O que é uma frase Capacitista?

Perguntado por: Cátia Gaspar Pinto  |  Última atualização: 17. September 2024
Pontuação: 5/5 (54 avaliações)

A palavra “capacitismo” significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão, sem deficiência, denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

O que uma fala Capacitista?

Este termo é recente no Brasil, começou a ser difundido há cerca de 10 anos. Mas apenas a palavra é nova, porque o que ela significa tem séculos de existência. Capacitismo é o preconceito contra as pessoas com deficiência, em que se julga que elas não são capazes ou são inferiores.

O que é um termo Capacitista?

Considerada uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficiência, o capacitismo é a discriminação ocorrida por meio de determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o pleno exercício da cidadania dessas pessoas.

O que são atitudes capacitivas?

Capacitismo, de forma resumida, é esse conjunto de atitudes preconceituosas que discriminam e subestimam a capacidade das pessoas com deficiências apenas pela sua aparência.

Quais são as falas Capacitistas mais comuns no ambiente escolar?

Por isso, separamos 15 frases capacitistas para você riscar já do seu vocabulário:
  • “Nossa, e eu aqui reclamando da vida!” ...
  • “Essa pessoa é um exemplo de superação.” ...
  • “Temos que lembrar de agradecer sempre, né?” ...
  • “Finge demência!” ...
  • “Eu pensei que você fosse normal” ...
  • “Que coitadinho, ele tem deficiência” ...
  • “Que mancada!”

Afinal, o que é o capacitismo?

30 questões relacionadas encontradas

O que é o capacitismo na escola?

Capacitismo dá origem a comportamentos preconceituosos que dificultam a aceitação de pessoas com deficiências na sociedade. O capacitismo está associado à pressuposição de que existe um padrão de corpo ideal. Ouça o texto abaixo! O capacitismo é o preconceito ou a discriminação contra pessoas com deficiência.

O que é capacitismo no ambiente escolar?

O capacitismo, que está cada vez mais evidente em nossa sociedade, inclusive no ambiente escolar, é um termo recente que faz referência as práticas e atitudes discriminatórias para com as pessoas com deficiência.

Como substituir expressões Capacitistas?

A boa notícia é que existem diversas alternativas inclusivas que podemos adotar no nosso vocabulário. Ao invés de dizer “estar cego para algo”, podemos optar por expressões como “não compreender” ou “não estar familiarizada(o)”. Em vez de usar “fingir demência”, podemos dizer “fingiu não entender”.

O que é capacitismo na inclusão?

O termo capacitismo é utilizado para expressar a discriminação contra pessoas com deficiência. O capacitismo funda-se na concepção de que existe um padrão corporal ideal, típico da espécie humana, e de que a inadequação a esse padrão torna as pessoas incapazes para as atividades na sociedade.

Quais os 7 tipos de acessibilidade?

Quais são os tipos de acessibilidade?
  • Acessibilidade atitudinal: ...
  • Acessibilidade arquitetônica: ...
  • Acessibilidade metodológica: ...
  • Acessibilidade programática. ...
  • Acessibilidade instrumental. ...
  • Acessibilidade nos transportes. ...
  • Acessibilidade nas comunicações. ...
  • Acessibilidade digital.

O que é capacitismo no trabalho?

Assim, o capacitismo no trabalho é uma forma de preconceito em que pessoas com deficiência sofrem discriminações no ambiente corporativo, podendo ser percebido por meio de ações diretas ou indiretas.

O que o capacitismo pode causar?

A prática do Capacitismo atinge a pessoa com deficiência de diferentes maneiras, como o acesso ao meio físico e a criação de barreiras para que exerçam atividades independentemente; e também como barreiras socioemocionais quando essas pessoas são tratadas como incapazes, dependentes, sem vontade ou voz própria para ...

Como combater o capacitismo no ambiente escolar?

Como combater o capacitismo no ambiente escolar? É preciso reformular o conceito de normal, desapegar dos padrões que geram preconceito e discriminação e entender que todos somos diferentes em alguns aspectos, mas que isso não deve ser um critério para a exclusão.

Como substituir a palavra preconceito?

Opinião e atitude desfavorável e de discriminação: 1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão. Exemplo: Seu discurso demonstra o seu preconceito racial.

O que é capacitismo e como combatê lo?

Essa tentativa preconceituosa e comum é classificada como capacitismo. O ato ocorre por meio de determinadas formas de tratamento, comunicação e práticas, além de barreiras físicas, arquitetônicas e atitudinais que impedem o pleno exercício da cidadania por essas pessoas.

Qual a origem da palavra capacitismo?

Origem. O termo capacitismo é relativamente novo e pouco utilizado no Brasil. Ganhou notoriedade nos Estados Unidos na década de 1980 durante os movimentos pelos direitos das PcD, segundo o senador Flávio Arns (Podemos-PR), que preside a Subcomissão Permanente da Pessoa com Deficiência.

Qual a importância do capacitismo?

Aprender sobre o que é capacitismo faz com que as pessoas com deficiência não sejam colocadas em um lugar de vulnerabilidade e incapacidade. Atualmente, as pessoas com deficiência não recebem a mesma chance para estudar ou trabalhar, pois não tem inclusão.

Como trabalhar o capacitismo?

Capacitismo: o que é e como combater o preconceito contra PCD?
  1. Os tipos de capacitismo.
  2. 1 – Compreenda os direitos das pessoas com deficiência.
  3. 2 – Não subestime a PCD.
  4. 3 – Informe-se sobre essa temática.
  5. 4 – Evite estereotipar as PCD.
  6. 5 – Invista na capacitação dos colaboradores.
  7. 6 – Estimule a troca de experiências.

Quais são os desafios para combater o capacitismo?

Como Combater o Capacitismo?
  • Desmistificando Habilidades: Desenvolver a compreensão de que PCD são profissionais competentes, desafiando estereótipos prejudiciais.
  • Direitos e Deveres: Abandonar a ideia de que PCD não podem trabalhar; todos têm direitos e deveres.

Como se referir a crianças com deficiência?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.

Como se escreve capacitismo?

Capacitismo é o preconceito contra pessoas com deficiência (PCDs).

Quais os tipos de barreiras atitudinais?

Existem diferentes tipos de barreiras atitudinais, segundo os autores, como: ignorância das capacidades da pessoa, medo, rejeitar interagir com a pessoa com deficiência, percepção de menos-valia, piedade, adoração do herói e exaltação do modelo (considerando a pessoa como um exemplo de superação), efeito de propagação, ...

O que é capacitismo e como evitar?

A palavra “capacitismo” significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão, sem deficiência, denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

O que é capacitismo redação?

O capacitismo é um fenômeno social que permeia as relações sociais e institucionais, marginalizando e discriminando pessoas com deficiência. Esse tipo de discriminação, muitas vezes, é sutil e enraizado nas práticas cotidianas, gerando violência simbólica e exclusão dos espaços de convivência.

O que é capacitismo recreativo?

O capacitismo recreativo consiste em uma expressão do racismo recreativo, mas como espécie não tem sido tão estudado quanto o gênero original. A sua prática surge quando pessoas com deficiência são coisificadas para o riso de outras pessoas.

Artigo anterior
O que é beijo egípcio?
Artigo seguinte
Quando Jesus fala Eu venci o mundo?