O que é uma escala 6x2?

Perguntado por: Miguel Matos Mota  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

Na escala de trabalho 6×2 o colaborador trabalha seis dias da semana, por um período de até oito horas, e folga em dois. Nesta opção, cada dia de trabalho pode ter no máximo sete horas e 20 minutos, totalizando 44 horas semanais.

Quem trabalha 6x2 ganha mais?

RECURSO DE REVISTA - JORNADA DE TRABALHO EM REGIME 6x2 - FERIADOS TRABALHADOS - PAGAMENTO EM DOBRO. Nos termos do art. 9º da Lei nº 605 /49, o feriado trabalhado deve ser objeto de folga compensatória especial ou deve ser pago em dobro.

Quem trabalha em escala 6x2 tem direito a feriado?

ESCALA 6X2. DOMINGOS E FERIADOS TRABALHADOS. No regime de escala 6x2 há a compensação pelos domingos e feriados trabalhados, assim, não há que se falar em remuneração em dobro dos mesmos.

Quem trabalha em escala tem direito a feriado?

Assim, é possível afirmar que os feriados não estão incluídos em tais regimes de compensação e, portanto, se o dia de trabalho da escala recair em feriado o empregador deverá pagá-lo em dobro, salvo se conceder folga compensatória além daquela prevista na escala.

Quais são os feriados que não pode trabalhar 2021?

1° de março: Carnaval (ponto facultativo e feriado no estado do Rio de Janeiro); 2 de março: Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas); 16 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo); 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo).

Aplicativo folga 6X2

16 questões relacionadas encontradas

Qual a carga horária da escala 6x2?

Na escala de trabalho 6×2 o colaborador trabalha seis dias da semana, por um período de até oito horas, e folga em dois. Nesta opção, cada dia de trabalho pode ter no máximo sete horas e 20 minutos, totalizando 44 horas semanais.

Como é trabalhar em escala 6x1?

Escala 6×1

A escala de Trabalho 6×1 define que, a cada seis dias trabalhados, o colaborador deve ter um dia de descanso. Muitas pessoas imaginam que essa escala consiste em trabalhar aos sábados e folgar aos domingos, mas isso não é uma regra. A única obrigatoriedade é que exista um dia de folga.

Quem trabalha 6x1 trabalha quantas horas por dia?

Não há um artigo específico na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) abordando a escala 6×1. Porém, ela estipula que uma pessoa pode trabalhar, no máximo, 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais, considerando quatro horas aos sábados. E a carga horária semanal pode ser dividida em até seis dias.

Quem trabalha em escala 6x1 tem direito a feriado?

Escala de trabalho 6×1 x feriados

Se a sua folga na semana cairá em uma segunda-feira, por exemplo, e for feriado, então não acontecerá nada. A sua folga continuará sendo na segunda que é feriado.

Quem trabalha 6x1 trabalha quantos dias no mês?

A carga horária do trabalhador que atua em escala 6x1 deve continuar seguindo a CLT, ou seja, 8 horas por dia, somando 44 horas por semana. Como já sabemos, 6x1 significa que o colaborador vai trabalhar seis dias e folgar um dia.

Como calcular 44 horas trabalhadas de segunda a sexta?

O colaborador trabalha de segunda-feira a sexta-feira, 8 horas por dia, sendo assim, 5x8, o que resulta em 40 horas semanais. Para que complete a carga horária obrigatória de 44 horas, o funcionário precisará trabalhar durante 4 horas aos sábados. Existe ainda outra opção, caso não trabalhe aos sábados.

Como calcular as 44 horas trabalhadas em 5 dias da semana?

Como calcular a hora trabalhada? Veja como fica cada caso
  1. 44 horas x 5 semanas =
  2. 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
  3. 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

Quem entra às 8 da manhã sai Que horas?

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h

Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9.

Quantas horas Dá das 8 às 18?

Bom dia Izabela! São 9 horas, pois o horário de almoço não conta.

Quem trabalha de 8 às 18 tem quantas horas de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas.

Como funciona trabalhar 44 horas semanal?

O Brasil adota jornada de 44 horas semanais de trabalho, com duração máxima de 8 horas diárias. Ou seja, o empregador pode determinar ao trabalhador que compareça à empresa seis dias por semana: cinco dias por 8 horas mais um dia por 4 horas, tudo dentro da legalidade.

Como distribuir as 44 horas semanais?

Esse período corresponde a uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, um total que não pode ser excedido, salvo em casos especiais, pré-definidos por lei. A forma mais comum de cumprimento dessa jornada considera 8 horas de segunda a sexta-feira e mais quatro horas aos sábados.

Como calcular o valor da hora trabalhada 44 horas?

Um trabalhador com jornada de 44 horas semanais, soma 220 horas ao final do mês. Assim, para saber qual é o valor da hora de trabalho, nesse caso, basta dividir as 220 horas pelo valor da remuneração. Para um trabalhador que ganha um salário mínimo (R$ 1.212,00), o valor da hora de trabalho é R$ 5,50, por exemplo.

É permitido trabalhar 9 horas por dia?

CLT: Art. 58. A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Como fazer o cálculo de carga horária?

Para calcular a Carga Horária Diária, basta somar as horas de trabalho, excluindo-se as horas de intervalo. Na verdade, os cálculos relativos à uma Escala de Revezamento partem da carga horária básica definida pela CLT, que é a Escala 6×1.

Pode trabalhar mais que 7 dias seguidos?

Se todo trabalhador tem direito a um descanso remunerado semanal, garantido por lei e inegociável, isso quer dizer que ele pode trabalhar, no MÁXIMO 6 dias seguidos.

Quem trabalha 7 dias seguidos tem direito a folga?

TST: operário receberá descanso semanal em dobro por trabalhar 7 dias consecutivos. O trabalhador que desenvolver suas atividades durante sete dias consecutivos e usufruir do descanso semanal remunerado somente após este período tem direito ao pagamento em dobro.

Pode trabalhar 7 dias corridos?

Assim, se ele trabalhar sete dias consecutivos terá ocorrido infração à legislação trabalhista e o empregador deverá pagar o dia de folga trabalhado em dobro. Esse entendimento, inclusive, já está consolidado na Orientação Jurisprudencial n. 410 da SDI-1 do TST.

O que significa 7 dias corridos?

Assim, se optar pela redução dos 7 (sete) dias corridos, o empregado irá trabalhar as 8 (oito) horas diárias normalmente durante 23 dias e descansar os últimos 7 (sete) dias, ficando a cargo do empregador, o pagamento da indenização dos dias restantes para completar os dias de aviso a que o empregado tem direito.

Artigo anterior
Como tocar o coração de um libriano?
Artigo seguinte
Qual remédio é bom para laringite?