O que é uma espécie endêmica?

Perguntado por: Adriana Mendes Cruz  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

Em biologia, especificamente na botânica e zoologia chamam-se endemismos grupos taxonómicos que se desenvolveram numa região restrita. Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução.

O que são espécie endêmica?

Consequentemente, as espécies endêmicas são aquelas cuja distribuição se restringe a uma área determinada, que pode ser uma cordilheira, um lago ou uma ilha, entre outros. Tanto os aspectos ecológicos do lugar quanto as características biológicas do ser vivo influenciam em tal condição.

Quais são as espécies endêmicas?

São consideradas espécies endêmicas aqueles animais e vegetais que são encontrados em determinada região geográfica e não conseguem se desenvolver fora daquele ambiente.

Quando falamos que uma espécie é endêmica de uma região quer dizer que *?

Espécies endêmicas são espécies que ocorrem exclusivamente em uma determinada região geográfica. ... Uma distribuição endêmica pode ser determinada tanto por barreiras físicas (como rios, montanhas, oceanos) — que evidentemente criam imposições à distribuição das espécies — ou ecológicas.

Qual a diferença entre espécie exótica é endêmica?

Espécie endêmica: espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. Fonte: IBGE, 2004. Espécie exótica: espécie presente em uma determinada área geográfica da qual não é originária.

Espécies endêmicas

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre animais exóticos e endêmicos de exemplos?

Espécies exóticas correspondem a animais ou vegetais que são levados a locais onde não são naturalmente encontrados. ... A Convenção sobre Diversidade Biológica define como “exótica” toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural, isto é, que não é originária de um determinado local.

Quais são as diferenças entre árvores nativas exóticas e endêmicas?

Nativa: Ocorre naturalmente na região que se está tratando. Exótica: Não ocorre naturalmente na região que se está tratando. Endêmica: Espécie que ocorre exclusivamente na região que se está tratando. Uma espécie que é nativa da Austrália é considerada exótica no Brasil, como é o caso do Eucalipto.

O que significa dizer que uma espécie e?

Espécie é um conjunto de populações ou um grupo de organismos que tem potencial para cruzar entre si e produzir descendentes viáveis e férteis. ... Segundo o conceito biológico, indivíduos de uma mesma espécie são capazes de se reproduzir e originar descendentes viáveis e férteis.

Quais são as doenças endêmicas?

Essas doenças foram e são, a malária, a febre amarela, a esquistossomose, as leishmanioses, as filarioses, a peste, a doença de Chagas, além do tracoma, da bouba, do bócio endêmico e de algumas helmintíases intestinais, principalmente a ancilostomíase.

Quais são as espécies endêmicas da Amazônia?

Dentre as espécies endêmicas da região amazônica pode-se citar a Anta, o Boto cor de rosa, a Arara Vermelha, a Onça Pintada, o Peixe Boi da Amazônia, a Ariranha, o Coró-Coró, o Gavião Real, a Jararaca-Cinza, dentre outras típicas desse rico bioma.

Quantas espécies endêmicas existem no Brasil?

Das 524 espécies de mamíferos que vivem aqui, 131 são endêmicas; das 517 de anfíbios, 294 são endêmicas; das 1.622 de aves, 191 são endêmicas; e das 468 de répteis, 172 são endêmicas. Isso sem contar nas 3 mil espécies de peixes de água doce e entre 10 e 15 milhões de insetos.

Quais são os animais endêmicos de cada bioma do Brasil?

Vamos ver alguns dos animais da caatinga.
  • Arara-vermelha. A arara-vermelha é um dos animais da caatinga que também é encontrada em outros dos biomas. ...
  • Preguiça-comum. A preguiça-comum é uma das espécies que vivem tanto na caatinga como em outros biomas. ...
  • Onça-parda. ...
  • Jaguatirica. ...
  • Tamanduá-bandeira. ...
  • Tatu-bola-da-caatinga.

