O que é uma heparina de baixo peso molecular?

Perguntado por: Samuel Wilson Rocha  |  Última atualização: 24. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)

Heparina de baixo peso molecular é uma classe de medicamentos usada como anticoagulante em doenças que apresentam trombose, assim como profilaxia em situações que levam a um alto risco de trombose. Um exemplo da classe é o medicamento Enoxaparina.

Qual a diferença entre heparina não fracionada e heparina de baixo peso molecular?

Ao contrário da heparina não fraccionada, que tem uma actividade equivalente contra o factor Xa e a trombina, as heparinas de baixo peso têm maior actividade contra o factor Xa Assim, espera-se que estas últimas apresentem actividade anti-trombótica pelo menos igual à da heparina convencional com menor risco de ...

Quais são os tipos de heparina?

Existem dois tipos de heparina disponíveis no mercado brasileiro: a heparina não fracionada e as heparinas de baixo peso molecular (dal- teparina, enoxaparina e nadroparina).

O que significa HBPM?

Heparinas de baixo peso molecular (HBPM) são frag- mentos de HNF obtidos por despolimerização química ou enzimática com peso molecular variando de 1.000 a 10.000 dáltons, média de cerca de 5.000 dáltons(8).

O que quer dizer heparina não fracionada?

INTRODUÇÃO: A heparina não-fracionada (HNF) é terapia anticoagulante clássica na intervenção percutânea, prevenindo complicações trombóticas agudas. Estudos sugerem que as heparinas de baixo peso molecular podem ser uma alternativa segura e eficaz.

Heparinas - Quando e Como Prescrever De Maneira Correta

15 questões relacionadas encontradas

Quando usar heparina não fracionada e de baixo peso molecular?

A heparina não fracionada é amplamente utilizada como anticoagulantes em estados pró-trombóticos, tanto para a prevenção quanto para o tratamento, como nos casos de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, bem como fibrilação atrial e, infarto agudo do miocárdio.

Qual a diferença entre as heparinas?

O especialista explica que existem dois tipos de heaprina: a heparina não fracionada (HNF) e a heparina de baixo peso molecular (HBPM). Com indicações similares, a diferença entre elas é que a HBPM tem esquema de administração simplificada, resposta às doses mais confiável, além de menores efeitos colaterais.

Qual a diferença da heparina para a enoxaparina?

A enoxaparina é de baixo peso molecular. E heparina é não fracionada. As duas formulas tem indicaçoes de uso semelhantes, mas seu médico saberá qual a mais adequada p cada caso.

Qual a diferença entre heparina e Clexane?

O clexane (enoxaparina) é apenas uma das heparinas de baixo peso molecular; existem outras, com efeito similar (dalteparina, tinzaparina etc). Ambas as formas podem ser usadas para a prevenção u tratamento de trombose.

Qual é o anticoagulante mais usado?

Os anticoagulantes mais comumente indicados pelo médico são a heparina, varfarina e rivaroxabana, que devem ser usados com cuidado e sempre com acompanhamento médico, já que o seu uso incorreto, pode levar à ocorrência de hemorragias graves.

Onde age a heparina não fracionada?

Heparina Não-fracionada (HNF): Mecanismo de Ação: Inibe indiretamente a trombina por atuar como co-fator da antitrombina (AT), aumentando sua atividade e, consequentemente, seu efeito anticoagulante sob a trombina, o fator Xa, e, em menor grau, os fatores XII, XI e IXa.

Qual a medicação que substitui a heparina?

A lepirudina é uma hirudina recombinante dissulfatada, estando indicada no tratamento da plaquetopenia induzida por heparina, promovendo uma rápida e sustentada recuperação da contagem de plaquetas, indicando uma ausência de reação cruzada, com risco de sangramento semelhante ao da heparina.

Qual melhor heparina?

A heparina não fracionada (HNF) tem sido considerada padrão para o tratamento do tromboembolismo venoso.

Quando usar HNF e HBPM?

A HBPM é preferencial à HNF. Em pacientes com insuficiência renal grave (clearence de creatinina <30 ml/Kg/h), deve ser usada HNF ao invés da HBPM.

Como usar heparina de baixo peso molecular?

Em geral, administrar heparinas de baixo peso molecular por injeção intravenosa na região abdominal com o paciente em decúbito dorsal. Em pacientes com câncer, administra-se dalteparina a 200 unidades/kg, uma vez ao dia, durante os primeiros 30 dias de tratamento.

Como reverter heparina de baixo peso molecular?

A reversão do efeito das HBPMs pode ser feita pela protamina, sendo que todo o efeito anti-IIa (antitrombina) é neutralizado, mas apenas 60% do efeito antiXa. Isso se deve à cadeia mais curta da HBPM. A dose de protamina depende do tempo decorrido da última aplicação da HBPM.

Quando não usar Clexane?

Clexane não deve ser utilizado nos seguintes casos:

Hemorragias ativas de grande porte e condições com alto risco de desenvolvimento de hemorragia incontrolável, incluindo acidente vascular cerebral hemorrágico (derrame cerebral) recente.

Qual a diferença do Xarelto para o Clexane?

Olá, o Xarelto e o Clexane são medicamentos com efeitos similares para anticoagulação, nas devidas doses e números de tomadas/aplicações. Sendo assim você pode substituir um pelo outro.

Qual é o nome genérico de heparina?

LIQUEMINE (Heparina) | BulasMed. Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico .

Pode substituir enoxaparina por heparina?

A Heparina mais antiga era a heparina não fracionada. Mas tanto a Heparina antiga quanto a Enoxaparina (Clexane) têm o mesmo princípio de ação e uma substitui a outra sim. A forma de administração das 2 é que varia, mas o efeito na dose equivalente é o mesmo.

Onde não aplicar enoxaparina?

Não aplique a enoxaparina no músculo (intramuscular), pois pode causar hematoma doloroso.

Por que usar enoxaparina?

Ele auxilia para que não sejam formados trombos (coágulos) dentro dos vasos sanguíneos, evitando assim o bloqueio do fluxo do sangue. Em geral, é feito o uso de 10 ampolas, de 40mg, em até 24 horas após a cirurgia bariátrica. As aplicações podem ser feitas em casa.

O que uma pessoa que toma anticoagulante não pode fazer?

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

Qual o antagonista do heparina?

INTRODUÇÃO: A protamina é o antídoto universalmente usado para neutralizar a heparina no final da circulação extracorpórea; porém não existe até o momento consenso sobre uma dose ideal necessária.

Quanto tempo dura o efeito da heparina?

Farmacocinética. A heparina não é absorvida por vias enterais. Após administração intravenosa o efeito ocorre imediatamente. Utilizando-se o tempo de ativação da coagulação como indicador de atividade da heparina, tem-se que 25,7% da atividade anticoagulante é perdida entre 2 e 20 minutos após dose em bolus.

Artigo anterior
Qual o mês que faz mais frio em Santa Catarina?
Artigo seguinte
Como saber se a retífica foi bem feita?