O que é uma hemotransfusão?

Perguntado por: Juliana Santos de Ferreira  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

Inicialmente precisamos entender o que é a hemotransfusão. É a transferência de sangue ou de um hemocomponente (componente do sangue) de um indivíduo (doador) a outro (receptor).

Quando fazer Hemotransfusao?

A publicação recomenda dois limites de hemoglobina que indicam transfusão: 7 g/dL em adultos hemodinamicamente estáveis, mesmo em terapia intensiva; e 8 g/dL para pacientes com doença cardiovascular ou em pré-operatório de cirurgia cardíaca ou ortopédica, sendo o alvo limite de hemoglobina de 10 g/dL.

Quais os cuidados de enfermagem durante a hemotransfusão?

Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.

Como fazer uma hemotransfusão?

Como é feita a transfusão de sangue? O sangue (ou seus componentes) é sempre infundido através de uma veia. O acesso a esta veia pode ser feito pela introdução de uma agulha ou cateter, realizado por um funcionário habilitado. Geralmente utiliza-se uma veia do braço ou da mão.

Qual o objetivo da Hemotransfusao?

A transfusão de hemocomponentes tem como objetivo restaurar ou manter a capacidade de transporte de oxigênio, o volume sanguíneo e a homeostasia.

Hemotransfusão e os Cuidados de Enfermagem

36 questões relacionadas encontradas

Que tipo de anemia precisa tomar sangue?

Transfusão de hemácias deve ser considerada em pacientes com anemia grave e/ou sintomática. Pacientes com hemorragia no peri ou pós-operatório também podem necessitar de transfusão.

Como administrar concentrado de hemácias?

A transfusão sanguínea de CH - Concentrado de Hemácias - deve ser realizada durante, no máximo, 4 horas, devendo a bolsa ser retirada e descartada caso atinja o tempo limite, para CP - Concentrado de plaquetas - e PFC - Plasma - deve-se correr aberto em no máximo 1 hora e para CRIO - crioprecipitado - deve-se correr em ...

Quais os procedimentos necessários antes da hemotransfusão?

No entanto, antes de ser realizada a transfusão, é preciso garantir que o sangue da pessoa que vai receber o sangue e o sangue a ser transfundido são compatíveis, pois dessa forma é possível prevenir o desenvolvimento de reações.

O que deve ser feito antes de realizar a hemotransfusão?

Perguntar ao paciente ou a algum parente que confirme seu nome; Conferir dados do rotulo e da bolsa; Deve ser checada coloração, aspecto, e data de validade do hemocomponente; Verificar compatibilidade ABO (realizar tipagem beira-leito).

Quais dados dessa transfusão devem ser registrados no prontuário da paciente?

Deverá ser informado o nome do receptor, data de nascimento, prontuário, tipagem ABO e Rh, componente transfundido, quantidade, volume, número da bolsa, convênio do paciente, leito, a data da transfusão e número de ordem.

Quais os cuidados de enfermagem antes administração de Hemocomponente?

A equipe de enfermagem precisa estar atenta a qualquer sinal de rejeição/reação durante a administração do hemocomponente ou hemoderivado, então deve ser registrado ao prontuário a hora de início e término da transfusão, origem e identificação das bolsas dos hemocomponentes, identificação do profissional responsável e ...

Quais os cuidados na administração de hemocomponentes?

- Checar o nome, o leito do paciente e a identificação do hemocomponente; - Orientar o paciente e/ou acompanhante quanto ao procedimento; - Supervisionar sinais vitais pré-infusão; - Supervisionar a instalação do hemocomponente realizado pelo colaborador do banco de sangue.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quem tem anemia precisa de transfusão de sangue?

A transfusão sanguínea é fundamental para o tratamento da anemia aguda consequente a sangramentos importantes.

Quando é necessário uma transfusão de plaquetas?

A transfusão terapêutica de plaquetas está indicada no paciente que apresente disfunção plaquetária e hemorragia com risco de vida, independentemente da contagem de plaquetas.

Quem tem leucemia precisa de transfusão de sangue?

O transplante de medula óssea pode ser indicado no tratamento de doenças hematológicas como leucemia, linfoma e anemia aplásica. No entanto, o paciente nessas condições também precisa regularmente de transfusões de sangue.

Quais as análises mais importantes para se fazer em uma transfusão de sangue ou de plasma?

As indicações básicas para transfusões são restaurar ou manter: a capacidade de transporte de oxigênio, • o volume sanguíneo e • a hemostasia. Devemos ressaltar que as condições clínicas do paciente, e não somente resultados laboratoriais, são fatores importantes na determinação das necessidades transfusionais.

Quais os cuidados que devemos ter antes durante e depois de administrar hemoderivados?

Verifique os sinais vitais do paciente antes da transfusão, 15 minutos depois e após a conclusão da transfusão (de acordo com as normas da sua instituição); Caso o paciente apresente sibilos, dispneia, rubor ou dor torácica, interrompa a transfusão, troque o tubo e inicie a infusão lenta de soro fisiológico.

O que fazer em caso de reação transfusional?

Sobre os cuidados que devem ser tomados diante das reações transfusionais imediatas, a resposta mais citada foi interromper a transfusão (93,10%), seguida de comunicar o médico (86,21%) e comunicar o banco de sangue (48,28%).

Quais são os cuidados de enfermagem necessários ao realizar uma hemotransfusão com concentrado de hemácias?

O enfermeiro precisa estar equipado com máscara de proteção N95 ou superior, luvas, óculos e avental impermeável. O primeiro passo é fazer a confirmação ativa e passiva dos dados e da tipagem do receptor, dos hemocomponentes ou hemoderivados da bolsa e da indicação de transfusão, além de checar os sinais vitais.

Como os hemocomponentes podem ser utilizados para salvar vidas?

Estes hemocomponentes são utilizados para transfusão sanguínea, sendo que cada bolsa proveniente de uma doação pode beneficiar até 4 pacientes. Os grupos sanguíneos mais conhecidos são do tipo A,B,O ou AB e do sistema Rh(D).

Como é feita a infusão dos hemoderivados?

Não deve ser adicionado nenhum fluido ou droga ao produto hemoterápico a ser transfundido – os concentrados de hemácias podem ser transfundidos em acesso venoso compartilhado apenas com soro fisiológico; Todo produto hemoterápico deve ser transfundido com equipo com filtro capaz de reter coágulos e agregados.

Como administrar crioprecipitado?

Cada unidade de plasma fresco congelado normalmente produz 10 a 20 mL de crioprecipitado. Deve ser administrado através de um equipo com filtro e o mais rápido possível (pelo menos 200 mL/h) e sua infusão deve estar completa até seis horas após o descongelamento.

Qual é o tempo máximo recomendado para a infusão de uma bolsa de sangue?

CUIDADOS NA TRANSFUSÃO DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS:

- Tempo de infusão: 1 a 4 horas.

Quais os critérios clínicos e laboratoriais para a solicitação de um concentrado de hemácias?

Em hemorragias agudas o paciente deve ser imediatamente transfundido quando apresentar sinais e sintomas clínicos como os seguintes: Freqüência cardíaca acima de 120bpm Queda no débito urinário; Freqüência respiratória aumentada; Enchimento capilar retardado (> 2 segundos); Alteração no nível de consciência.

Artigo anterior
O que significa aptidão profissional?
Artigo seguinte
Quanto custa um gato persa?