O que e uma greve?

Perguntado por: Filipe Benjamim Santos Borges Machado  |  Última atualização: 15. Dezember 2021
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com o propósito de obter direitos ou benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios.

O que é a greve?

Greve é a suspensão temporária do trabalho; é um ato formal condicionado à aprovação do sindicato mediante assembléia; é uma paralisação dos serviços que tem como causa o interesse dos trabalhadores.

Quais os tipos de greves?

Greve: modalidades
  • Greve branca ou de braços cruzados: é aquela em que os empregados param de trabalhar, mas ficam em seus postos.
  • Greve de braços caídos ou operação tartaruga: os trabalhadores realizam o trabalho com lentidão. ...
  • Greve de zelo: a tônica é o excesso de cuidado e capricho na prestação do serviço.

Quando o trabalhador tem direito à greve?

A greve é um direito dos trabalhadores e por isso só pode ser decidida se aprovada pelos próprios trabalhadores. Além disso, por ser um direito social, a greve só pode ser feita se objetivando um interesse social. O trabalhador só pode recorrer à greve se para atender a uma reivindicação trabalhista.

O que representam as greves na atividade das empresas?

A realização da greve é um mecanismo utilizado pelos trabalhadores de diferentes partes do mundo para alcançar melhorias em sua situação de trabalho, como em questões de segurança, benefícios trabalhistas ou salariais.

O QUE É UMA GREVE?│História e Atualidades

32 questões relacionadas encontradas

Quais os objetivos de uma greve?

Os objetivos das greves trabalhistas, em geral, é a obtenção de benefícios (ou evitar a sua perda), como aumento de salário e melhoria de condições de trabalho. ... No âmbito trabalhista, normalmente, a greve é utilizada como último recurso durante as negociações entre empregados e patrões.

Qual foi o objetivo da greve dos caminhoneiros?

Os grevistas se manifestaram contra os reajustes frequentes e sem previsibilidade mínima nos preços dos combustíveis, principalmente do óleo diesel, realizados pela estatal Petrobras com frequência diária, pelo fim da cobrança de pedágio por eixo suspenso e pelo fim do PIS/Cofins sobre o diesel.

Qual é o tempo máximo que uma greve pode durar?

Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.

O que a CLT fala sobre greve?

Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.

Quando uma greve pode ser considerada abusiva?

É abusiva a greve que se realiza em setores que a lei define como sendo essenciais à comunidade, se não é assegurado o atendimento básico das necessidades inadiáveis dos usuários do serviço, na forma prevista na Lei 7.783/1989.

O que é greve atípica?

Fala-se que a greve política é atípica, pois se caracteriza como um protesto contra ato governamental lesivo aos interesses dos trabalhadores de determinada categoria.

O que significa a palavra sindicato e greve?

A greve é um ato formal condicionado à aprovação de um sindicato em que ocorre a paralisação dos serviços por parte dos empregados, com o objetivo de atingir algum interesse dos trabalhadores.

São considerados movimentos Paragrevistas?

São consi- derados movimentos paragrevistas as movimentações que antecedem uma greve organizada por trabalhadores.

Qual é a origem da greve?

No século XVIII, havia em Paris uma praça chamada Place de Grève, assim denominada por se situar às margens do Rio Sena (grève em francês significa margem, borda). Naquele local, grupos de operários e desempregados costumavam reunir-se para protestar e reivindicar melhores condições de vida e de trabalho.

O que são os sindicatos?

Os sindicatos surgiram para propiciar a passagem da dispersão e impotência dos assalariados diante dos patrões para o início da união dos trabalhadores em torno de seus interesses. ... Ao mesmo tempo, os artesãos e vários outros setores de trabalhadores foram lançados à desocupação.

Como a CLT disciplina greve?

Em conformidade com o art. 14 da Lei 7.783/1989, a greve, em regra, não pode ser instaurada quando existente acordo coletivo, convenção coletiva ou sentença normativa em vigor.

Como fazer greve dentro da Lei?

A greve só pode ser feita pelos trabalhadores (subordinados), jamais pelo empregador. A greve é considerada em nossa legislação, como a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador (art. 2º da lei nº 7.783/89).

Quais os requisitos exigidos por Lei para o exercício do direito de greve inclusive nas atividades essenciais?

  • convocação e/ou realização de assembleia geral da categoria;
  • cumprimento de quórum mínimo para deliberação;
  • exaurimento da negociação coletiva sobre o conflito instaurado;
  • comunicação prévia aos empresários e à comunidade (nas greves em serviços essenciais);

Pode ser demitido durante a greve?

O direito de trabalhadores entrarem em greve é garantido, tanto pela Constituição quanto pela Lei 7.783 de 1989, que trata especificamente da questão. ... Ela afirma que um trabalhador não pode ser demitido por entrar em greve, a não ser que ela seja considerada abusiva.

Quando uma greve é considerada legítima e quando ela é considerada abusiva?

A greve pode ser considerada lícita quando atender as exigências legais (previstas na Lei 7.783/89); e ilícita quando as ignorar. ... Havendo violação de direitos, a greve será considerada abusiva ou ilícita (art. 6º, §§ 1º e 3º[6]).

Quem faz greve pode ser mandado embora?

Parágrafo único - É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência das hipóteses previstas nos artigos 9º e 14.

Quais as consequências da greve dos caminhoneiros?

A greve dos caminhoneiros, em maio de 2018, durou 10 dias e provocou uma abrupta interrupção do fornecimento de bens e insumos básicos da economia. Por alguns dias, as cidades esvaziaram, por falta de combustível em postos de gasolina. O impacto na economia foi imediato, tanto na inflação quanto no PIB.

Quantos dias durou a greve dos caminhoneiros?

Em 2018 a greve dos caminhoneiros durou dez dias e teve impactos na inflação e no crescimento do PIB daquele ano.

O que motivou a greve e quais os objetivos dos grevistas?

A Greve Geral de 1917 foi um movimento provocado pelos operários e comerciantes de São Paulo nos meses de junho e julho. Os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho e aumento de salário. Depois de cinco dias de paralisação geral, os grevistas tiveram suas reivindicações atendidas.

Artigo anterior
Com quantos meses o bebe sorri?
Artigo seguinte
Que hora es en portugal?