O que é uma decisão de absolvição sumária?

Perguntado por: Sandro Davi Vaz Sá  |  Última atualização: 16. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

397 do CPP. Significa que um juiz ou uma juíza reconheceu a inocência do réu e encerrou o processo.

Quando se aplica a absolvição sumária?

Chamada por alguns doutrinadores de julgamento antecipado da lide, a absolvição sumária no procedimento comum ocorre nas seguintes hipóteses: a) Existência manifesta de causa excludente da ilicitude. b) Existência manifesta de causa excludente da culpabilidade, salvo inimputabilidade.

O que é decisão sumária?

Absolvição sumária é uma decisão judicial tomada pelo juiz após a análise dos elementos presentes nos autos do processo que absolve o réu de todas as acusações apresentadas contra ele ainda na fase inicial do processo, ou seja, antes mesmo do julgamento propriamente dito.

Quando o juiz deve absolver sumariamente o acusado?

O juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar indícios da existência de causa excludente da ilicitude do fato.

Quais são as hipóteses de absolvição sumária?

Quais são as causas de absolvição sumária?
  • apresentação de fato que comprove que o acusado não participou do ocorrido;
  • apresentação de fato que comprove que o acusado não tem culpabilidade, exceto inimputabilidade;
  • não seja um fato criminoso;
  • não seja possível punir o acusado.

PROCESSO e PROCEDIMENTOS em PROCESSO PENAL | Resposta à Acusação e Absolvição Sumária | Aula 05

26 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois da absolvição sumária?

416 do CPP, é a única regra aplicável em tal situação: “Contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação”, uma vez que a absolvição sumária gera coisa julgada material, indo assim ao encontro do inciso I do art. 593 do CPP, que diz que contra decisão definitiva absolvição cabe apelação.

Qual recurso cabível contra a decisão de absolvição sumária?

Cabe apelação contra a sentença de absolvição sumária no procedimento no júri; se o MP interpôs equivocadamente RESE, é possível a aplicação do princípio da fungibilidade.

Quando o réu pode ser absolvido sumariamente?

Pode o juiz absolver sumariamente o réu quando presente qualquer das causas de exclusão da culpabilidade. Nos termos do art. 397 do CPP, o juiz deve absolver sumariamente o réu diante da existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade.

Quais são os tipos de absolvição?

Espécies de Sentença Absolutória
  • Sentença Absolutória Própria. Trata-se da decisão que reconhece a improcedência da pretensão punitiva acusatória (MP ou querelante). ...
  • Sentença Absolutória Imprópria. ...
  • Absolvição Sumária. ...
  • Absolvição sumária imprópria. ...
  • Sentença Absolutória anômala. ...
  • Efeitos Primários. ...
  • Efeitos Secundários.

O que acontece quando a pessoa é absolvida?

Em todos os casos, significa que o réu não será condenado pelo crime que lhe foi atribuído e, consequentemente, não sofrerá qualquer tipo de punição. Isso significa que ele não terá sua liberdade restringida, não será preso e não terá registro criminal.

Qual a natureza jurídica da absolvição sumária?

A absolvição sumária é o ato judicial pelo qual não é imputado fato criminoso ao réu, isentando-o de pena e excluindo-o do julgamento perante o Tribunal de Júri. A absolvição de instância se opera com a extinção do processo sem julgamento da causa.

Qual a diferença entre absolvição sumária e impronúncia?

A absolvição sumária só deve ser reconhecida em processos próprios da soberania popular, como é o caso do julgamento pelo Júri, quando ficar provado que o réu não é o autor ou partícipe do fato. A ausência de indícios de autoria, por outro lado, leva apenas à impronúncia.

Quais as 3 fases do processo penal?

  • Inquérito policial – A polícia investiga as circunstâncias e motivos do crime, identifica autor e testemunhas, e elabora o laudo com a causa da morte.
  • Indiciamento do autor – A polícia envia o processo ao juiz.
  • Denúncia – Autorizado pelo juiz, o promotor analisa o processo e decide denunciar o acusado.

Qual a diferença entre absolvição e absolvição sumária?

A diferença entre a absolvição sumária e a absolvição é, principalmente, que a sumária ocorre no início do processo, evitando um julgamento, enquanto a absolvição ocorre ao final do processo.

Qual o prazo para o juiz receber a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

O que gera absolvição?

I – provada a inexistência do fato; II – provado não ser ele autor ou partícipe do fato; III – o fato não constituir infração penal; IV – demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Quando a pessoa é absolvida O nome limpa?

Quando a pessoa é absolvida O nome limpa? Quem já sofreu condenação por algum crime ou delito, e já cumpriu sua pena, ou mesmo quem já foi indiciado e depois disto, absolvido, tem o direito de ter o seu nome limpo e restaurar sua dignidade plenamente.

O que é sentença de absolvição?

É AQUELA EM QUE O JUIZ, APESAR DE ABSOLVER O RÉU EM RAZÃO DE SUA INIMPUTABILIDADE, APLICA AO MESMO MEDIDA DE SEGURANÇA.

Quando o juiz não aceita a denúncia?

Significa que um juiz ou uma juíza finalizou o processo, porque não aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público.

Quanto a absolvição sumária prevista no Código de processo penal é possível afirmar que?

Significa dizer que essa decisão, porque proferida ainda no limiar da ação penal, não é lugar para que se produza ampla abordagem da prova dos autos.

Quando o caso vai a júri popular?

Quando é utilizado o Júri Popular? O júri popular é previsto para um único conjunto de crimes, que são os crimes dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Em outras palavras, são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio.

Pode ocorrer absolvição sumária no procedimento comum?

Se a denúncia for inepta ou houver existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato. Se o fato narrado evidentemente não constitui crime ou estiver extinta a punibilidade do agente.

É possível a absolvição sumária no procedimento sumaríssimo?

Prevê expressamente a absolvição sumária no rito sumaríssimo dos juizados especiais criminais e o momento da resposta escrita do acusado, que deve anteceder a análise daquela pelo juiz.

Quanto tempo demora para julgar uma apelação criminal?

Neste caso, o prazo de 08 dias será contado a partir da intimação da chegada dos autos no Tribunal. Atenção: se for um processo de contravenção penal, o prazo é reduzido de 08 para 03 dias.

Artigo anterior
Quais são os principais tipos de plásticos recicláveis?
Artigo seguinte
São características do Cerrado?