O que é uma correspondência oficial?

Perguntado por: Benjamim Hélder de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
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Correspondência Oficial é a comunicação entre os órgãos do serviço público ou autárquico, na troca de informações de interesse comum ou das partes.

O que é a correspondência oficial?

Ato escrito oficial que inclui aviso, determinação ou citação, publicado por autoridade competente, e divulgado na imprensa oficial e em outros órgãos, de modo a ser facilmente acessado por todos.

O que é uma correspondência oficial e quais são seus tipos?

Carta, cartão postal, bilhetes, mensagens no whatsapp, tweets e e-mail são tipos de correspondências porque são meios de comunicação. Através deles é possível levar uma informação.

O que é um documento oficial?

DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.

Como se faz uma correspondência oficial?

As comunicações oficiais devem ser sempre formais. Não só ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento, mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez e à civilidade. A clareza de digitação, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação do texto são indispensáveis à padronização.

Correspondência oficial conforme Manual de redação da Presidência da República padrão ofício

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Quais são os tipos de correspondência?

Quais são os tipos de Correspondência?
  • Particular, familiar ou social: trocada entre particulares. ...
  • Bancária: trata de assuntos relacionados a vida bancária.
  • Comercial: ocupa-se de transação comercial ou industrial.
  • Oficial: tem origem no serviço público, civil ou militar.

Como finalizar documentos oficiais?

Existem dois fechos distintos para as modalidades de comunicação oficial. Para as autoridades superiores, deve-se usar “Respeitosamente”. Já para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, usa-se “Atenciosamente”.

Quais são os tipos de documentos oficiais?

Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Qual é o documento oficial de identidade?

Documentos oficiais de identidade
  • Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

O que são documentos oficiais e não oficiais?

Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.

Quais são os tipos de correspondência empresarial?

De acordo com a forma ou meio de correspondência da mensagem escrita, diz-se carta-circular, ofício-circular, memorando- circular ou manifesto-circular.

O que é uma correspondência?

1. Conjunto de cartas, telegramas, etc., que recebemos e escrevemos. 2. Relações (por escrito).

O que é correspondência oficial conforme Manual de redação da Presidência da República?

O ofício é um documento expedido por e para autoridades, com a finalidade do tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. A seguir, será apresentada a estrutura do padrão ofício, de acordo com a ordem com que cada elemento aparece no documento oficial.

Qual a finalidade dos expedientes oficiais?

Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

Para que serve a redação oficial?

De acordo com esse manual, Redação Oficial é a maneira pela qual os órgãos públicos redigem atos normativos e comunicações. Desse modo, a finalidade principal é comunicar com impessoalidade e clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os cidadãos.

Qual o documento que substitui a identidade?

Sim. A Carteira expedida pelos órgãos fiscalizadores das profissões tem valor de documento de identidade em todo Território Nacional para qualquer efeito, conforme Lei nº 6.206/1975.

O que é o documento de identidade?

RG (Registro Geral)

Conhecido como carteira de identidade, o RG é um documento que reconhece o cidadão brasileiro e contém as principais informações necessárias para identificação: nome completo, nome dos pais, data de nascimento, região onde nasceu e um número que representa o RH.

O que é Doc Brasileiro de identidade?

A cédula de identidade, carteira de identidade, identidade ou RG (registro geral) é o documento nacional de identificação civil no Brasil.

Quais os tipos de documentos oficiais e suas finalidades dentro das empresas?

Alvará, licença sanitária, licença ambiental, notas fiscais, registros contábeis, comprovante de recolhimento de tributos, comprovantes de recursos humanos, além de exames médicos dos funcionários, contrato social e com o contador formam a lista.

Quais são os tipos de documentos administrativos?

7 documentos que sua empresa deve ter sempre em dia
  • Alvará
  • CNPJ.
  • Inscrição estadual e municipal.
  • Relação Anual de Informações Sociais.
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
  • Livros.
  • Guias.

Quais são as formas de comunicação oficial?

Instrução de Serviço, Memorando, Norma de Serviço, Ofício, Parecer, Portaria, Processo, Protocolo de Intenções, Regimento, Regulamento, Relatório, Relatório de Reunião, Requerimento, Resolução e Telegrama.

Como finalizar ofício de resposta?

A (nome da empresa), em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência (ou Senhoria) informar que recepcionamos a solicitação e efetuamos as pesquisas necessárias visando o atendimento do mesmo no menor espaço possível.

Quais as duas formas de fecho das comunicações oficiais e quais os critérios de uso das mesmas?

Com relação às as normas técnicas de redação oficial, o Manual de Redação da Presidência da República estabelece apenas dois tipos de fecho:
  • para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: “Respeitosamente, (…)”;
  • para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: “Atenciosamente, (…)”.

Quais são os fechos de cortesia?

Atenciosamente e cordialmente são advérbios de modo utilizados como cortesia no fim de qualquer correspondência de caráter formal. As expressões podem ser utilizadas ao final de comunicações como cartas, e-mails ou em comunicações oficiais.

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