O que é uma linguagem de programação imperativa?

Perguntado por: Leonardo Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (29 avaliações)

Na Ciência da Computação, programação imperativa é um paradigma de programação que descreve a computação como ações, enunciados ou comandos que mudam o estado (variáveis) de um programa.

Quais são as características principais do paradigma imperativo?

Devido a arquitetura de von Neumann, as características centrais das linguagens imperativas são: as variáveis, que modelam as células de memória; comandos de atribuição, que são baseados nas operações de transferência dos dados e instruções; a execução seqüencial de instruções; e a forma iterativa de repetição, que é o ...

O que é imperativa e declarativa?

Resumidamente o imperativo diz como fazer e o declarativo diz o que fazer.

Quais os tipos de paradigmas imperativos?

O paradigma imperativo de linguagens de programação pode ser encontrado, por exemplo, nas linguagens Fortran, Cobol, Basic, Pascal, Modula-2, C e Ada.
...
As linguagens escolhidas para realização de uma análise comparativa são:
  • Fortran,
  • Pascal,
  • C,
  • Ada.

O que é uma linguagem de programação estruturada?

Programação estruturada é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração (repetição), desenvolvida por Michael A.

Aula 3 - Programação Imperativa

31 questões relacionadas encontradas

São exemplos de linguagem de programação estruturada?

Exemplos de linguagens imperativas: FORTRAN, BASIC, COBOL, Pascal, C, Python, ALGOL, Modula.

Quais são as estruturas de programação?

2.2. Estruturas de programação

Estrutruras seqüenciais; • Instruções de decisão ou seleção; • Instruções de repetição ou iteração. Estas estruturas recebem o nome de estruturas de controle da programação.

Quais são os tipos de paradigmas?

Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:
  • Funcional.
  • Lógico.
  • Declarativo.
  • Imperativo.
  • Orientado a objetos.
  • Orientado a eventos.

Quais são os 4 paradigmas principais de programação?

Quais são os tipos de paradigmas?
  • Programação Procedural.
  • Programação Orientada ao Objeto.
  • Computação Paralela.
  • Paradigma de Lógica de Programação.
  • Programação Funcional.

Quais são as linguagens imperativas?

As linguagens imperativas também são chamadas de procedurais e se trata do modelo mais antigo de todos, a execução é baseada em comandos e armazenamento de dados. O paradigma imperativo foi predominante nas LP, pois são mais fáceis de traduzir para uma forma adequada para execução da máquina.

O que é uma frase declarativa?

As frases declarativas representam a constatação de um fato pelo emissor. Levam ponto final e podem ser afirmativas ou negativas. Declarativas afirmativas: O documento foi enviado ontem.

O que é linguagem declarativa?

Programação declarativa é um paradigma de programação baseado em programação funcional, programação lógica e programação restritiva. Tal termo é utilizado para discernir tais linguagens em relação à linguagens de programação imperativa. ... Linguagens funcionais que admitem tal abordagem incluem Erlang, Haskell e Lisp.

O que é uma pessoa imperativo?

Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.

Quais são os 4 pilares da POO?

Abaixo, os quatro pilares da programação orientada a objetos:
  • 1 - Abstração. Antes de mais nada, imagine o que esse objeto irá realizar. ...
  • 2 - Encapsulamento. ...
  • 3 - Herança. ...
  • 4 - Polimorfismo.

Qual a arquitetura base para o paradigma de programação imperativa e como ela funciona?

O paradigma de programação imperativo está diretamente atrelado à arquitetura básica dos computadores sobre os quais os programas eram executados. populares nos últimos anos foi projetada com base na arquitetura proposta por von Neumann. Onde dados e programas são armazenados na mesma memória.

Qual é a alternativa correta sobre programação imperativa?

A resposta correta é o item a, pois o paradigma de programação imperativo é baseando na maquina de Turing e na arquitetura desenvolvida por Von Neumann. Com memória, unidade central de processamento (processador) e dispositivos de entrada e saída.

Quais são as bases da programação?

A base da programação são métodos numéricos, lógica e álgebra, como tal os dados de entrada são geralmente números, bem como os de saída. Associados a estes podem estar caracteres.

Quais são os tipos de linguagem de programação?

6 linguagens de programação mais usadas
  • Java: portável e escalável. ...
  • JavaScript: pode ser usada tanto no front quando no back-end, sendo umas das linguagens mais versáteis. ...
  • C#: portável e simples. ...
  • Python: é considerada uma das linguagens mais fáceis, quando não a mais fácil de aprender. ...
  • Ruby: sintaxe simples e fácil.

Quais são os principais tipos de linguagens de programação e as diferenças entre eles?

57. Quais os principais tipos de linguagens de programação e as diferenças entre eles? R - JavaScript,Java,PHP,Python,C#,C++ e Visual Basic. A diferença é que cada uma foi feita para atividades diferentes, Exemplo: PHP é para usar em site,Java é para desenvolver aplicações,executar jogos e etc.

O que é o paradigma de programação funcional?

Em ciência da computação, programação funcional é um paradigma de programação que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas e que evita estados ou dados mutáveis. Ela enfatiza a aplicação de funções, em contraste da programação imperativa, que enfatiza mudanças no estado do programa.

Quais são os dois paradigmas abordados na linguagem de programação Python?

Neste artigo serão abordados dois paradigmas, o Estruturado e o Orientado a Objetos, que permitem maneiras diferentes de solucionar problemas, iniciando por sua análise, até como os programas serão escritos.

Quais são as estruturas de dados?

Existem diversas estruturas de dados utilizadas na programação, as quatro principais são: Listas e suas variações (filas, pilhas, deques, listas circulares…), Árvores e suas variações (binárias, binárias de busca, não binárias…), Grafos, Tabelas Hash, que são largamente utilizadas na implementação de aplicações.

Quais linguagens utilizam o paradigma estruturado?

Diversas linguagens relevantes hoje (e.g. Cobol, PHP, Perl e Go) ainda utilizam o paradigma estruturado, embora possuam suporte para a orientação ao objeto e para outros paradigmas de programação.

O que é linguagem de programação não estruturada?

No Paradigma Não-Estruturado, usamos os comandos elementares: Processamento: qualquer operação que o computador pode realizar em seu nível básico como operações aritméticas, de atribuição, etc. Nesse caso, também levamos em consideração as operações de entrada e saída de dados.

Artigo anterior
O que é o astrolábio?
Artigo seguinte
O que escrever no verso do cheque para depositar?