O que é uma lacerações?

Perguntado por: Mónica Núria Alves de Rocha  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (45 avaliações)

Significado de Laceração
substantivo feminino Dilaceração; ferimento que rasga, despedaça ou dilacera.

O que é lacerações?

Lacerações são rupturas nos tecidos moles do corpo.

O que é uma laceração no parto?

A passagem do bebê pela vagina, em sua saída, pode deixar algum corte no caminho, pois o tecido se esticou muito a ponto de se separar, de rasgar-se. Essa laceração no parto pode ocorrer em qualquer parto, com qualquer mulher, mas não é em todo parto que isso acontece!

O que é laceração do colo uterino?

A laceração acontece durante a descida do bebê pelo canal do parto, antes do nascimento. Quando a dilatação do colo uterino acontece, a cabeça e corpo do bebê vão descendo pela vagina, e é nesse momento que o ferimento pode surgir.

O que é laceração no homem?

Quando ocorre um trauma no pênis ereto e a força aplicada na túnica albugínea é muito grande, ocorre a laceração desta estrutura e o indivíduo perde imediatamente a ereção. Ocorre a saída de sangue dos corpos cavernosos e se forma um hematoma muito grande no pênis.

PARTO NORMAL COM LACERAÇÃO | O QUE É LACERAÇÃO E EPISIOTOMIA?

35 questões relacionadas encontradas

Como saber se tive laceração?

Quais são os sintomas mais comuns durante a recuperação da laceração?
  1. Dor e desconforto local;
  2. Vermelhidão, irritação e inchaço na região perineal;
  3. Dor durante as relações sexuais;
  4. Incontinência urinária;
  5. Incontinência anal (perda de gazes ou até fezes sem querer).

Quanto tempo demora para cicatrizar uma laceração?

O processo pode demorar até 60 dias para acabar, mas geralmente passa em 40 dias. Mas atenção: o sangue não deve sair da laceração em si. Se isso ocorrer, é preciso buscar atendimento médico.

O que fazer para evitar laceração no parto?

A massagem no períneo no período pré-natal tem-se mostrado eficaz na prevenção da necessidade da episiotomia e na diminuição das lacerações que a mulher pode ter durante o parto. Essa técnica é usada para ajudar no alongamento/flexibilidade e preparar a pele do períneo (parte de pele, músculos etc.

O que causa laceração perineal?

As lacerações perineais obstétricas resultam em transtorno no cotidiano da mulher, seus fatores de risco incluem: uso de fórceps, trabalho de parto prolongado, nuliparidade, macrossomia fetal e episiotomia. Objetivo: avaliar a prevalência e incidência de lacerações perineais de causa obstétrica em partos vaginais.

É possível ter parto normal sem laceração?

Ela pode acometer tanto as camadas superficiais, como a pele, quanto as camadas mais profundas, como músculos. Durante o parto normal a laceração pode sim acontecer, entretanto existem técnicas que podem ser feitas para diminuir as chances de sua ocorrência.

Qual a diferença entre episiotomia e laceração?

O principal problema de ocorrer a laceração é quando ela rompe também o ânus. Para facilitar o parto e evitar essa laceração existe a episiotomia, que é o corte realizado na abertura do canal vaginal para aumentar o espaço disponível para o bebê passar.

Como fica a vagina depois do Pós-parto?

Após o parto normal é comum que mulher sinta que a vagina está mais larga que o normal, além de sentir um peso na região íntima, no entanto a musculatura do assoalho pélvico volta ao normal após o parto, de forma que a vagina permanece com o mesmo tamanho de antes e durante a gestação.

O que é laceração de tecido?

A laceração é uma lesão caracterizada por corte no tecido. A severidade dessas lesões pode estar associada à gravidade dos traumatismos, e a identificação do tipo e da severidade das lesões ajuda a definir o tratamento proposto6.

O que é laceração do fígado?

Uma laceração no fígado, que significa uma rotura de uma parte do fígado ou mesmo uma "explosão" da estrutura deste órgão, implica em um sangramento ou hemorragia de grande vulto.

O que é laceração de órgãos?

A laceração ou ruptura de uma víscera oca permite que o conteúdo gástrico, intestinal ou vesical entre na cavidade peritoneal causando peritonite.

O que causa a laceração?

A laceração de trajeto pode ocorrer em relações sexuais mais intensas e/ou com uso de apetrechos como vibradores, causando um corte (laceração) na parede da vagina, é mais frequente em mulheres pós menopausa que apresentam elasticidade vaginal diminuída, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida.

Quais os riscos da cirurgia de períneo?

Quais os riscos

A cirurgia de períneo, assim como a o pós-operatório, decorrem geralmente sem problemas, no entanto, como em qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns riscos como desenvolvimento de infecções e sangramento.

Como saber se os pontos da laceração abriu?

Olá. Normalmente os pontos externos da episiorrafia caem naturalmente em 07 a 10 dias após o parto, quando já ocorre uma cicatrização. Para avaliar se sua episiorrafia vai "fechar", apenas fazendo um exame físico em consulta médica.

Qual a manobra de proteção do períneo?

Manobra de Ritgen utilizada atualmente é na verdade a Manobra modificada de Ritgen. Ela consiste na proteção do períneo, através de preensão do mesmo por parte do médico ou enfermeiro obstetra utilizando uma de suas mãos com a ajuda de uma compressa. A outra mão deve ser utilizada para sustentar o occipito do bebê.

Qual a melhor posição para o parto normal?

A mãe deita-se de lado, com as pernas flexionadas e uma delas levantada. Quando a contração ocorre, a perna abaixa. Nessa posição, aliás, as contrações são mais intensas e menos frequentes, o que torna a experiência mais confortável e o parto mais rápido.

Quais os graus de laceração?

Laceração perineal: o que é, como prevenir e tratar
  • Grau 1: acomete somente pele e mucosa. É um corte superficial, como uma escoriação. ...
  • Grau 2: acomete subcutâneo e músculo. ...
  • Grau 3: envolve os músculos e o esfíncter anal. ...
  • Grau 4: envolve além do esfíncter anal, a mucosa do reto.

Como saber se os pontos do parto normal estão cicatrizando?

A cicatrização completa da episiotomia geralmente acontece em 1 mês após o parto, mas os pontos, que normalmente são absorvidos pelo organismo ou caem naturalmente, podem sair mais cedo, principalmente se a mulher tiver alguns cuidados que ajudam a acelerar a cicatrização.

Como saber se os pontos estão cicatrizando bem?

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Como saber se os pontos do parto normal estão inflamados?

É muito importante a mulher estar atenta aos sinais de infecção da episiotomia, como vermelhidão, inchaço, liberação de pus ou de líquido pela ferida e, nestes casos, consultar o obstetra que fez o parto ou ir imediatamente ao pronto-socorro.

O que é uma lesão abrasiva?

Uma abrasão superficial é um ferimento superficial da pele, causado geralmente por um arranhão, uma “ralada″, uma queimadura ou pela escovação intensa. Abrasões geralmente são pequenas lesões que você pode tratar em casa.

Artigo anterior
Tem plano odontológico que cobre implante?
Artigo seguinte
Quais as principais necessidades que determinaram o imperialismo?