O que é uma lesão raquimedular?
Perguntado por: Artur Denis Pinho | Última atualização: 7. März 2022Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)
Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica.
Como identificar um trauma raquimedular?
- Perda dos movimentos;
- Perda ou alteração da sensibilidade ao calor, frio, dor ou toque;
- Espasmos musculares e reflexos exagerados;
- Alterações na função sexual, na sensibilidade sexual ou na fertilidade;
- Dor ou sensação de picadas;
- Dificuldade para respirar ou eliminar secreções dos pulmões;
O que acontece quando o corpo humano tem trauma raquimedular?
Consequências do Trauma Raquimedular (TRM)
Nas lesões completas há paralisia, perda de toda a sensibilidade tátil, dolorosa, para a temperatura, pressão e localização espacial da parte do corpo abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).
Quais são os tipos de trauma raquimedular?
Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.
Onde ocorre o trauma raquimedular?
Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.
LESÃO MEDULAR (Traumatismo Raquimedular) - Rogério Souza (Vídeo Aula)
São manifestações clínicas do trauma raquimedular?
Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...
Qual região da coluna sendo lesionada causaria tetraplegia?
A tetraplegia é causada por lesão na medula espinhal na região cervical (pescoço) prejudicando a comunicação do sistema nervoso com os membros e tórax.
O que é TCE e TRM?
Acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma de fogo, atividades esportivas e agressões geram a maioria das ocorrências e tornam o neurotrauma uma das principais causas de morte no mundo. Existem duas categorias de neurotrauma: o traumatismo cranioencefálico (TCE) e o trauma raquimedular (TRM).
Quais os mecanismos de trauma do TRM?
Há quatro mecanismos de lesão primária relacionados ao trauma raquimedular: o impacto associado à compressão persistente ocasionada por ruptura do disco intervertebral, fragmentos ósseos e fraturas com deslocamento, que são mecanismos bastante comuns; impacto associado à compressão transitória, como nos casos de ...
Qual a diferença entre choque medular e trauma raquimedular?
O prognóstico de um trauma raquimedular geralmente só pode ser definido após as primeiras 24 horas, quando termina o chamado “choque medular”, período de arreflexia, paralisia motora e perda da sensibilidade.
Quais são as complicações do trauma raquimedular?
As principais alterações fisiológicas que ocorrem com esse paciente são: choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intesti- no neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções4,5.
Quais os cuidados com o paciente com trauma raquimedular?
O cuidado de enfermagem em pacientes com lesão medular é de fundamental importância na reabilitação do paciente, o profissional de enfermagem exerce uma assistência individualizada atuando em diferentes níveis de complexidade, prevenido e tratando das principais complicações estabelecidas pelo traumatismo raquimedular.
Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?
- Durante o tratamento proposto deve-se estar atento as possíveis complicações: - Precoces. - Depende da gravidade da lesão. ...
- Rigidez Articular.
- Tromboses.
- Cuidados de Enfermagem. • Realizar o exame físico completo na admissão do paciente e durante a internação;
É característica da fase aguda do trauma raquimedular?
Fase Aguda (Choque Medular)
A fase de choque medular caracteriza-se pelo rebaixamento do nível de consciência e redução das transmissões sinápticas, e normalmente o paciente será encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva e submetido à Ventilação Mecânica (VM).
Quais são os sintomas de uma lesão na coluna vertebral?
- Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas.
- Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
- Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
- Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.
- Dificuldade de equilíbrio e para caminhar.
Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.
Qual o mecanismo de morte mais comum em um paciente com TRM?
O mecanismo de morte no momento do trauma mais comum é o comprometimento das estruturas neurológicas responsáveis pela respiração, sobretudo em lesões cervicais altas. Os pacientes que sobrevivem por mais tempo são acometidos principalmente por problemas como pneumonia, trombose, tromboembolismo e sepse.
Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?
Fisiopatologia do TRM
Tem relação direta e imediata com o trauma e, uma vez que ocorre, é irreversível. O dano medular direto é resultante da transferência da energia cinética para a medula espinhal e pode ocorrer por meio de quatro mecanismos básicos: o estiramento, a laceração, a compressão e a secção56.
O que significa a sigla TCE?
Traumatismo crânio-encefálico (TCE) é entidade frequente e com alta mortali- 1.
Como é classificado o TCE?
O TCE pode ser classificado em três categorias: leve, moderado e grave. No grau leve o paciente pode apresentar-se consciente, confuso e levemente sonolento. Os casos intermediários são classificados como moderados.
O que é TCE em enfermagem?
O traumatismo cranioencefálico é um grave problema de saúde pública, na medida em que assume a principal causa de morte e seqüela em crianças e adultos jovens. Este estudo teve como objetivo analisar os principais cuidados do enfermeiro prestados a vítimas de traumatismo cranioencefálico.
Qual parte da coluna fica Paraplegico?
Quando a lesão ocorre abaixo da sexta vértebra cervical, a pessoa para de mexer as pernas. Isso se chama paraplegia. Quando a lesão se instala acima de C6 provoca tetraplegia, que pode ser completa ou incompleta.
Por que uma pessoa com lesão na medula espinhal pode ficar tetraplégica?
Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.
Quais os tipos de tetraplegia?
Como a Tetraplegia é Classificada? as lesões na medula espinhal podem ser classificadas em dois tipos: Tetraplegia completa ou tetraplegia completa. Tetraplegia parcial ou incompleta ou tetraplegia.
Quais são os principais sinais ou sintomas e cuidados na estabilização cervical?
O principal sintoma é a dor, cuja intensidade sempre varia dependendo do quadro clínico do paciente. Outros sintomas podem incluir: sensação de irradiação da dor para outros membros, como o braço ou a mão; formigamentos; alteração da sensibilidade; cãibras; redução de força ou até mesmo travamento, etc.
O que deve ter em um Pré-projeto?
Porque Deus mandou Abraão para Canaã?