O que é uma letra de cambio?

Perguntado por: Hélder Monteiro  |  Última atualização: 25. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

A letra de câmbio ou letra comercial é um título de crédito, ou seja, representa uma obrigação pecuniária, sendo desta autônoma.

O que é Letra de Câmbio e para que serve?

A letra de câmbio é emitida por instituições financeiras de modo geral, como sociedades de crédito, financiamento e investimentos. Ao comprar esse investimento, é como se você emprestasse dinheiro para a financeira que emitiu o título e, em troca, vai receber o valor acrescido de juros e correção monetária.

Quais são os 3 tipos de Letra de Câmbio?

Existem três tipos de Letra de Câmbio no mercado:
  • Letra de Câmbio pós-fixada. A Letra de Câmbio pós-fixada tem a rentabilidade da aplicação vinculada ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que varia conforme o mercado financeiro. ...
  • Letra de Câmbio prefixada. ...
  • Letra de Câmbio híbrida.

São características da Letra de Câmbio?

A letra de câmbio é um título literal, autônomo, formal e circulante: Literal : seu teor contém todo o direito que ela representa; Autônomo : representa uma relação jurídica independente de sua origem.

O que é Letra de Câmbio direito Empresarial?

Entende-se por Letra de Câmbio uma ordem dada, por escrito, a uma pessoa, para que pague a um beneficiário indicado, ou à ordem deste, uma determinada importância em dinheiro. A letra de câmbio é um título de crédito, dotado de literalidade e de autonomia das obrigações.

LETRA DE CAMBIO - TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER - Títulos de Credito

25 questões relacionadas encontradas

Qual a lei da letra de câmbio?

DECRETO Nº 2.044, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1908.

Define a letra de cambio e a nota promissoria e regula as operações cambiaes.

Quais são os requisitos para uma letra de câmbio?

1º - A letra de câmbio é uma ordem de pagamento e deve conter estes requisitos, lançados, por extenso, no contexto: I - a denominação "letra de câmbio" ou a denominação equivalente na língua em que for emitida; II - a soma de dinheiro a pagar e a espécie de moeda; III - o nome da pessoa que deve pagá-la.

Quem é o portador da letra de câmbio?

Os devedores de um título de crédito são de duas espécies: o devedor principal (que, na letra de câmbio, é o aceitante) e os devedores coobrigados que, nesta espécie de título, são o sacador e os endossantes. Para tornar exigível o crédito cambiário contra o devedor principal, basta o vencimento do título.

Qual o prazo da letra de câmbio?

Concluindo esta etapa, na Letra de Câmbio, na Nota Promissória e na Duplicata, teremos como prazo prescricional da Ação Cambial Executiva, 3 anos do vencimento. Após esse prazo, teremos, ainda, mais 3 (três) anos para intentar as ações de enriquecimento sem causa, ordinária de cobrança e monitória.

Quem são as partes da letra de câmbio?

Desse modo, percebe-se que, na letra de câmbio, existe a presença de três figuras: o sacador (aquele que dá a ordem de pagamento), o sacado (a quem a ordem se dirige) e o beneficiário (o favorecido pelo pagamento).

Como é realizada a ordem de pagamento de uma letra de câmbio?

Letra de CâmbioA letra de câmbio consiste em ordem de pagamento de quantia determinada. O sacador concede uma ordem para que o sacado, desde que aceite a letra de câmbio, pague quantia determinada ao beneficiário, que pode ser um terceiro ou o próprio sacador.

Como surgiu a letra de câmbio?

A letra de câmbio nasce, como instrumento comercial, em Génova, ainda no século XII, como um contrato notarial em que um mercador delega a outro a responsabilidade de pagar a um terceiro numa cidade longínqua.

Qual a origem da letra de câmbio?

A origem histórica da letra de câmbio situa-se na península itálica, durante a Idade Média. Como se sabe, o sistema europeu de organização política, naquele tempo, era o feudal, caracterizado pela descentralização do poder – o estado centralizado e forte é criação da Era Moderna.

Qual a diferença entre letra de câmbio e nota promissória?

Letra de câmbio: ordem de pagamento que o sacador dá ao sacado em benefício próprio ou de terceiro. Nota promissória: promessa incondicional de pagar quantia determinada dada pelo emitente do título a terceiro.

O que é o LCI e LCA?

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos de renda fixa do mercado financeiro que captam recursos visando o desenvolvimento do setor imobiliário e agronegócio, respectivamente.

O que ocorre se o sacado não aceita a letra de câmbio?

Na hipótese em que o sacado não pague o valor mencionado na letra de câmbio ao tomador, poderá o tomador cobrar o valor do sacador, na medida em que este, ao praticar o saque, tornou-se codevedor. Se o sacador não assinar, deverá ser representado por procurador nomeado por instrumento público com poderes especiais.

Quem pode fazer câmbio?

Podem ser autorizados pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio: bancos múltiplos; bancos comerciais; caixas econômicas; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; bancos de câmbio; agências de fomento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades corretoras de títulos e valores ...

Qual a natureza jurídica da letra de câmbio?

A letra de câmbio é um título abstrato por excelência, pois pode ser emitida independente de qualquer causa. A letra de câmbio é autônoma - princípio da autonomia, arts. 7° e 17 da Lei n.O 2.044. A letra de câmbio é um título de apresentação por excelência (apresentação física); rasgado o título, acaba o direito.

Quem emite o contrato de câmbio?

O contrato de câmbio é exigido pelo Banco Central do Brasil (BACEN), conforme a Circular nº 3.591. Ele serve para legitimar as operações que envolvem moedas estrangeiras e garantir que as transações sejam feitas corretamente. Explicaremos um pouco mais sobre o tema, abaixo. Continue a leitura!

O que é a nova lei cambial?

A nova lei cambial é uma iniciativa do Bacen com fins de regulamentar as operações do mercado cambial do país. Possui um viés de desburocratizar os processos de câmbio, além de simplificar e adequar o mercado brasileiro às normas vigentes.

É crime ter dólar em casa?

“Portar consigo moeda nacional dentro do país, independentemente do valor, não constitui crime”, afirma a procuradora da República e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público, Janice Ascari.

O que era a lei cambial?

Regulamenta disposições transitórias a serem observadas nas operações de crédito externo e de investimento estrangeiro direto, bem como a prestação de informações ao Banco Central do Brasil.

O que é o endosso em preto?

O endosso em preto é aquele que, expressamente, indica o beneficiário que receberá o título de crédito. Assim, este que o recebeu poderá, a seu critério, realizar novas transferências (em branco ou em preto), seguindo sempre as mesmas regras, pois poderá transferi-lo sem indicar o novo beneficiário.

Quanto rende 1.000 reais em uma LCA?

Dessa forma, o investimento de R$ 1 mil em LCA e LCI pagando 97% do CDI pode virar R$ 1.111,36 após um ano, o que se traduz em uma rentabilidade líquida de 11,14%, conforme Rafael Haddad, planejador financeiro do C6 Bank.

Quanto é 85% do CDI hoje?

9,83% a.a.

Artigo anterior
O que pode ser lavado junto?
Artigo seguinte
Qual a pena para quem cria papagaio?