O que é uma Exotoxina?

Perguntado por: Matias Correia de Jesus  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (62 avaliações)

Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a receptores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. É excretada por microorganismos. É o tipo de toxina liberada por bactérias para a corrente sanguínea.

O que é uma endotoxina e Exotoxina?

As toxinas bacterianas são substâncias que alteram o metabolismo normal das células hospedeiras e são classificadas em exotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-positivas, sendo liberadas com a lise das mesmas) e endotoxinas (produzidas pelas bactérias gram-negativas e atuam como toxinas em circunstâncias especiais).

O que são exotoxinas exemplos?

As exotoxinas são os fatores determinantes de virulência e patogenicidade para muitas bactérias, podendo provocar doenças exclusivas de determinados tipos bacterianos. Algumas exotoxinas são: a tetanospasmina (que produz o tétano), a toxina botulínica, o colerágenio e a toxina de Shiga.

Qual a diferença entre endotoxinas e exotoxinas bacterianas dê exemplos?

As endotoxinas são os complexos lipopolissacarídeos-proteínas, responsáveis ​​por formar parte integrante da parede celular das bactérias gram-negativas. Exotoxinas são as proteínas secretadas por algumas espécies de bactérias. Endotoxinas fazem parte das células. Exotoxinas são liberadas da célula.

Onde são produzidas as exotoxinas?

Exotoxinas – proteínas que podem ser produzidas pelas bactérias Gram positivas e Gram negativas que matam ou alteram uma função de uma célula hospedeira.

O que é uma exotoxina ? ?

34 questões relacionadas encontradas

Como atuam as exotoxinas?

Quando a infecção é causada por uma bactéria Gram-positiva, a toxina liberada pela parede bacteriana tem efeito semelhante à provocada pelas endotoxinas. ... No primeiro grupo, encontramos os superantígenos e as toxinas ST, que atuam somente na superfície das células.

Qual a função desta exotoxina?

Exotoxina é uma substância química solúvel que inclui enzimas citolíticas e proteínas que se ligam a receptores, alterando a função da célula e acarretanda sua morte. ... A exotoxina é libertada com o metabolismo e crescimento da bactéria, tendo efeitos gerais e não causando febre.

Qual a diferença de ação no organismo do hospedeiro de uma Exotoxina é uma endotoxina?

Bactérias que produzem exotoxinas podem tornar os hospedeiros doentes enquanto ainda estão vivas com suas toxinas, enquanto as toxinas nas bactérias endotóxicas só se tornam um problema depois que o organismo morre.

O que é um esporo bacteriano?

O esporo é uma camada que protege a bactéria e é responsável pela resistência e ao ataque dos agentes físicos e químicos da esterilização e desinfecção. Na fase esporulada, as bactérias não realizam atividade biossintética e reduzem sua atividade respiratória.

São características das endotoxinas?

As endotoxinas são menos potentes e menos específicas que a maioria das exotoxinas. São também chamadas toxinas intracelulares. Causam febre e são moderadamente tóxicas. É um lipopolissacarídio componente da parede celular das bactéias gram-negativas.

Quais as formas e arranjos das bactérias?

→ Cocos: Bactérias que possuem formato esférico. - Diplococos: Cocos organizados aos pares. - Tétrades: Cocos organizados em grupo de quatro. - Sarcinas: Cocos organizados em grupo de oito.

Qual é ação dos Superantígenos Estafilocócicos no organismo humano?

Sua função principal é inibir a resposta imunológica do hospedeiro ao S. aureus contribuindo com a patogênese da doença, bem como no desenvolvimento da enterotoxemia resultado da ingestão de toxinas termoestáveis. Esses fatores de virulência podem ser produzidos tanto por isolados de S.

O que são fatores de virulência usando na sua resposta a toxina tetânica como exemplo?

Os fatores de virulência são estruturas, produtos ou estratégias que as bactérias utilizam para “driblar” o sistema de defesa do hospedeiro e causar uma infecção. Alguns estão relacionados com a colonização do microorganismo e outros com as lesões do organismo, como por exemplo as toxinas.

O que a endotoxina produz?

A endotoxina pode causar choque endotóxico ou séptico, lesão tecidual e até morte. No entanto, os processos inflamatórios que podem levar a febre, vômitos, diarreia, alterações na contagem de leucócitos e hipertensão arterial são consequências mais comuns quando consumida junto com algum produto contaminado.

Como se formam as endotoxinas?

As endotoxinas bacterianas provêm de bactérias Gram negativas, que, após a sua morte, libertam para o meio onde se encontram os lipopolissacarídeos que constituem a sua parede celular, e que são substâncias muito tóxicas para outros organismos.

Qual componente da parede celular e a endotoxina?

Endotoxina ou lipopolissacarídeo (LPS) é uma forma de um açúcar. É uma substância ligada à parede celular das bactérias gram-negativas com o propósito de manter a integridade das suas paredes celulares.

O que são esporos e qual sua função?

Em biologia, chamam-se esporos as unidades de reprodução das plantas, algas e os fungos. São também denominados esporos as formas latentes de muitos animais ou seus embriões, de protistas e de bactérias. ... Sua função é de realizar a fecundação das plantas, tanto as briófitas quanto as pteridófitas.

O que difere um esporo bacteriano de um esporo fúngico?

O núcleo celular dos esporos fúngicos contém o DNA que permite o funcionamento e a reprodução da célula. Em contraste, nos esporos bacterianos, o DNA está relativamente disperso no citoplasma da célula.

O que é um esporo bacteriano Cite exemplos de gêneros de bactérias que produzem esporos?

Os esporos bacterianos servem principalmente como um estágio de repouso do ciclo de vida bacteriano, ajudando a preservar a bactéria por períodos de condições desfavoráveis. ... A produção de esporos é particularmente comum entre as bactérias Bacillus e Clostridium, várias espécies causadoras de doenças.

O que são doenças patogênicas?

As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária).

Qual a diferença da parede celular Gram positiva e Gram-negativa?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

O que é Peptidoglicano e sua função?

O peptidoglicano tem uma função estrutural nas paredes celulares bacterianas, dando resistência estrutural, tendo também a função de contrariar a pressão osmótica do citoplasma.

Qual a principal diferença entre a síndrome da pele escaldada e impetigo bolhoso?

Da mesma forma que o impetigo bolhoso, a síndrome da pele escaldada estafilocócica é causada por uma bactéria estafilococos fagotipo 2. Na síndrome da pele escaldada estafilocócica, este organismo infecta um foco extracutâneo, podendo ser a faringe e as conjuntivas.

Qual é a função do Periplasma?

O periplasma é uma matriz concentrada parecida com gel no espaço entre a membrana citoplasmática interior e a membrana bacterial exterior chamada de espaço periplasmático na bactéria Gram-negativa.

Como é o processo de reprodução das bactérias?

As bactérias não apresentam nenhum tipo de reprodução sexuada, e sim recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação.

Artigo anterior
Qual o tipo de azeite que pode ir ao fogo?
Artigo seguinte
Quais são as principais atividades econômicas da Europa?