O que é uma estrutura adjacente?

Perguntado por: Kyara Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

A edificação adjacente é justamente a edificação conectada na outra extremidade da linha. Para a análise de risco é necessário a identificação de algumas características dessa edificação, dentre elas as dimensões (Lj, Wj e Hj).

Qual é o valor típico de risco tolerável indicado pela NBR 5.419 para perda de vida humana ou ferimentos permanentes?

Uma vez calculados estes riscos, os valores são comparados aos valores típicos toleráveis indicados na norma: perda de vida humana ou ferimentos permanentes = 105; perda de serviço ao público = 103 e perda de patrimônio cultural = 104.

O que é análise de risco SPDA?

Análise do risco e definição do nível de proteção de um SPDA: O resultado da análise de risco dita se há a necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, e em caso afirmativo qual o nível de proteção mínimo a adotar.

Como fazer análise de risco SPDA?

Análise de Risco de Acordo com NBR5419:2015 com o CADDPROJ
  1. Auxilia a definir o Nível de Proteção adequado ao projeto.
  2. Desenha Quadro Resumo da Análise no projeto.
  3. Através de interface amigável o usuário poderá definir o Cenário de seus projetos.
  4. Calcula Área de Exposição Equivalente.

Como saber o nível de proteção do SPDA?

P=Ap x Ng x 0,000001 onde: Ng = densidade de raios na região e 0,000001 ajuste de unidades. Logo teremos a probabilidade de ocorrência de raios em uma determinada estrutura, ou seja, de quantos em quantos anos cairá um raio na estrutura. Com isto podemos calcular a obrigação de proteção ou não pela norma.

SPDA: Gerenciamento de risco e estruturas adjacentes

18 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do DPS classe 1 e 2?

Os Dispositivos devem ser coordenados, de forma que primeiramente serão instalados os DPS com maior capacidade de exposição ao surtos (Classe I), depois os com capacidade média (Classe II) e finalmente os DPS mais sensíveis (Classe III).

É possível uma proteção 100% segura contra descargas atmosféricas?

Como já citado anteriormente, não existe 100% de segurança contra as descargas atmosféricas. Portanto, em caso de uma ocorrência, onde for necessário acionar a empresa responsável pela instalação, a indenização só ocorrerá se nos laudos de SPDA constar que o sistema estava em perfeito estado de conservação.

Como calcular o gerenciamento de risco?

Exemplo real de cálculo “GRIS”:
  1. Valor total da mercadoria: R$1.500,00.
  2. Ad valorem: 0,3%
  3. Cálculo: 1.500 X 0,3% = R$4,50.

Como elaborar um projeto de SPDA?

Etapas do projeto de SPDA
  1. Gerenciamento dos possíveis riscos.
  2. Definição de recursos de proteção.
  3. Determinação da forma adequada de proteção.
  4. Determinação da quantidade e posição das descidas.
  5. Definição do condutor de aterramento.
  6. Indicação das equalizações de Potenciais.
  7. Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.

Quando usar SPDA?

A utilização de SPDA é uma exigência do corpo de bombeiros em edifícios com mais de 30 metros de altura e instalações comerciais e industriais, com mais de 1500 m² de área construída, também é exigência em áreas destinadas a depósitos de explosivos e inflamáveis, e também em outras edificações a critério do Corpo de ...

Quando é necessário executar medidas de proteção contra descargas atmosféricas?

Danos a uma estrutura (ou a seu conteúdo) devido aos efeitos mecânicos, térmicos, químicos ou explosivos da descarga atmosférica”. Ferimentos, incluindo perda da vida, em pessoas ou animais, devido a tensões de toque e de passo causadas pelas descargas atmosféricas”.

Qual a norma traça as diretrizes sobre o SPDA?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) especifica as condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), bem como na de pessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido pela norma NBR 5419, considerando sua atual versão ...

O que é densidade de descargas atmosféricas?

Ao realizarmos a Avaliação de risco de um projeto, para que ela seja realizada de forma adequada para a localidade da edificação, será necessário definir a Densidade de descargas atmosféricas para terra (1/km²/ano), que representa a quantidade de raios por km² por ano que atingem uma determina região, conforme Anexo F ...

O que contempla um projeto de SPDA?

Um projeto spda envolve ações realizadas para a proteção de residências, condomínios, indústrias, escolas e outros estabelecimentos, contra a incidência de descargas atmosféricas.

Como elaborar um projeto de Pára-raio?

Cinco etapas são necessárias para o projeto de para raio : avaliação de risco da edificação, definição da área a ser exposta, definição do método de proteção para a edificação, elaboração do documento de cálculos e elaboração do projeto com o planejamento do sistema.

Quem pode fazer um projeto de SPDA?

Todo arquiteto e urbanista agora possui competência e habilitação profissional para ser responsável técnico por atividades relacionadas à instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edificações.

Como se calcula o risco de um projeto?

Para fazer essa associação devemos descobrir o Valor Monetário Esperado (VME). A fórmula é simples: VME = Probabilidade X Impacto Financeiro.

Como é composto o cálculo para avaliação de risco?

Como calcular o nível do risco

Calcular o risco é na verdade muito simples – isto é geralmente feito através de adição (e.g., 2 + 5 = 7) ou multiplicação (e.g., 2 x 5 = 10). Se você usa a escala Baixo-Médio-Alto, então isto é o mesmo que usar 1-2-3, assim você ainda tem números para o cálculo.

Como calcular a probabilidade de um risco?

A RRR é (25% – 20%) / 25% = 20%. O NNT é 1/0.05 = 20. Em uma pessoa com um RA de AVC de apenas 0.025 sem tratamento, o mesmo tratamento ainda produzirá uma RRR de 20%, mas o tratamento reduzirá seu RA de AVC para 0.020, dando um RRA muito menor de 2.5% – 2% = 0.5% e um NNT de 200.

Quais os três métodos de proteção contra descargas atmosféricas definidos pela NBR 5.419 3 2015?

5.1.1.2.2 No projeto dos captores, podem-se utilizar os seguintes métodos, conforme o caso: a) ângulo de proteção (método Franklin); e/ou b) esfera rolante ou fictícia (modelo eletrogeométrico); e/ou c) condutores em malha ou gaiola (método Faraday).

Quais são as formas de prevenção dos efeitos das descargas atmosféricas nas pessoas e edificações?

O aterramento protege pessoas, animais e a própria edificação, não apenas de raios, mas também de fugas de corrente que causam choques elétricos. O SPDA, esse triplo sistema de proteção, é a única forma de evitar os prejuízos das descargas atmosféricas, já que estas não podem ser evitadas.

Qual o valor máximo do aterramento SPDA?

Outros parâmetros, ao contrário do que ainda pensam parte dos projetistas e instaladores, não são mais compulsórios, como a exigência do valor máximo de 10 ohms para a resistência de aterramento.

O que é DPS Classe 1?

Classe I: os DPS Classe I permitem eliminar os efeitos diretos causados pelas descargas atmosféricas. O DPS Classe I é instalado obrigatoriamente quando a edificação está protegida por um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raio.

O que é DPS classe 2?

O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.

Qual DPS usar no quadro de distribuição?

Como orientação, podemos sugerir que em quadros de distribuição de casas, fábricas ou edificações maiores poderemos utilizar um DPS com corrente nominal de descarga de 20 KA (8/20µS) e corrente máxima de 40KA (8/20µS) e em apartamentos ou salas comerciais, correntes nominais de descarga de 10KA (8/20µS) e corrente ...

Artigo anterior
Quais as lesões mais comuns pela falta de aquecimento?
Artigo seguinte
O que significa os cadeados no teclado?