O que é uma fundação rasa?

Perguntado por: Bárbara Letícia Borges Leal  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (56 avaliações)

Traduzido de inglês-

Que são fundações rasas?

Segundo (REBELLO, 2008), fundações diretas ou rasas são definidas quando as cargas da edificação (superestrutura) são transmitidas ao solo logo nas primeiras camadas. Para isso ocorrer é necessário que o solo tenha resistência suficiente nessas primeiras camadas para suportar as cargas decorrentes da estrutura.

Qual a diferença de fundação rasa e profunda?

Diferenças entre fundações rasas e profundas

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

São exemplos de fundações rasas?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

Quais são as características de uma fundação rasa?

Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 2.5 metros. Sapatas, blocos sobre estacas e vigas baldrames são considerados elementos de fundação rasa. São elementos de grande volume responsáveis pela transferência da carga dos pilares para o solo.

Fundações rasas: conceitos iniciais [Teoria]

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os exemplos mais comuns de fundações rasas?

São exemplos de tipos de fundações rasas as sapatas, blocos e radier.

Quais são os tipos de fundações?

As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.

O que são fundações diretas superficiais ou rasas?

De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Qual a profundidade máxima de uma fundação rasa?

Fundações diretas ou rasas

São executadas em valas rasas, com profundidade máxima de 3,0 metros, e caracterizadas por blocos, alicerces, sapatas e radiers.

São exemplos de fundações profundas?

Tipos de fundações profundas
  • Estacas de fundação;
  • Estacas de deslocamento;
  • Estacas pré-moldadas de concreto;
  • Estacas metálicas;
  • Estacas de madeira;
  • Tubulões.

Quando se usa fundações profundas?

Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.

O que é sapata rasa?

As sapatas são o tipo mais comum de fundações rasas no Brasil. Elas são elementos de fundação de concreto armado, e geralmente são executas em solos que apresentam uma boa capacidade de carga ainda nas camadas superficiais. Quanto ao formato da sapata, este pode variar de acordo com as necessidades de projeto.

Quais as fundações superficiais?

Tipos de fundações rasas
  • Sapatas de fundação. As sapatas são elementos de fundação caracterizados pelo uso de concreto armado. ...
  • Sapatas corridas. ...
  • Sapatas Associadas. ...
  • Vigas de fundação ou baldrame. ...
  • Blocos de fundação. ...
  • Radier.

Como você define a fundação rasa e profunda em Engenharia Civil?

Fundação rasa

A profundidade de escavação geralmente é igual ou inferior a 3 metros e é feita, em geral, de forma manual. É comumente utilizada em casas com até dois pavimentos e em solos com boa resistência. Por esse motivo, necessitam de menos materiais e acabam tendo um melhor custo-benefício.

Quais são os dois tipos de fundações existentes?

Assim, para escolher o tipo de fundação é preciso saber quais serão os esforços sobre a edificação, as características do solo e dos elementos que formam as fundações. Basicamente há dois tipos de fundações: as superficiais (rasas ou diretas) e as profundas, definidas pela ABNT NBR 6122/2010.

Quais são as fundações diretas e indiretas?

*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. ... As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.

Qual a diferença de fundação direta e indireta?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

Quais os tipos de fundação mais comuns no Brasil?

Os tipos de fundações diretas mais comuns são:
  • Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
  • Radier. ...
  • Sapata Corrida. ...
  • Estacas.

São exemplos de fundações do tipo sapata?

Os seus principais exemplos são as estacas hélices, a estaca escavada e a estaca premoldada de concreto ou aço. Leia este conteúdo e descubra quais são os tipos de sapatas de fundação e qual é a mais adequada para os seus projetos!

Qual das fundações rasas melhor se aplica em solos com a presença de água?

A solução mais adotada é a fundação profunda. “Nos locais onde o lençol freático é elevado, o solo apresenta baixa resistência nas camadas mais próximas à superfície e maior resistência nas regiões mais profundas”, justifica Thelma Kamiji, engenheira geotécnica e consultora de projetos na Fral Consultoria.

O que precisa para fazer uma sapata?

Como é o processo de execução de uma sapata?
  1. Seguindo a orientação do projeto de fundações, inicia-se a escavação da área a receber as sapatas até a cota de apoio;
  2. Com a área escavada e compactada, o passo seguinte é aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas laterais.

Qual o tamanho da sapata para 3 andares?

Vai depender do solu se vc achar pedra ate dois metro e meio fazer uma sapata de oitenta por oitenta de um mertro de fundura e depois cavar um piso no meio de dois a treis metro.

Artigo anterior
Quem teve infarto pode trabalhar normal?
Artigo seguinte
Quando o negócio jurídico é nulo e Anulavel?