O que é uma conjunção explicativa?
Perguntado por: Tomás Faria | Última atualização: 25. Februar 2022Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)
A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.
Quais são as conjunções explicativas?
5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.
Porque é uma conjunção explicativa?
“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação. O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.
O que é coordenativa explicativa exemplos?
Conjunção Coordenativa Explicativa
As conjunções coordenativas alternativas são responsáveis por fazer a união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de justificativa, explicação, motivo ou razão. Exemplos: isto é, pois (colocado antes do verbo), que, porquanto, porque, etc.
O que é conjunções e exemplos?
Gramaticalmente, conjunção é a palavra invariável cuja função é ligar orações ou termos de mesmo valor gramatical. Exemplos: Faz sol, mas está frio. (ligação entre orações)
"QUE" = "POIS": CONJUNÇÃO EXPLICATIVA
Quais são as conjunção?
Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. ...
O que é explicativas exemplos?
A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.
O que é uma expressão explicativa?
e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus. - Para separar termos deslocados de sua posição normal na frase.
Porque com sentido explicativo?
O “porque” (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, e tem o mesmo valor de “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”. Exemplos: 23 de abril é o Dia Nacional do Choro porque Pixinguinha nasceu nesse dia. Porque discordei de sua opinião, ela me excluiu do grupo.
Para quê conjunção?
As conjunções finais iniciam uma oração subordinada indicando a finalidade da oração principal. Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido de que), que. É tarde para que reverta o estrago.
Qual o sentido da conjunção como?
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
O que uma conjunção adversativa?
As conjunções adversativas são representadas por palavras que dão a ideia de oposição e contraste. ... Neste artigo vamos nos ater somente às conjunções coordenadas adversativas, que são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto e não obstante.
Quais são as conjunções comparativas?
1 — Conjunções comparativas «[...] (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem».
Como por exemplo como por exemplo?
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
O que é uma expressão expletiva?
Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.
O que é ambiguidade é um exemplo?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Como identificar uma oração coordenada explicativa?
Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa
A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.
O que é aditiva adversativa alternativa conclusiva explicativa?
De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência.
O que é vírgula explicativa?
Em regra, na língua portuguesa, todos os termos explicativos são separados por vírgula – como ocorre com a oração explicativa. ex: Os políticos, que são corruptos, merecem repúdio da população.
Qual das palavras a seguir é uma Conjuncao adversativa?
2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
Qual das palavras a seguir é uma conjunção adversativa logo ou é mais?
As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.
Quando é que conjunção?
Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);
Quais são as conjunções conclusivas?
Conjunções coordenativas conclusivas
São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.
Qual é o poliglota que fala mais línguas?
Como fazer para o cabelo crescer rápido e saudável?