O que é uma exportação por conta e ordem?

Perguntado por: Matheus Francisco Rocha Cardoso  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Nesse tipo de operação, a trading company ou empresa comercial exportadora adquire as mercadorias e as exporta em nome próprio, ou seja, é uma exportação própria. Em uma exportação por conta e ordem, o declarante é contratado para realizar a operação de exportação em nome do exportador.

O que é por conta e ordem?

O que é conta e ordem? Uma operação de conta e ordem ocorre quando uma instituição financeira distribui os investimentos administrados por outra empresa. Por exemplo, a administradora X distribui ativos do banco Y — nesse caso as aplicações e os resgates são realizados conforme a solicitação dos investidores.

O que é exportação por conta e ordem de terceiros?

Na Exportação por Conta e Ordem de Terceiros, a empresa produtora contrata um declarante (pessoa jurídica) exclusivamente para realizar os trâmites do despacho na exportação em nome do produtor, ou seja, contrata uma empresa apenas para prestar o serviço do despacho.

Como importar por conta e ordem?

O adquirente de mercadoria importada por sua conta e ordem ou o encomendante predeterminado deverá registrar diretamente no Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex), no módulo “Cadastro de Intervenientes”, a vinculação com a contratada.

Como emitir nota fiscal de importação por conta e ordem?

Na importação por conta e ordem de terceiros o Importador emitirá nota fiscal de remessa, obrigatoriamente em nome do Adquirente, com destaque de ICMS e IPI, incluindo tão somente os valores relativos as despesas de internação das mercadorias, sem a inclusão de despesas operacionais ou margem de lucro.

O QUE É IMPORTAÇÃO POR CONTA E ORDEM?

18 questões relacionadas encontradas

Qual o CFOP de entrada de importação por conta e ordem?

Por essa razão, entendemos que na entrada dos produtos importados no estabelecimento importador deverá ser utilizado o CFOP 3.949, bem como o CFOP 5.949/6.949 (Remessa de Produtos Importados por Conta e Ordem), na saída desses produtos do estabelecimento importador, com destino ao adquirente.

Como emitir nota fiscal de importação simplificada?

Passo a passo para fazer a Nota Fiscal de Importação
  1. DI – Se você ainda não tiver essa declaração, pode ser feita a solicitação ao despachante aduaneiro ou ainda fazer a consulta diretamente no site da receita.
  2. Invoice.
  3. Guias de pagamento dos impostos.

Quem paga o ICMS na importação por conta e ordem?

I. Para fins de ICMS, a pessoa jurídica que promover a entrada da mercadoria (adquirente), ainda que em nome de terceiro, em operação de importação por conta e ordem de terceiros, é o verdadeiro contribuinte do imposto.

Como funciona importação por encomenda?

O que é a importação por encomenda? Trata-se de uma modalidade de importação onde a pessoa jurídica (importadora) é contratada com objetivo de promover, em seu nome e com seus recursos, o despacho aduaneiro de mercadoria estrangeira, com intuito de revenda à encomendante.

O que é importação por conta própria?

A importação por conta própria é aquela em que o importador é o único responsável pela operação de importação, ou seja, não existe intermediação na operação.

Qual o limite para exportação?

A declaração simplificada de exportação (DSE) é exigida para embarques de até US$ 50 mil.

Como funciona o processo de venda a ordem?

Nas operações de venda à ordem, um determinado contribuinte (adquirente original) adquire mercadoria de um outro contribuinte (vendedor remetente) e solicita que esta seja entregue a terceiro (destinatário) sem que a mesma transite pelo seu estabelecimento.

O que é o registro de exportação?

O Registro de Exportação (RE) no SISCOMEX é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.

Quem é o encomendante?

O encomendante predeterminado que adquire mercadoria de procedência estrangeira de pessoa jurídica importadora é responsável solidário, relativamente aos tributos devidos na importação, respondendo conjunta ou isoladamente pelas infrações cometidas.

Qual a diferença entre importação por conta e ordem e por encomenda?

A modalidade por encomenda ocorre quando uma empresa (neste caso legalmente chamada de encomendante) contrata outra (chamada de importadora) para a importação de produtos. A diferença em relação ao formato por conta e ordem é que, no tipo “por encomenda”, a compra é feita com recursos da empresa importadora.

Quais são os tipos de importação?

Conheça as 3 modalidades de importação
  • 1) Importação por conta e ordem de terceiros.
  • 2) Importação por Encomenda.
  • 3) Importação por Conta Própria.

Qual o conceito de industrialização por encomenda?

A industrialização por encomenda caracteriza-se como uma operação em que, determinado estabelecimento remete insumos (matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem) a um estabelecimento industrial, para que este submeta estes insumos a um processo industrial e retorne esses produtos industrializados ao ...

Como é calculado o ICMS na importação?

Segundo a resolução do senado nas mercadorias estrangeiras é aplicado a taxa de 4% quando houver operações interestaduais, no geral são taxados todos os produtos importados. Na hora de calcular o imposto, a taxa de 4% corresponde à alíquota interestadual, independente do estado de destino.

Quem é o sujeito passivo do ICMS?

Sujeito passivo – contribuinte e responsável

121, do Código Tributário Nacional (CTN), o sujeito passivo é quem está obrigado ao pagamento do tributo. Assim, tratando-se de ICMS, temos dois sujeitos relacionados ao cumprimento da obrigação: o contribuinte e o responsável.

O que está incluso no das?

No regime estão inclusos os tributos de IRPJ, CPP, PIS/PASEP, COFINS, IPI, CSLL, ICMS e ISS. O diferencial é que o seu cálculo e pagamento são unificados. Já a tributação aplicada nestes casos vai variar conforme a atividade econômica que a empresa exerce no mercado.

Como emitir a nota fiscal de importação?

Documentos necessários para emissão da Nota Fiscal de Importação
  1. Extrato da DI ou Duimp.
  2. Comprovante de Importação (CI)
  3. Guia e comprovante de pagamento de ICMS ou exoneração.
  4. Conhecimento de Embarque.
  5. Fatura Comercial.
  6. Packing List.
  7. Planilha de Cálculo ('espelho da NF')

Como emitir nota fiscal de importação no emissor gratuito?

Passo-a-passo do emissor gratuito
  1. Download do programa. ...
  2. Cadastrar emitente e selecionar emitente. ...
  3. Emitir e cadastrar os dados da nfe. ...
  4. Destinatário/remetente. ...
  5. Produtos e serviços. ...
  6. Transporte. ...
  7. Informações adicionais. ...
  8. Salvar, Valida, Assinar & Transferir.

Como fazer importação Simplificada MEI?

Assim como outras empresas, para realizar importações, o MEI deve realizar os procedimentos de habilitação no SISCOMEX, fazendo seu registro no RADAR. Para tanto, o MEI deve procurar uma Delegacia da Polícia Federal para adicionar às suas atividades a importação e exportação.

O que é o CFOP 1407?

aquisição de mercadoria sujeita à substituição tributária para uso ou consumo: CFOP 1407/2407 (compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária) e CST 060.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Artigo anterior
É possível registrar um som?
Artigo seguinte
Quais as partes que compõem um sistema?