O que é uma intervenção federal no Brasil?

Perguntado por: Verónica Monteiro Torres  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

A intervenção federal é uma supressão temporária da autonomia territorial que diz respeito à atuação da União sobre Estados, Distrito Federal ou Municípios localizados em territórios federais.

O que é intervenção na Constituição Federal?

Intervenção é o procedimento pelo qual a União intervém nos Estados ou no Distrito Federal, e os Estados nos Municípios, com o fim de garantir a observância dos princípios federativos. ... A intervenção depende de decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho da República.

Quais são os tipos de intervenção federal?

A constituição prevê duas modalidades de intervenção: (a) A intervenção da União nos Estados e Distrito Federal (art. 34); (b) A intervenção dos Estados nos seus Municípios e da União nos Municípios localizados nos territórios federais (art.

Quais as características da intervenção federal?

forma republicana, sistema representativo e regime democrático; direitos da pessoa humana; autonomia municipal; prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

Quais são os princípios que regem a intervenção federal?

Entenda a Intervenção Federal
  • Coibir grave comprometimento da ordem pública. ...
  • Manter a integridade nacional. ...
  • Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra. ...
  • Garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas Unidades da Federação. ...
  • Reorganizar as finanças da Unidade da Federação.

Intervenção Federal - Passo a Passo

26 questões relacionadas encontradas

São características da Federação ou do federalismo no Brasil?



O que mais caracteriza um Estado Federal é a união de coletividades públicas que possuem autonomia político-constitucional, ou seja, autonomia federativa para os entes que compõem a federação. E sua principal característica é a divisão de poder entre as unidades autônomas.

Quais são as 4 fases da intervenção federal?

Conforme a didática simples do mesmo autor, o procedimento de intervenção pode ser explicado em quatro fases:
  • Iniciativa;
  • Fase Judicial (somente presente em duas das hipóteses de intervenção – CF, art. 34, VI e VII);
  • Decreto Interventivo;
  • Controle Político (não ocorrerá em duas das hipóteses de intervenção – CF, art.

Quando ocorre a intervenção federal provocada?

Ao contrário da intervenção federal espontânea, a intervenção federal provocada é aquela que só pode ser decretada pelo Presidente depois da “provocação” de outro órgão ou Poder Púbico. Na solicitação, o presidente pode decidir se é necessário ou não decretar a intervenção. ...

Quais são as hipóteses de intervenção federal nos Estados e no Distrito Federal?

a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

Qual é a diferença entre intervenção militar é intervenção federal?

E o motivo para isso é muito claro: embora ambas representem situações de anormalidade, a Intervenção Federal é um instrumento válido, previsto expressamente pela Constituição Federal, enquanto não existe qualquer menção à expressão “Intervenção Militar”.

Como funciona o artigo 142 da Constituição Federal?

As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por ...

Pode haver intervenção federal no Distrito Federal?

A INTERVENÇÃO FEDERAL.

Em regra, a União somente poderá intervir nos Estados e no Distrito Federal, não podendo assim intervir nos municípios.

Quais as hipóteses de invenção Federal da União nos Estados?

São eles: (a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; (b) direitos da pessoa humana; (c) autonomia municipal; (d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta; e (e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de ...

São hipóteses que autorizam a intervenção federal?

4.1.1 Primeira hipótese de Intervenção Federal: manter a integridade nacional (inciso I). A intervenção federal é instrumento para garantir a Federação. É característica da Federação a sua indissolubilidade, não sendo conferido aos Estados Federados o direito de secessão, isto é, o direito de retirada.

Quem pode pedir a intervenção federal?

O presidente da República é responsável por decretar uma intervenção federal. Ela pode ser realizada por iniciativa própria ou por meio de solicitação do Poder Legislativo, do Supremo Tribunal Federal, do Supremo Tribunal da Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral ou pela Procuradoria-Geral da República.

Quem pode solicitar a intervenção federal?

Compete ao Presidente da República decretar e executar a intervenção nas hipóteses do artigo 34 da CF , entre as quais está a manutenção da integridade nacional. ... Compete privativamente ao Presidente da República: X - decretar e executar a intervenção federal; Art.

O que diz o artigo 34 da Constituição Federal?

– suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior (art. 34, V, “a”, CF); – deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas na Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei (art. 34, V, “b”, CF).

Quando ocorre a fase judicial interventiva?

A ação direta interventiva é proposta pelo Procurador-Geral da República, no Supremo Tribunal Federal, quando lei ou ato normativo de natureza estadual (ou distrital de natureza estadual), ou omissão, ou ato governamental contrariem os princípios constitucionais previstos no artigo 34 inciso VII da Constituição Federal ...

O que significa o estado de sítio?

Estado de sítio é um estado de exceção, instaurado como uma medida provisória de proteção do Estado, quando este está sob uma determinada ameaça, como uma guerra ou uma calamidade pública.

Quais são as principais características da federação brasileira?

A Federação é caracterizada pela descentralização política e administrativa; existência de uma constituição rígida ou flexível como base jurídica; inexistência do direito de recessão; autonomia do Estado Federado; existência de um procedimento de intervenção; organização dos Estados-membros pelo poder central.

Quais as características da federação brasileira?

Todos os entes da federação brasileira possuem autonomia política (capacidade para inovar a ordem jurídica em determinada matéria) e autonomia administrativa (capacidade para executar o estabelecido por um núcleo central). b) Participação das vontades parciais na vontade geral.

Quais as características da República Federativa do Brasil?

1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; o pluralismo político.”

Quando o governo federal pode intervir no Estado?

Ocorre quando é necessário garantir o livre exercício dos Poderes Legislativo e Executivo nos Estados. Desse modo, o poder coagido pode solicitar a intervenção ao Presidente da República, que tem a opção de aceitar ou não a solicitação da intervenção federal.

Quais os propósitos que justificam a criação dos Estados Segundo a Constituição Federal 7?

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

O que diz o artigo 35 da Constituição Federal?

Artigo 35 da Constituição Federal de 1988

IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

Artigo anterior
O que pode ser quando a pele fica sensível?
Artigo seguinte
O que as mitocôndrias produzem?