O que é uma conjunção integrante se?

Perguntado por: Vanessa Eva Cruz Borges  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Quando o se é conjunção integrante?

A conjunção integrante SE se ocorre em período composto, dado que ela completará a oração principal. Para saber se realmente há conjunção integrante, basta fazer a troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade.

O que é conjunção integrante exemplo?

Conjunções Integrantes

São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.

Qual é a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Como saber se o se é conjunção?

Conjunção integrante “se”

A conjunção integrante é caracterizada pelo fato de não ter valor semântico. Sua função principal é ligar o verbo ao complemento. Veja o exemplo: “Ricardo não informou se o negócio foi feito”.

CONJUNÇÃO INTEGRANTE: APRENDA A IDENTIFICAR!

33 questões relacionadas encontradas

Como descobrir a conjunção?

Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.

Como identificar uma conjunção na frase?

Conjunção é aquela palavrinha que liga dois ou mais termos dentro de uma sentença. Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical.

O que substitui a conjunção se?

Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.

Onde usar o se?

O uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito.

Neste caso, o “se” acompanha os verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação, que obrigatoriamente são conjugados na terceira pessoa do singular. A oração também não poderá se converter em voz passiva analítica. Exemplo: Necessita-se de bolsas novas.

Como usar o pronome se?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Como identificar oração subordinada integrante?

A oração subordinada integrante inicia-se por que ou se. Também se chama completiva porque completa o sentido da oração subordinante, sem a qual o seu sentido ficaria incompleto. Exemplo: «Disse-te que viesses cedo».

Quais são as orações integrantes?

Termos integrantes da oração: termos que integram e complementam o sentido da oração; Termos acessórios da oração: adjunto adverbial, o adjunto adnominal e o aposto. Os mais importantes termos integrantes da oração são: complementos nominais, objeto direto e objeto indireto (complementos verbais), e agente da passiva.

O que é uma conjunção integrante?

Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.

O que significa se em uma frase?

Significado de Se

conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender!

Pode Substituir-se por caso?

A banca Cespe/UnB fica com a visão tradicional, a saber: “Caso” não pode substituir “Se” seguido de verbo no futuro do subjuntivo. A forma verbal “apressarmos” deveria estar assim: “apressemos”.

Como substituir se dá?

1 ocorre, calha, acontece, sucede, sobrevém, verifica-se, realiza-se, passa-se, transcorre, desenrola-se, processa-se, intercorre, sobrechega, cumpre-se, segue-se, efetua-se, resulta, existe, torna-se.

Como entender o que é conjunção?

Conjunção é uma palavra invariável capaz de unir uma oração a outra ou unir termos semelhantes de mesmo valor sintático. Para entender esse papel, é importante lembrar que oração é a estrutura sintática que se organiza em torno de um verbo, e essa estrutura forma os períodos que são constituintes do texto.

Quando é que conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

O que é conjunção no texto?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Como identificar uma conjunção coordenativa?

Duas ou mais orações que mantêm independência entre si chamam-se coordenadas, e consequentemente, a conjunção que liga tais orações é denominada conjunção coordenativa. A conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Veja o exemplo: Ele venderá brinquedos ou revistas.

Quais os termos integrantes?

Os termos integrantes da oração são aqueles que integram, principalmente, o sentido de verbos e substantivos presentes na oração. Os principais termos integrantes da oração são os complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), o complemento nominal e o agente da passiva.

Onde é conjunção integrante?

Conjunções integrantes são conjunções subordinativas que introduzem orações substantivas, ou seja, orações que atuam como um substantivo na frase, desempenhando funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. Conjunções integrantes: que, se.

Como identificar o período composto?

Período é um enunciado composto de uma ou mais oração, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas um verbo, é chamado de período simples; quando contém dois ou mais verbos, é chamado de período composto.

Como saber se é pronome relativo ou conjunção integrante?

Pronome relativo x Conjunção integrante
  1. O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva.
  2. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Artigo anterior
Quanto ganha um livro na Amazon?
Artigo seguinte
O que é uma equipe multidisciplinar?