O que é uma corrente elétrica?

Perguntado por: Neuza Matias Brito  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios.

Qual é a definição de corrente elétrica?

Corrente elétrica é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica, como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico.

O que é corrente elétrica exemplos?

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

O que é corrente elétrica diferencie os tipos?

A corrente elétrica é o movimento, de forma ordenada, das cargas elétricas. Ela pode ser do tipo contínua ou alternada, dependendo das condições de utilização. Representação de um circuito, local onde há passagem de corrente elétrica.

Como a corrente elétrica é produzida?

Para se obter uma corrente elétrica, é necessário criar um campo elétrico nesse condutor. Com esse campo elétrico, teremos diferentes níveis de energia potencial. Esses diferentes níveis de energia potencial provocarão algo que é conhecido como diferença de potencial (d.d.p.), ou simplesmente tensão elétrica.

O que é corrente elétrica?

19 questões relacionadas encontradas

Como a energia elétrica passa através dos cabos?

Quando ligamos um fio metálico na tomada, os elétrons deste material começam a oscilar, cada um deles transmitindo seu movimento ao vizinho. Esse vaivém forma a onda que transporta metade da energia sob a forma de uma corrente elétrica.

O que ocasiona o movimento dos elétrons que gera a eletricidade?

Quando conectamos dois pontos de um fio condutor a uma diferença de potencial, ligando-o a uma bateria (gerador) ou a uma tomada, por exemplo, forma-se um campo elétrico no interior dos fios, responsável pelo surgimento de uma força elétrica que arrasta os elétrons em direção ao terminal positivo ou negativo.

Qual é a diferença entre corrente contínua é corrente alternada?

A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.

Como saber a corrente elétrica?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Qual a diferença de carga elétrica é corrente elétrica?

Quando o átomo perde elétrons, fica com excesso de prótons e, assim, sua carga fica positiva: temos um íon positivo. Quando um átomo ganha elétrons, fica com excesso de carga negativa: temos um íon negativo. Quando temos um movimento ordenado de partículas com carga elétrica, dizemos que temos uma corrente elétrica.

Quais os vários tipos de gerador?

Conheça os principais tipos de Geradores de Energia
  • Gerador a gasolina: Os geradores de energia a gasolina são, geralmente, mais baratos que os geradores a diesel considerando a mesma potência e tamanho físico. ...
  • Gerador a diesel: ...
  • Gerador a gás: ...
  • Gerador eólico: ...
  • Gerador Solar:

Quais são os efeitos da corrente elétrica?

A corrente elétrica pode reproduzir três efeitos: o luminoso, o térmico e o fisiológico.

Que tipo de campo Cerca os materiais com corrente elétrica?

Efeitos magnéticos: A passagem de corrente elétrica em condutores faz com que um campo magnético surja ao seu redor.

Qual é a intensidade da corrente elétrica?

A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).

Como calcular as correntes i1 e i2?

Aplicando a lei dos “nós” temos que a corrente i1 é igual a soma das correntes i2 e i3, sendo assim temos que a corrente i2 é igual a diferença entre as correntes i1 e i3. Substituindo os valores na expressão temos que i2 é igual a 0,34 A menos 0,17 A. Dessa forma temos que a corrente i2 é igual a 0,17 A.

Como calcular o kilowatt hora?

Para calcular o consumo de um equipamento elétrico, verifique a potência W (Watts) do mesmo, multiplique esta potência pelo tempo estimado de funcionamento (Horas Por Dia) e divida por 1.000. Desta forma teremos o consumo em kWh do equipamento por dia.

Como calcular o consumo de energia elétrica?

CONSUMO (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000.

Onde se usa a corrente alternada?

Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.

O que é corrente alternada exemplos?

A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.

Onde podemos encontrar corrente contínua e corrente alternada?

Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão. Enquanto a carga alternada varia entre negativa e positiva, sendo utilizada em circuitos elétricos e linhas de transmissão de alta tensão.

O que ocasiona o movimento?

Nos movimentos dos corpos, existem duas forças capazes de alterar a velocidade vetorial de um móvel. Uma é a tangencial, que altera o valor do vetor velocidade, e a outra, a centrípeta, que altera a direção do vetor. Podemos dizer que a soma vetorial dessas forças gera uma resultante.

Como os elétrons se movem?

Os elétrons ficam na eletrosfera do átomo, movimentando-se ao redor do núcleo em órbitas circulares chamadas de camadas eletrônicas.

O que é eletricidade em movimento?

O movimento de partículas carregadas em condutores é diferente do movimento de partículas no espaço vazio. Os elétrons adquirem movimento ordenado. ... Chamamos esse movimento das partículas carregadas de CORRENTE ELÉTRICA.

O que passa pelo fio?

Os fios elétricos conduzem a eletricidade, mas a carga elétrica pode ser afetada dependendo do material em que o fio é feito. O fio ideal, por exemplo, não apresenta resistência e não interfere na corrente.

O que acontece com a corrente elétrica gerada pela pilha?

As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.

Artigo anterior
Como desconectar da conta da PSN do ps3?
Artigo seguinte
É possível revogar procuração com cláusula de irrevogabilidade?