O que é uma condição impossível?

Perguntado por: Eva Eduarda Esteves Figueiredo Carneiro  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

CONDIÇÃO IMPOSSIVEL em Artigos
b) Condição impossível: aquela que não pode ser cumprida.... Pode ser impossível fisicamente (se nenhuma pessoa puder cumprir a condição) ou juridicamente (se a conduta atentar contra o ordenamento jurídico)....

Como são consideradas as condições resolutivas impossíveis?

· Condição resolutiva impossível: Se for aposta num negócio condição resolutiva impossível ou de não fazer coisa impossível, será tida como não escrita; logo, o negócio valerá como ato incondicionado, sendo puro e simples, como se condição alguma se houvesse estabelecido, por ser considerado inexistente.

Quais são os elementos da condição?

Quais são os elementos constitutivos da condição? Elemento constitutivo é uma coisa essencial para que a condição exista. Aquela condição tem que Subordinar a eficácia ou ineficácia do ato, tem que envolver um evento futuro e incerto, porque se foi um evento que já aconteceu não é uma condição.

O que é uma condição perplexa?

As condições contraditórias , também chamadas de perplexas ou incompreensíveis, são aquelas que privam de todo o efeito o negócio jurídico celebrado, ou seja, são aquelas contraditórias em seus próprios termos que privam o negócio jurídico de efeitos. São condições ilícitas.

O que é uma condição resolutiva?

Como mencionado, a condição resolutiva é aquela que encerra os efeitos de um negócio, extinguindo-o, e os direitos que a ela se opõem, liberando as partes de continuarem prestando, uma à outra, as obrigações pactuadas no negócio (conforme art.

Direito Civil - Aula 92 - Condição Fisicamente e Juridicamente Impossível - Negócio Jurídico

35 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre condição suspensiva e resolutiva?

Enquanto que a Condição Suspensiva é quem destrava a eficácia, a Condição Resolutiva encerra a eficácia da cláusula (ou do Contrato).

Qual é a diferença entre condição suspensiva é condição resolutiva?

Se até à verificação desse evento o negócio não puder produzir os seus efeitos, a condição diz-se suspensiva; se a ocorrência do evento fizer cessar os efeitos do negócio, a condição diz-se resolutiva. Enquanto a condição não se verifica, está-se numa situação de pendência.

O que é uma condição promíscua?

No âmbito do direito civil, condição promíscua é aquela em que inicialmente é potestativa, porém, posteriormente, vem a perder esta característica ante a ocorrência de um fato superveniente, alheio à vontade do agente, que venha a dificultar sua realização.

O que é condição causal?

No que concerne à origem, a condição pode ser: a) Causal: que não depende da vontade humana, relacionando-se à ocorrência de evento da natureza. ... Nela, a eficácia do negócio jurídico depende da manifestação de vontade de apenas uma das partes, mas, também se sujeita à ocorrência de evento posterior.

O que é uma condição suspensiva?

Na condição ou cláusula suspensiva (art. 125 do Código Civil) o negócio jurídico está submetido a um evento futuro e incerto que, não ocorrendo, não gera a aquisição do direito. Nessa situação o negócio jurídico existe, mas sua eficácia estará suspensa até que ocorra o evento futuro que o condiciona.

Quais as espécies de condição quanto à possibilidade?

1.1 Classificação da condição

A condição é classificada quanto à licitude (lícita ou ilícita), à afetação da eficácia (resolutiva ou suspensiva), à possibilidade (possível ou impossível), à origem do fato (causal, potestativa ou mista) e à ocorrência do fato (positiva ou negativa).

Quais são os elementos essenciais de validade do negócio jurídico?

Os elementos essenciais dividem-se em elementos de existência e elementos de validade. Os elementos de existência do negócio jurídico são: sujeito, objeto materialmente existente, vontade e, para alguns, idoneidade do objeto.

Quais os elementos constitutivos dos negócios jurídicos?

São, portanto, quatro elementos: agente, forma (manifestação), vontade e objeto. Na ausência de qualquer destes elementos, o negócio jurídico sequer existe.

Quanto às condições impossíveis Pode-se afirmar que?

Quanto às condições impossíveis, pode-se afirmar que. (A) resolutivas ou suspensivas, invalidam o negócio jurídico. ... (C) invalidam o negócio jurídico se forem suspensivas e juridicamente impossíveis, não o invalidando se forem apenas fisicamente impossíveis.

São consideradas inexistentes as condições de não fazer coisa impossível e as fisicamente impossíveis estas apenas quando resolutivas?

Art. 124. Têm-se por inexistentes as condições impossíveis quando resolutivas, e as de não fazer coisa impossível.

O que é evento futuro e incerto?

121 a 130 do Código Civil. Futuro e incerto é o evento que ainda acontecerá, mas as partes não têm ciência do dia da sua ocorrência.

O que é condição para o direito civil?

Nos termos do artigo 121 do Código Civil, condição é a cláusula contratual derivada exclusivamente da vontade das partes que subordina o efeito do negócio jurídico, oneroso ou gratuito, a evento futuro e incerto. As condições podem ser suspensivas ou devolutivas.

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é condição termo é encargo?

Condição, termo e encargo constituem cláusulas contratuais que podem estar presentes nos negócios jurídicos celebrados.

São anuláveis os negócios jurídicos quando?

Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores. O negócio anulável pode ser confirmado pelas partes, salvo direito de terceiro.

O que é uma condição potestativa?

“Condição potestativa, a que depende da vontade de uma parte, mas não exclusivamente do seu arbítrio. Se sujeita o negócio ao arbitrium mero de um dos contratantes, chama-se meramente potestativa (quae in mera voluntate consistunt), ou arbitrária. Exprime-se em cláusula deste teor: se eu quiser, se achar bom).

Quando a imposição de encargo ilícito constitui o motivo determinante da liberalidade?

Quando a imposição de encargo ilícito constitui o motivo determinante da liberalidade, substitui-se por outro lícito, a critério do Juiz. D O encargo não suspende a aquisição nem o exercício do direito, salvo quando expressamente imposto no negócio jurídico, pelo disponente, como condição suspensiva.

Qual a diferença entre condição suspensiva e termo inicial?

suspensiva, enquanto não verificada, impede a aquisição e o exercício do direito; o termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito e o encargo tal qual a condição suspensiva, sempre impede, enquanto não cumprido, a aquisição e o exercício do direito.

O que é condição suspensiva e em que se diferencia do termo inicial?

O termo inicial suspende o exercício, mas não a aquisição do direito (art. 131 – CC). Assim, ao contrário da condição suspensiva, em que não se adquire o direito a que o ato visa; no termo inicial, pelo contrário, não se impede a aquisição do direito, mas se retarda seu exercício.

O que é termo resolutivo?

A termo resolutivo certo: o contrato a termo certo dura pelo período acordado, não podendo exceder dois anos. Pode sofrer, no máximo, três renovações, sendo que no seu total, estas não podem ultrapassar o período inicial do contrato.

Artigo anterior
Qual a árvore que dá resina?
Artigo seguinte
Qual o tempo de espera para ser atendido no hospital?