O que é uma empresa subsidiária?

Perguntado por: Helena Iara Castro Lopes  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Uma empresa subsidiária é uma empresa controlada que integra determinado grupo empresarial. Aquela que possui ou controla a empresa subsidiária é, por alguns autores, chamada de empresa-mãe.

O que é subsidiária de empresa?

Uma subsidiária, também chamada de controlada, é uma entidade subordinada ou pertencente a outra, por sua vez conhecida como empresa-mãe ou matriz. Ela pode ser constituída do “zero” ou adquirida, de modo que uma organização que antes era independente se torna uma subsidiária de outra.

Como saber se uma empresa é subsidiária?

Subsidiária é uma empresa que responde a outra, ainda que cada uma delas tenha seu próprio nome, posicionamento no mercado e CNPJ. Em geral, esta conexão envolve uma grande empresa e um médio ou pequeno negócio, em uma relação na qual a maior controla a menor.

Como funciona uma subsidiária?

No mundo corporativo, uma subsidiária é uma empresa pertencente a outra empresa, que normalmente é chamada de empresa-mãe ou holding. A controladora detém o controle acionário da subsidiária, o que significa que possui ou controla mais da metade de suas ações.

O que é subsidiárias no direito?

A responsabilidade subsidiária é aquela que o ordenamento jurídico impõe ao credor o respeito ao benefício de ordem dos devedores.

AGU Explica - Empresa Estatal Subsidiária

16 questões relacionadas encontradas

Quem são os devedores subsidiários?

Segundo entendimento unânime da Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, não é necessário a execução prévia dos sócios do devedor principal para que o cumprimento de uma sentença recaia sobre o devedor subsidiário, ou seja, aquele responsável pela quitação das dívidas trabalhistas em caso de descumprimento por ...

O que é função subsidiária?

Assim, subsidiariedade é a técnica de aplicação de leis que permite levar para o âmbito trabalhista normas do Direito Processual comum. É de suma importância a aplicação subsidiária dentro do processo trabalhista para a complementação do seu instituto processual.

Como constituir uma subsidiária?

CONSTITUIÇÃO DE SUBSIDIÁRIA INTEGRAL POR ESCRITURA PÚBLICA
  1. A subsidiária integral deve adotar a forma de sociedade anônima, não podendo ter outro tipo societário.
  2. O sócio único que constituir uma subsidiária integral deve ser necessariamente uma sociedade, podendo adotar qualquer tipo societário.

Qual é a principal característica do princípio da subsidiariedade?

O princípio da subsidiariedade busca limitar o Estado intervencionista, defendendo um “Estado subsidiário”, regulador e fiscalizador da economia. A subsidiariedade ordena as competências entre Estado e sociedade. Desse modo, o Estado atua como um igual, não como um ente superior ao setor privado.

Como abrir uma subsidiária?

A primeira medida para estabelecer uma subsidiária de empresa estrangeira no Brasil é nomear um representante legal no país, denominado “procurador societário e fiscal”. O futuro procurador precisa ser brasileiro nato, estrangeiro naturalizado ou com visto permanente e ter residência e domicílio fiscal no Brasil.

O que são empresas controladas controladoras e subsidiárias?

Estes dois termos são sinônimos para todos os efeitos, com a diferença de que uma sociedade pode ser controlada tanto por uma pessoa física quanto por uma pessoa jurídica, mas apenas neste último caso ela será considerada subsidiária (caso a controladora seja uma sociedade).

O que são subsidiárias e controladas?

Dentre milhares de gestões econômicas existe um modelo específico no qual estão envolvidas duas empresas, sendo que a de maior poder controla a outra, ainda que cada uma delas tenha seu próprio nome, posicionamento no mercado e CNPJ. Essas empresas que são controladas se chamam subsidiárias – ou ainda, “controladas”.

Qual a definição de subsidiária integral?

A subsidiária integral, prevista nos artigos 251 a 253 da Lei nº 6.404/1976 , é a sociedade anônima (companhia) cuja totalidade das ações pertence a outra sociedade brasileira. Este é o único caso previsto na legislação brasileira em que uma sociedade pode ter apenas um sócio de forma permanente, portanto.

O que é uma empresa-mãe?

Holding (pronúncia em inglês: [ˈhəʊldɪŋ]), sociedade holding, sociedade gestora de participações sociais (SGPS), empresa de participações, empresa-mãe ou sociedade controladora são termos que designam uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo empresarial.

O que é uma subsidiária no exterior?

Para os efeitos dêste decreto considera-se subsidiária de emprêsa estrangeira a pessoa jurídica estabelecida no País, de cujo capital com direito a voto pelo menos 50% (cinqüenta por cento) pertença direta ou indiretamente a emprêsa com sede no exterior." (Grifos nossos.)

O que é o princípio da subsidiariedade no direito penal?

A subsidiariedade expressa determina a aplicação da lei que engloba o maior número de fatos típicos de maneira complexa, relegando à outra lei fatos específicos, nessas hipóteses, via de regra, a lei já estipula que não se aplica ao fato, se o mesmo foi utilizado para cometimento de outro crime, por exemplo, o caso da ...

O que é o princípio da subsidiariedade na ADPF?

Em sede incidental, a subsidiariedade da ADPF tem sido entendida como a inexistência de qualquer outro remédio processual que possa, no caso concreto, realmente (e não apenas potencialmente), sanar e/ou afastar o risco de lesão ao preceito fundamental.

O que é uma norma subsidiária?

A norma subsidiária descreve um grau menor de violação de um mesmo bem jurídico, ou seja, um fato menos amplo e menos grave, que definido como delito autônomo é também compreendido como parte da fase normal de execução de crimes mais grave.

Quem pode ser sociedade unipessoal?

Pode abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal pessoas maiores de 18 anos ou emancipadas que querem empreender sem a obrigatoriedade de ter um sócio.

Como transformar uma empresa em Sociedade Anônima?

A transição de uma empresa LTDA para SA começa com uma assembleia geral extraordinária, em que todos os sócios da Sociedade Limitada devem estar presentes. A transformação de Limitada para Sociedade Anônima deve constar na ata da assembleia, a qual deverá conter também o novo estatuto social.

Qual as duas modalidades de holding?

De uma forma geral, a holding é classificada pela doutrina em duas modalidades: a pura, que seria aquela sociedade que tem por objeto social apenas a participação no capital de outras sociedades, sendo então apenas uma controladora, possuindo maior facilidade inclusive para alteração de endereço da sua sede; e a outra ...

É fonte subsidiária do processo do trabalho?

769 da CLT, que dispõe: 'Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título', mas ambos os dispositivos – art. 769 da CLT e art.

O que vem a ser a aplicação subsidiária das normas de processo de conhecimento?

Por força da regra do art. 598 do CPC , é cabível a aplicação subsidiária das normas do processo de conhecimento ao de execução, ou seja, são aplicáveis os institutos do processo de conhecimento ao processo de execução naquilo que não contrariar a sua regulamentação específica.

O que é aplicar supletivamente?

A aplicação supletiva significa que o emprego de uma determinada lei se dará quando o regramento porventura existente não for completo, ou seja, a aplicação será complementar, possibilitando o aperfeiçoamento da lei existente, trazendo maior efetividade e justiça ao processo.

Artigo anterior
Como elaborar indicadores de resultados?
Artigo seguinte
Quanto custa manter um iate?