O que é uma doação onerosa?

Perguntado por: Daniela Mariana Amaral Melo Assunção  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Doação onerosa, modal ou com encargo: é a doação gravada com algum ônus (art. 553, CC). “O encargo não é uma contraprestação, sendo proporcionalmente muito menos oneroso do que o benefício recebido.

O que é contrato de doação onerosa?

553 do CC, a doação onerosa é a que impõe ao donatário um encargo. Encargo pode ser um dever em benefício do doador, de terceiro ou do interesse geral. ... Entendemos que encargo não pode ser equiparado a uma obrigação. Doação com encargo não se confunde com um contrato bilateral.

O que é uma doação com encargos?

Doação com encargo é aquela em que o doador impõe ao donatário uma incumbência em seu benefício, em proveito de terceiro ou do interesse geral. Doação condicional é a que surte efeitos somente a partir da implementação de uma condição, ou seja, é a que depende de uma ação futura e incerta.

Quais são os tipos de doações?

Quais são os tipos de doação mais comuns?
  • Apadrinhamento financeiro (projetos sociais específicos) É uma forma diferente de se doar em dinheiro, mas de uma maneira mais direta. ...
  • Parceria em projetos. ...
  • Patrocínio (apoio contínuo) ...
  • Doação de tempo. ...
  • Doação de alimentos, roupas, brinquedos etc.

Qual a classificação do contrato de doação?

A doação é um contrato unilateral, pois atribui obrigações apenas para o doador. Quanto aos impostos e encargos derivados da doação, os mesmo não desvirtuam a unilateralidade. A doação é contrato gratuito ou benéfico (não oneroso), pois atribui vantagens apenas para o donatário e encargos para o doador.

Direito Civil - Aula #161 - Doação (É isso!)

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as modalidades de doação explique cada uma delas?

Doação pura: É aquela simples, de plena liberalidade, sem nenhum ônus, motivação, condição, encargo etc. É a mais comum. Doação condicional: Fica subordinada a um evento futuro e incerto CC, artigo 121. Ex: Darei uma casa a minha filha quando ela se casar.

São modalidades do contrato de empréstimo comodato e mútuo?

Mútuo –empréstimo de bem consumível, a devolução deve ser na mesma qualidade e quantidade. Exemplo: dinheiro. Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. ... O mútuo, por sua vez, é empréstimo de coisa fungível, ou seja, consumível ou que podem ser substituídas.

Quais as características da doação?

Caracteristicas da doação O contrato de doação deve possuir Naturaza contratual, animus donandi ou seja a intenção de dar, transferência de bens para o patrimônio do donatário, aceitação do donatário e gratuidade.

São elementos essenciais do contrato de doação?

São elementos essenciais ao ato da doação: - Gratuidade. - Aceitação do benefício por parte do donatário (consentimento). - Transferência de bens ou vantagens do patrimônio do doador ao patrimônio do donatário.

Qual o objeto dos contratos de doação?

CONCEITO: Doação é o contrato pelo qual uma das partes transfere voluntariamente bens ou vantagens de sua propriedade para patrimônio da outra, sem receber nada como contraprestação. Trata-se de um ato de mera liberalidade. Trata-se de prestação de dar coisa certa com conteúdo patrimonial.

Qual a classificação do contrato de locação?

No que tange à sua classificação, o contrato de locação é oneroso, na maior parte das vezes consensual, comutativo, de execução continuada (há continuidade de prestação até que se cesse o contrato – o aluguel); resulta-se a partir dessa caracterização um dos seus três principais pressupostos: a contratualidade, seguida ...

Qual o preço de uma doação?

Para isso é preciso que a doação seja feita por meio de registro em cartório com alteração da escritura. Esse processo pode ter valores variando em torno dos R$3.000,00.

O que podemos doar além de sangue?

Enquanto a doação de sangue é uma prática bastante difundida e conhecida, ainda há muitas dúvidas quando o assunto é doação de medula óssea e de plaquetas. No entanto, essas duas formas também são muito importantes e capazes de salvar vidas.

Quem pode exigir o cumprimento do encargo?

O legislador prevê que a doação poderá ser devida “em benefício do doador, de terceiro ou do interesse geral.” Estes possuem genuíno direito de pleitear o cumprimento do encargo, em caso de morte do doador.

O que é encargo em um contrato?

É uma cláusula acessória de um ato jurídico que consiste em um ônus para o beneficiário. Também é admissível nas declarações unilaterais de vontade como, por exemplo, na promessa de recompensa.

Qual a diferença entre condição termo é encargo?

O termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito. Art. 136. O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva.

O que é uma condição resolutiva?

Como mencionado, a condição resolutiva é aquela que encerra os efeitos de um negócio, extinguindo-o, e os direitos que a ela se opõem, liberando as partes de continuarem prestando, uma à outra, as obrigações pactuadas no negócio (conforme art.

O que são contratos Sinalagmáticos a doação simples é um exemplo deles?

O contrato sinalagmático é o contrato que tem prestação para ambas as partes, mas a prestação de uma é causa da prestação da outra parte. Exemplo: contrato de compra e venda. A primeira parte tem obrigação de entregar o bem, e a causa da outra parte é a prestação da entrega do bem.

Quais os efeitos da doação?

Nesse sentido é que se diz ser a doação contrato translativo do domínio. São obrigacionais os efeitos que produz. O doador obriga-se a transferir do seu patrimônio bens para o do donatário, mas este não adquire a propriedade senão com a tradição, ou a transcrição.

O que é ato de doação?

Doar vai muito além de “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, bem, quantia, imóvel, etc.”, como está no dicionário. Doar é muito mais do que isso. Doar é um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo.

Qual é o artigo 555?

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Quais as modalidades do contrato de empréstimo?

Como já vimos anteriormente, os contratos de empréstimo se dividem em duas espécies, comodato e mútuo.

Qual a diferença entre contrato de mútuo e empréstimo?

Nos empréstimos de dinheiro entre pessoas jurídicas ou entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física, desde que a mutuária (aquela que toma o dinheiro emprestado) seja pessoa jurídica, a totalidade dos rendimentos auferidos, a qualquer título está sujeita à tributação na fonte.

O que é um contrato de mútuo?

CONTRATO DE MÚTUO

O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis. Coisas fungíveis é a característica de bens que podem ser substituídos por outro da mesma espécie, qualidade ou quantidade (exemplo: dinheiro, mercadorias). Mutuante é a parte que empresta. Mutuário é a parte que recebe o empréstimo.

Artigo anterior
Como criar uma agenda digital?
Artigo seguinte
Qual a importância do estágio para a formação do profissional?