O que é uma fibrilação?

Perguntado por: Iara Vitória de Carvalho  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (10 avaliações)

A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca com características muito específicas que atinge 2 a 4% da população mundial, sendo mais comum quanto maior for a idade da pessoa. O coração que sofre de fibrilação atrial tem seus batimentos acelerados e que passam a bater em ritmo irregular.

O que a fibrilação pode causar?

Fibrilação atrial, também conhecida como AF ou Afib, é um ritmo cardíaco irregular e muitas vezes muito rápido. Isso pode causar sintomas como palpitações, fadiga e falta de ar.

Quanto tempo dura uma crise de fibrilação atrial?

Eles duram de alguns minutos a horas. Fibrilação Atrial Persistente: Esses são os episódios que duram de 7 dias até 12 meses. Os sintomas não param por conta própria. As crises necessitam de medicamentos e até de cardioversão elétrica para serem interrompidas.

Qual exame detecta fibrilação atrial?

Um eletrocardiograma é geralmente o exame mais utilizado para indicar a atividade elétrica do coração, capaz, portanto, de notar fibrilação atrial.

Quais os tipos de fibrilação?

Existem cinco tipos principais de fibrilação atrial – diagnosticada pela primeira vez, paroxística, persistente, persistente de longa duração e permanente.

O que é fibrilação atrial? | Coluna #89

23 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre arritmia e fibrilação atrial?

Em seu estado normal (Ritmo Sinusal), o coração contrai ritmicamente, em consequência dos disparos elétricos de forma regular. Quando não há essa regularidade, ocorre uma perturbação do ritmo cardíaco, conhecida como arritmia que, se for rápida e totalmente irregular, pode estar relacionada à Fibrilação Atrial.

Qual a diferença entre fibrilação atrial e fibrilação ventricular?

Os sintomas da fibrilação atrial ou flutter atrial dependem em grande parte da velocidade de contração dos ventrículos. Quando a frequência ventricular é normal ou levemente acelerada (inferior a 120 batimentos por minuto), geralmente não há sintomas.

Como identificar uma fibrilação atrial no ECG?

Como a fibrilação atrial aparece no ECG?
  1. A onda P normal nasce no nó sinusal, é arredondada e suave, durando menos de 0,10 segundo ou 2,5 mm. ...
  2. O intervalo entre P e R (PR) revela o tempo entre o início da despolarização dos átrios e a dos ventrículos.

Como medir fibrilação atrial?

A frequência cardíaca normal, em repouso, deve ser de 60 a cem batimentos por minuto. No entanto, para identificar a fibrilação atrial, o mais importante é notar se há perda de cadência no pulso. — O coração bate em um ritmo.

O que fazer em caso de fibrilação atrial?

Opções de Tratamento da Fibrilação Atrial
  1. Medicação para controle da frequência ou ritmo cardíaco.
  2. “Diluentes sanguíneos” (terapia anticoagulante) para evitar a formação de coágulos.
  3. Cardioversão (choque elétrico no coração), sob anestesia ou por meio de medicação, para restabelecer o ritmo cardíaco de volta ao normal.

Quem tem fibrilação atrial pode ter uma vida normal?

As pessoas que têm fibrilação atrial podem manter vida normal e ativa. E, para algumas, o tratamento pode normalizar o ritmo cardíaco. Às vezes, a fibrilação atrial pode ser corrigida com choque elétrico.

Quem tem fibrilação atrial pode caminhar?

O que pessoas com fibrilação atrial devem fazer ao se exercitar. Andar por aí: atividades aeróbicas de baixa intensidade, como caminhadas e pedaladas, feitas de forma regular, ajudam no controle da arritmia.

Quem tem fibrilação atrial pode tomar cerveja?

Quem já sofre desse problema deve evitar bebidas alcoólicas para que a atividade de circulação do sangue não piore. Arritmia cardíaca: de modo geral, ele afeta o ritmo dos batimentos cardíacos. A bebida alcoólica induz e piora a arritmia.

O que significa dizer que o coração está Fibrilando?

O coração que sofre de fibrilação atrial tem seus batimentos acelerados e que passam a bater em ritmo irregular. Isso porque a doença atinge os átrios, cavidades superiores do coração, e faz com que eles se contraiam sem compasso.

Quais os riscos de uma cardioversão?

O principal risco relacionado a cardioversão elétrica é o de insucesso do procedimento. Quando o ritmo cardíaco não volta à normalidade e o distúrbio elétrico se perpetua.

Como fazer a contagem da frequência respiratória?

Frequência Respiratória

Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.

Como medir a arritmia?

Para detectar arritmias, é melhor realizar exames convencionais como ECG ou Holter de 24h. Hoje em dia, já existem relógios inteligentes que podem detectar arritmias.

Como fazer a Medicao do pulso?

No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.

Como identificar uma taquicardia ventricular no ECG?

Taquicardia ventricular caracteriza-se por ≥ 3 batimentos ventriculares consecutivos com frequência ≥ 120 bpm. Os sintomas dependem da duração e variam de nenhum a palpitação, colapso hemodinâmico e morte. O diagnóstico é realizado por ECG.

Como identificar flutter atrial?

Flutter atrial é um ritmo atrial rápido e regular decorrente de circuito reentrante atrial. Os sintomas incluem palpitação e, às vezes, fraqueza, intolerância a esforço, dispneia e pré-síncope. Pode ocorrer formação de trombos atriais e embolia. O diagnóstico é realizado por ECG.

Como identificar AESP?

A AESP se caracteriza como o próprio nome já diz, um traçado de ECG que lembra um coração com ritmo adequado, no entanto o paciente não possui pulso. Já a assistolia caracteriza-se como uma linha reta no monitor.

Qual a diferença entre arritmias supraventriculares e ventriculares?

A diferença entre a arritmia ventricular e a supraventricular está na relação com as diversas partes do coração. Ao passo que a arritmia supraventricular se relaciona com os átrios e com o nódulo atrioventricular, a arritmia ventricular refere-se aos ventrículos.

Porque as arritmias ventricular é considerada mais perigosa?

Apesar da Fibrilação Atrial ser considerada uma arritmia preocupante porque favorece a formação de coágulos no sangue que podem desencadear um Acidente Vascular Cerebral (AVC), as arritmias ventriculares são ainda mais perigosas porque, dependendo da complexidade, podem provocar a morte súbita, já que o ventrículo ...

Qual a diferença entre Cardioverte e Desfibrilar?

Nesta perspectiva, a cardioversão é utilizada principalmente em fibrilações atriais e arritmias menos severas, enquanto a desfibrilação busca em grande parte reverter distúrbios graves como a taquicardia ventricular (TV) e a fibrilação ventricular (FV).

Quais as arritmias atriais?

Fibrilação atrial; Flutter atrial; Taquicardia atrioventricular por reentrada nodal (TRN);

Artigo anterior
Como saber que alguém não gosta de você?
Artigo seguinte
O que significa uma colher de sopa?