O que é uma execução específica?

Perguntado por: Tomé Pires  |  Última atualização: 30. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

Termo : “Execução específica Execução de uma decisão judicial condenatória que impõe ao devedor a obrigação de fazer, não fazer ou entregar coisa certa, mediante a adoção de medidas coercitivas ou substitutivas, como a aplicação de multas, a cominação de astreintes ou a realização de atos por terceiros.

O que é a execução específica?

Se alguém estiver obrigado a entregar uma coisa determinada, havendo incumprimento, pode o credor requerer ao Tribunal que tal entrega se concretize – nisto consiste a execução específica.

Quais são as formas de execução?

Quais os tipos de ação de execução? Os principais tipos de ação de execução são a execução de título judicial, que busca o cumprimento de decisões judiciais, e a execução de título extrajudicial, que busca o pagamento de dívidas baseadas em contratos, notas promissórias, cheques, entre outros documentos.

O que significa um processo em execução?

O processo de execução compreende um tipo de fase executória, cujo objetivo é concretizar um direito já reconhecido. Assim, no processo civil, por exemplo, a fase de execução pode compreender a exigência de um pagamento. No processo penal, busca-se a execução das penas privativas de liberdade ou restritivas de direito.

O que é a tutela específica?

A tutela específica é a condenação do devedor ao cumprimento de uma obrigação de dar ou fazer. Os autores do projeto destacaram que a legislação atual concede à parte lesada a prerrogativa de escolher se quer o cumprimento da tutela específica prevista em contrato ou a indenização por perdas e danos.

Processo aula2 Execução específica

40 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer antecipação de tutela tutela específica?

A tutela específica é um deferimento daquilo que a parte efetivamente requereu ao juiz no momento do ajuizamento da ação. Trata-se da parte ganhar o que queria como se não precisasse do auxílio do Poder Judiciário.

O que é primazia da tutela específica?

Podemos até dizer que “deveria” existir um princípio, que é o chamado princípio da primazia da tutela específica, ou seja, o processo tem de se estruturar de modo que o seu resultado coincida com o que determina o direito material.

O que vem depois da fase de execução?

Cumprimento de sentença é a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial.

Quanto tempo um processo pode ficar em execução?

a) não pode ultrapassar o prazo de 6 (seis) meses (CPC, art. 265, § 3º), ressalvada a exceção prevista no art.

Quanto tempo dura a fase de execução de um processo?

Um processo de execução costuma durar mais 1 (um) ano, e, o tempo pode ser maior ainda se o devedor estiver ocultando seus bens. Na Justiça Comum um processo costuma levar em média 2 (dois) anos para sentença, isso sem interposição de recursos, e, na execução pode durar mais 2 (dois) anos.

Qual é o objetivo da execução?

Basicamente, o objetivo de um processo de execução é obter o cumprimento de uma obrigação consubstanciada em um título executivo.

Como funciona a ação de execução?

ACAO DE EXECUCAO. A denominada Ação de Execução é a iniciativa, promovida pelo credor, através de atos processuais legais, para exigência do cumprimento forçado de um direito reconhecido pela legislação vigente ou por decisão judicial.

Quando se inicia o processo de execução?

O processo de execução começa pela certeza do credor de que tem direito de receber a dívida. Este credor se baseia no fato de possuir um título executivo.

Qual a natureza do processo de execução?

A execução penal é de natureza mista, complexa eclética, nos sentido que certas normas de execução pertencem ao direito processual, como a solução de incidentes, enquanto outros que regulam a execução propriamente dita pertencem ao direito administrativo.

Como funciona a execução de obrigação de fazer?

Na execução de obrigação de fazer, é exigida uma obrigação positiva, ou seja, a realização de um ato. Tal qual na execução da obrigação de não fazer, será determinado o prazo para cumprimento da obrigação, que não é determinado.

O que fazer quando a obrigação de fazer não é cumprida?

“A multa cominatória (astreintes) pode ser aplicada como forma de pressionar o devedor a cumprir obrigação de fazer que lhe é imposta e encontra amparo legal no art. 537 do Código de Processo Civil: Art.

O que acontece quando um processo está em fase de execução?

Já na fase de execução, a decisão está transitada em julgado e não há mais a possibilidade de recurso ou reversão da condenação. No caso, só resta ao devedor ou devedora pagar o que foi decidido em juízo. É na fase de execução que é calculado, em moeda corrente, o valor do que foi objeto de condenação.

O que suspende a execução?

O inciso III do artigo 921 do CPC prevê que se suspende a execução quando o executado ou seus bens não forem localizados. A partir dessa suspensão, começa a correr a prescrição intercorrente, que é aquela que decorre da demora demasiada para o efetivo cumprimento da sentença ou da execução.

O que acontecerá com a execução se não forem localizados bens do executado?

Caso o executado não seja localizado, a lei autoriza o próprio oficial de justiça, independentemente de determinação judicial, que proceda ao arresto de bens a fim de garantir a execução (art. 830, caput, CPC)."

Qual é a última fase de um processo?

A decisão final é a principal decisão do processo, ainda que não chegue a efetivamente apreciar o mérito da causa, como as decisões de não conhecimento, de prejudicialidade, de homologação de desistência e de negativa de seguimento.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é se direcionar ao site do tribunal. Ao fazer isso, você irá se deparar com a página inicial, onde haverá um espaço escrito “consulta processual”. Bem ao lado desses dizeres, basta digitar o número do seu processo, contendo o dígito, ano, vara etc.

Quais são as três etapas da fase de execução?

A execução por quantia certa possui três fases distintas. A proposição, que é a consti- tuição da relação jurídico-processual; a instrução, que consiste na apreensão e desapropriação dos bens (art. 647/CPC); e a entrega do produto, que é a entrega do dinheiro ao exeqüente, com a qual o crédito é satisfeito.

Quando o juiz concede a tutela?

A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

Quais são os princípios fundamentais da execução?

Regra fundamental que incide sobretudo na execução provisória é a da responsabilidade objetiva do exequente pela execução. Com efeito, o executado tem direito a ser indenizado por eventuais danos que venha a padecer em virtude da ação de execução intentada provisoriamente ou que venha a ser rescindida.

Quais os dois tipos de tutela?

A principal diferença entre a tutela de evidência e a tutela de urgência é que, nesta, é imprescindível provar o risco de dano pelo perigo da demora. A tutela de urgência poderá ser requerida em caráter autônomo ou incidental, ou seja, antes ou durante o processo.

Artigo anterior
O que leva um homem a trair?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre inflamar e infeccionar?