O que é uma conta de natureza credora?

Perguntado por: Rúben Rodrigues Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)

As contas contábeis podem possuir natureza devedora ou credora. As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

O que é uma conta credora?

Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

O que é de natureza credora?

NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

O que é natureza da conta?

O que determina na movimentação de valores se é débito ou crédito na entrada ou a saída de valores é natureza da conta. Se a natureza é devedora, para aumentar o valor da conta eu debito, para diminuir o valor da conta eu credito.

O que significa dizer que uma conta tem natureza devedora?

Natureza credora e devedora

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos.

Naturezas das Contas - Contabilidade

26 questões relacionadas encontradas

Quais as contas de natureza devedora?

As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

Por que as contas do ativo são de natureza devedora?

MAS POR QUE O ATIVO É DÉBITO E O PASSIVO É CRÉDITO? Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Como saber a natureza das contas?

Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.

Quais as naturezas das contas contábeis?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
  • Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.
  • Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Quais são as contas credoras?

As Contas estáveis credoras, normalmente, são classificadas no Passivo, no Patrimônio Líquido e nas Receitas, como, por exemplo, Contas a Pagar, Empréstimos Bancários, Impostos a Recolher, Capital Social Integralizado, Receita de Venda de Mercadorias, Juros Ativos e Receitas de Aluguel.

Porque o passivo é de natureza credora?

O passivo tem natureza credora por que são valores que a empresa obteve com a confiança dos fornecedores (e demais credores) de que a empresa irá pagar.

O que é devedora é credora?

Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação.

Como saber se é credor ou devedor?

Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terá saldo credor.

O que é rédito na contabilidade?

Os réditos provêm do decurso das atividades correntes (ou ordinárias) de uma entidade sendo referidos por uma variedade de nomes diferentes incluindo vendas, prestações de serviços, honorários, juros, dividendos, royalties e rendas.

Porque a despesa é devedora?

As despesas são redutoras do Patrimônio Líquido, que por ser do Passivo, terá saldo CREDOR. Salienta-se que toda DESPESA é Débito, pois diminui um saldo CREDOR, as RECEITAS são aumentativas do Patrimônio Líquido, neste caso, toda Receita é CRÉDITO, porque aumenta o saldo CREDOR.

Qual a natureza da conta Caixa?

Caixa - Conta de Natureza devedora destinada a registrar a movimentação dos recursos, representados por bens numerários, em espécie ou em cheque, portanto jamais deverá ficar credora, se por acaso isto ocorrer deverá ser analisada, localizar o fato e reclassica-lo.

Qual a natureza dá conta de resultado do exercício?

Conforme Manual do SPED ECF, Atualização Dezembro/2017, página 15, "No plano referencial, a conta “Resultado do Exercício” é sintética, pois representa o resultado da diferença entre as receitas e despesas do período.

Qual a natureza da conta duplicatas a receber?

Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.

Como identificar as contas em contabilidade?

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio. Sem esse método, fazer a análise fica muito mais difícil.

Qual a natureza das contas do ativo circulante?

De forma bem resumida, ativo circulante são todos os bens e direitos de uma empresa que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Também pode ser chamado de capital de giro. Esse tipo de ativo é considerado de alta liquidez, pois pode ser convertido em dinheiro em caixa rapidamente.

Qual a classificação das contas na escrituração?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Quais são as contas do ativo?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

Quando o ativo aumenta e débito?

Os ativos aumentam por débito e diminuem por crédito. Já os passivos aumentam por crédito e diminuem por débito. O que isso quer dizer? Quando falamos do ativo, ele aumenta quando adquiro um bem.

Porque ativo debita é passivo credita?

Partindo do conhecimento da natureza das contas, podemos entender que as contas do ativo e as contas de despesas (são aplicações) serão “debitadas” quando representarem um aumento de seus valores e “creditadas” quando o fato diminuir o seu saldo.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o tratamento com orlistat?
Artigo seguinte
Como fazer compressa quente com soro fisiológico?