidade em metanálises. Permite avaliar o impacto de covariáveis no resultado metanalisado, através de técnicas de regressão. ... Incorporar a heterogeneidade é uma etapa simples e consiste em utilizar modelo de efeitos aleatórios na análise.

O que é um artigo metanálise?

Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos. ... O objetivo principal deste artigo é apresentar, de forma prática, como conduzir uma metanálise.

Quando fazer uma revisão sistemática?

A revisão sistemática é feita durante a vida acadêmica em artigos científicos, dissertações, TCC's e trabalhos acadêmicos para desenvolver a escrita, aprender a revisar, destacar-se, interpretar dados e expandir os conhecimentos em referenciais teóricos.

Como interpretar revisão sistemática?

Idealmente, uma revisão sistemática deve reunir toda a evidência existente referente a um assunto1. A estratégia de busca e seleção deve ser definida antes da consulta aos diferentes bancos de dados. Uma revisão sistemática adequadamente delineada deve evitar o uso de apenas um banco de dados (p.

O que é o fluxograma prisma?

O fluxograma de seleção de estudos do PRISMA é fundamental para você comunicar de uma forma clara e organizada todo o processo de identificação e seleção de evidências para sua revisão sistemática. Além disso, é uma figura obrigatória para você conseguir publicar a sua revisão.

Como se usa o prisma?

A utilização do aplicativo é muito simples: depois de instalá-lo, ele vai ligar a câmera. Nessa tela, você pode tanto tirar uma foto na hora ou usar uma imagem já armazenada, bastando clicar na miniatura que fica no canto inferior direito.

O que é a revisão sistemática?

Quando se fala em análise sistemática das fontes, quer-se dizer que as abordamos de: Modo sistemático: abordar o material com ordem e método, retirando das fontes as diversas contribuições. Um exame sistemático significa estudar cada uma das partes em que se divide o tema, cada uma por sua vez, ordenadamente.

Como avaliar heterogeneidade?

A magnitude da heterogeneidade é averi- guada principalmente pelo cálculo do i-quadrado, que varia de 0 a 100%. Um I-quadrado superior a 50% indica heterogeneidade substancial e, acima de 75%, heterogeneidade considerável. 4 Quanto maior a heterogeneidade, maior o questionamento sobre a validade de combinar resultados.

Artigo anterior
Qual o valor por dependente no Imposto de Renda?
Artigo seguinte
O que é metastase cancer?