O que é uma isoquanta?

Perguntado por: Eduardo César Torres Fonseca Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

Em economia, uma isoquanta é uma curva que representa várias combinações de fatores de produção que resultem na mesma quantidade de produção. É a curva que representa para a mesma quantidade produzida as diferentes condições de capital e trabalho

O que é isoquanta microeconomia?

A isoquanta é uma curva que representa as combinações de fatores de produção que resultam na mesma quantidade de produto. O ponto ótimo de uma isoquanta é dado pela intersecção com outra isoquanta que descreve combinações de outros fatores de produção.

Como fazer uma isoquanta?

O ponto óptimo para cada isoquanta é dado pela intersecção entre os custos totais como a própria isoquanta. Nesse ponto é possível produzir determinada quantidade (valor da isoquanta) com o menor valor de cada fator produtivo.

O que é isoquanta e Isocusto?

ISOQUANTA: é a curva que representa todas as possíveis combinações de insumos que resultam no mesmo volume de produção. ISOCUSTO: é a curva que inclui todas as possíveis combinações de trabalho e capital que podem ser adquiridas por determinado custo total.

O que é isoquanta ou Isoproduto?

iii. Isoquanta (isoproduto) e o mapa de isoquantas: estas curvas se assemelham às curvas de indiferença da teoria do consumidor. A isoquanta é a curva que descreve a combinação de fatores que geram o mesmo nível de produto. O mapa de isoquantas é um conjunto de isoquantas, cada uma descrevendo um nível de produção.

Microeconomia 110 Teoria do Produtor Isoquanta

16 questões relacionadas encontradas

O que é um insumo fixo?

Curto prazo — no contexto da análise microeconômica, o curto prazo é associado ao período de tempo no qual as quantidades de um mais insumos não podem ser alteradas. Estes insumos são chamados insumos fixos.

O que é teoria dos rendimentos?

A Lei dos Rendimentos Decrescentes é uma teoria que estuda o acréscimo de insumo de acordo com o aumento de produção, sendo também conhecida como lei da produtividade marginal decrescente ou por lei das proporções variáveis.

Quando a linha de Isocusto e tangente a isoquanta sabemos que?

Quando a linha de isocusto é tangente à isoquanta, sabemos que: a empresa está produzindo a um custo mínimo. a empresa não está produzindo a um custo mínimo. os dois produtos estão sendo produzidos ao menor custo de insumos para a empresa.

Por que as linhas de Isocusto são retas?

Por que as linhas de isocusto são retas? A linha de isocusto representa todas as possíveis combinações de trabalho e capital que podem ser adquiridas a um custo total constante. ... Se os preços dos insumos são fixos, a razão desses preços é fixa e a linha de isocusto é reta.

O que é o produto marginal do trabalho?

O produto total de uma empresa representa a soma total do que ela produz, enquanto o produto marginal representa a produção adicional decorrente do aumento de um único insumo.

Como ocorre a lei dos rendimentos decrescentes?

A regra na teoria microeconômica que apresenta essa propriedade culinária é a lei dos rendimentos decrescentes. Lei que diz que tudo o mais constante, a expansão gerada por uma unidade a mais de insumo, é, cada vez menor, quão maior for a quantidade já usada desse insumo.

Por que a isoquanta apresenta inclina C ao descendente?

C. As isoquantas possuem sempre inclinação descendente porque o produto marginal de todos os insumos é negativo. D. A isoquanta apresenta todas as combinações dos dois insumos que podem produzir o mesmo nível de produção.

Como achar a função de produção?

Para a produção, a função é Y = ALαKβ Onde: · Y = produto · L = quantidade de trabalho · K = quantidade de capital · A, α e β são constantes determinadas pela tecnologia.

O que é uma função de produção microeconomia?

FUNÇÃO DE PRODUÇÃO

A função produção relaciona as quantidades de fatores utilizadas na produção com a quantidade (máxima) de produto que pode ser obtida. Q – quantidade produzida; K – stock de capital utilizado na produção; L – quantidade de trabalho utilizada na produção.

O que são rendimentos crescentes de escala?

Uma firma tem rendimentos de escala crescentes, se a intensidade do aumento da produção for maior que a proporção de aumento dos insumos. Por exemplo, uma firma que duplica a quantidade de trabalho e de capital, e consegue triplicar sua produção.

Como se define a linha de Isocusto?

Uma linha de isocusto é formada pelo conjunto de combinações de factores produtivos que têm o mesmo custo total, dados os preços dos factores. As linhas de isocusto são rectas cuja inclinação é dada pelo rácio entre os preços dos factores.

O que significa o caminho de expansão de uma firma?

O caminho de expansão apresenta as combinações de trabalho e capital pelas quais a empresa optará para minimizar seus custos em cada um dos níveis de produção. O caminho de expansão da empresa contém as mesmas informações da curva de custo total no longo prazo, C(q).

Quando o artigo menciona a venda de carros com prejuízos está se referindo ao lucro contábil ou econômico explique brevemente como eles se distinguem neste caso?

Quando o artigo menciona a venda de carros com prejuízos, está se referindo ao lucro contábil. O artigo afirma que o preço obtido na venda dos automóveis para as locadoras era menor do que o custo contábil. O lucro econômico seria a diferença entre o preço e o custo de oportunidade dos automóveis.

O que se pode entender por rendimentos crescentes e decrescentes de escala?

Se a produção aumentar em menos que a mudança proporcional em todos os insumos, haverá retornos decrescentes de escala. Se a produção aumentar em mais do que a mudança proporcional em todos os insumos, haverá retornos crescentes de escala.

O que ocorre com o produto marginal do trabalho à medida que percorremos a isoquanta substituindo capital por trabalho?

(1) À medida que percorremos uma dada isoquanta, substituindo capital por trabalho no processo produtivo, o produto marginal do trabalho aumenta e o produto marginal do capital diminui.

Quando uma função de produção e homogênea do primeiro grau?

Ao multiplicarmos K e L por um mesmo número, sempre a produção será multiplicada por esse número. Independentemente dos valores de a e b, SEMPRE que os insumos forem substitutos perfeitos e estiverem elevados ao grau 1, a função será homogênea de grau 1.

Qual o conceito da teoria dos custos?

A teoria geral dos custos consagrou-se como sendo um conjunto de conhecimentos que apresentam uma sistematização e credibilidade, os quais se propõem a explicar, elucidar ou interpretar os fenômenos das impulsões patrimoniais que formam o custo de produtos, bens ou serviços.

Qual o objetivo da teoria da produção?

A Teoria da Produção abrange os conceitos de produção e produtividade. Em conjunto com as teorias dos custos e dos rendimentos, ela permite a uma firma determinar qual a quantidade ideal a ser produzida.

O que é a teoria do consumidor?

A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os tradeoffs e as mudanças em seu ambiente.

O que determina se um insumo é fixo ou variável?

O fato de um insumo ser fixo ou variável depende do horizonte temporal de interesse: todos os insumos são fixos no curtíssimo prazo e variáveis no longo prazo. ... Alguns insumos são fixos no curto prazo, independente da vontade da empresa, simplesmente porque mudar o nível das variáveis requer tempo.

Artigo anterior
O que significa 2tb de memória?
Artigo seguinte
Quais são os programas da atenção básica?