Quais são as espécies endêmicas do Cerrado?

O Cerrado possui quatro divisões: matas, campos, brejos e ambientes úmidos com plantas aquáticas. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, das espécies existentes no bioma, 44% são endêmicas como: Buriti (Mauritia flexuosa), Pau-papel (Tibouchina papyrus), Canela-de-ema (Vellozia squamata) e outras.

O que é endêmico?

1. [ Biologia ] Que é exclusivo de determinada região (ex.: espécie endémica ). 2. [ Medicina ] Relativo a endemia ou doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade.

O que são espécies nativas exemplo?

Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. ... Por exemplo: o flamboyant é uma árvore nativa de Madagascar, porém, no Brasil — onde foi introduzida —, é considerada exótica. Uma espécie nativa não é necessariamente uma espécie endêmica.

Quais são as espécies invasoras?

Espécies invasoras
  • As espécies invasoras são espécies exóticas que se proliferam de maneira descontrolada, ameaçando o equilíbrio de um ecossistema. ...
  • As espécies invasoras não viviam naquela área, então, geralmente, não possuem predadores.

Quando uma doença é considerada endêmica?

E uma endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. A dengue tem caráter endêmico no Brasil, porque ocorre durante o verão em certas regiões.

Quais as doenças que afetam o sistema endócrino?

Doenças endócrinas
  • Hipertireoidismo. A doença de Graves é a causa mais comum do... ...
  • Hipotireoidismo. A face fica edemaciada, a voz rouca... ...
  • Doença de Cushing. A síndrome... ...
  • Doença de Addison. ...
  • Acromegalia. ...
  • Baixa estatura em crianças. ...
  • Diabetes. ...
  • Distúrbios da puberdade e da função reprodutiva.

Quais são os tipos de epidemias?

Assim, é considerada uma epidemia municipal quando vários bairros acusam casos da doença; uma epidemia estadual quando várias cidades daquele estado possuem notificações de novos casos, e por fim, uma epidemia nacional quando várias regiões do país têm notificação de casos da doença.

O que quer dizer espécie de cachorro?

A espécie de cachorro que costumamos ter em nossas casas é uma só: a Canis familiaris. O que muda entre os cães são as raças. Hoje, há aproximadamente 400 tipos, consequência dos cruzamentos (quando uma cadela e um cão de raças diferentes têm filhotes) ao longo dos últimos 300 anos.

Porque espécie é acentuada?

Acentuam-se as paroxítonas terminadas em ditongos (crescentes ou decrescentes). Se a sílaba tônica possui vogal aberta: áurea, áureo, calúnia, espécie, búzio, mágoa, míngua, ágeis, férteis, fósseis, imóveis, jóqueis, pudésseis, quisésseis, tríduo, tínheis, úteis, variáveis etc.

O que significa dizer que dois seres vivos pertencem à mesma espécie?

O conceito biológico de espécie afirma basicamente que indivíduos podem ser considerados de uma mesma espécie quando vivem em populações naturais e são capazes de cruzar.

Qual a diferença entre vegetação nativa e vegetação exótica?

Hoje vamos discutir sobre o uso de espécies nativas e exóticas no paisagismo ecológico. Começando do começo: plantas nativas são aquelas de ocorrência local ao ambiente em que se pensa o plantio. ... Uma espécie exótica é aquela que não ocorre naturalmente no local de plantio, sendo originada de outro ecossistema.

Qual a diferença entre espécies exóticas espécies invasoras e espécies exóticas invasoras?

Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou hábitats, é chamada de espécie exótica invasora.

O que é uma árvore exótica?

Espécie Exótica ou Introduzida: árvore que se estabelece para além da sua área de distribuição natural, que nasce em outro local por ter sido transportada e introduzida intencional ou acidentalmente pelo homem.

Artigo anterior
O que significa R1 R2 e R3?
Artigo seguinte
Como saber qual estrela estou vendo?