O que é uma infecção viral?

Perguntado por: Gustavo Lisandro Mota  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (12 avaliações)

Infecção viral é um termo utilizado para caracterizar doenças provocadas por vírus patogênicos. No geral, ela ocorre principalmente por meio do contato com secreções ou pela água, alimentos e objetos contaminados. As principais infecções transmitidas por vírus são gripe, herpes, catapora, sarampo e hepatite.

Quanto tempo dura uma infecção viral?

Considerando os eventos de virose em pessoas adultas e saudáveis, essas infecções virais tendem a melhorar em cerca de três ou quatro dias, principalmente se houver cuidados importantes, como o repouso, a hidratação e a alimentação.

Qual o tratamento para uma infecção viral?

“As infecções virais são usualmente tratadas com medicamentos sintomáticos no geral”, explica a pediatra. Já o tratamento de uma infecção bacteriana atua diretamente na eliminação desses organismos por meio do uso de antibióticos, que devem ser usados somente com autorização médica.

Quais são as etapas de uma infecção viral?

A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).

O que fazer em caso de infecção viral?

Para o tratamento das viroses, na maioria dos casos, o médico indica medicamentos que visam controlar os sintomas, como febre, dores, enjoos e vômitos. Isso se deve ao fato de que a maioria das doenças causadas por vírus não possui um medicamento específico para seu tratamento.

Infecção viral e bacteriana | Dr. Salim CRM 43.163

19 questões relacionadas encontradas

Quais são os sintomas comuns de uma infecção viral?

Sintomas de infecções virais

Cada infecção viral apresenta um conjunto de sintomas, que dependem diretamente do órgão onde o vírus fica alojado. De modo geral, os sintomas incluem febre, tosse, coriza, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar e perda de apetite.

Como curar um quadro viral?

Para curar a virose rápido é importante ficar em casa e repousar, ingerir pelo menos 2 L de água e fazer uma alimentação leve, optando por cozidos e grelhados. Em casos de virose forte, pode ser necessário usar remédios para diminuir os sintomas, como febre, vômitos e diarreia.

Como saber se a febre é viral ou bacteriana?

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Qual o exame de sangue que detecta infecção viral?

Qual exame de sangue detecta infecção? Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

O que altera no hemograma quando tem infecção viral?

Quando as infecções virais estão associadas à febre, tremores e calafrios é possível observar no hemograma a presença de leucocitose, com valores aumentados de linfócitos (relativo e absoluto).

Qual antibiótico para vírus?

Atualizado em 03/05/2022: Não, os antibióticos não funcionam contra vírus. Os antibióticos são remédios que tratam apenas infecções causadas por bactérias. A Covid-19 é uma doença causada por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam contra ela.

Como saber se a infecção é viral ou bacteriana no hemograma?

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

Como saber se a doença é causada por vírus ou bactéria?

Basicamente, a diferença entre doenças virais e bacterianas está no modo como elas se desenvolvem no hospedeiro. Uma vez que todos os tipos de vírus necessitam das células para se reproduzir, a progressão do problema se dá na proporção em que células são afetadas. As bactérias, por outro lado, não necessitam disso.

Como é a febre de infecção viral?

É o aumento da temperatura acima de 37°C, quando medida na axila (o que é mais comum entre nós) ou acima de 37,5°C, se avaliada oralmente, ou, ainda, acima de 38°C, quando medida no reto. O organismo infectado reage com febre para ajudar o sistema imunológico a combater a infecção.

Quantos dias de febre no quadro viral?

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar, por isso é tão importante estar com a vacinação em dia, pois é a única maneira de prevenir essa infecção.

Como saber se a dor de garganta e bacteriana ou viral?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como diagnosticar uma infecção viral?

São dois os testes utilizados hoje. O primeiro é o exame laboratorial para detectar a infecção através da presença de sintomas, o RT-PCR e o segundo é a sorologia, que detecta a presença de anticorpos que atuam contra a Covid-19 no sangue dos pacientes.

Quais são os sintomas de infecção?

Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.

Quando o resultado do hemograma é preocupante?

Quando o resultado está abaixo do valor de referência, há um quadro de anemia. Da mesma maneira, o resultado elevado indica policitemia, ou seja, excesso de hemácias. Esses casos também são preocupantes, já que deixam o sangue espesso e favorecem a formação de coágulos.

Porque esperar 3 dias de febre?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Quando a febre indica infecção?

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Porque esperar até 72 horas de febre?

Via de regra, até 72 horas de febre é considerado normal se não houver sintomas de alarme e a criança estiver bem”, explica a pediatra. Quando se trata de bebês muito pequenos, no entanto, é importante aumentar a prudência, já que eles são considerados um grupo de risco1.

Pode dar Dipirona para virose?

Dipirona

A dipirona é outro remédio com ação analgésica e antitérmica que pode ser indicado para baixar febre, aliviar o mal estar e a dor no corpo provocadas por viroses, como gripes e resfriados, por exemplo.

Como tratar infecção viral em criança?

Geralmente, o tratamento busca aliviar sintomas, com uso de soro fisiológico para a limpeza nasal, medicamentos para baixar a febre, anti-inflamatórios, ingestão frequente de líquidos e, se indicado pelo médico, antibióticos, para os casos de infeções virais associadas a bacterianas.

Quais vírus atacam a garganta?

A amigdalite viral é causada por diferentes tipos de vírus, similar ao que ocorre com o resfriado comum, que tem mais de 200 patógenos conhecidos entre os que causam essa infecção. Os principais culpados por infectar as amígdalas são o rinovírus, adenovírus, parainfluenza e influenza.

Artigo anterior
O que acontece se entrar na piscina menstruada?
Artigo seguinte
Até quando a gasolina vai subir?