O que é uma clínica ampliada?

Perguntado por: Mariana Jéssica Neves Matos  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (38 avaliações)

O que é clinica ampliada? A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde, da família e da comunidade.

Como funciona a clínica ampliada?

A clínica ampliada é um modelo que valoriza a escuta do paciente, com o médico compreendendo como essa pessoa se sente e discutindo as possibilidades de diagnóstico e de tratamento de maneira conjunta com ele e com outros profissionais de saúde.

Quais serviços fazem parte da clínica ampliada?

A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...

Por que precisamos da clínica ampliada?

Vantagens da clínica ampliada para pacientes

Para o paciente, existe a possibilidade de melhorias na saúde como um todo, e não apenas a cura de um problema. Além disso, como na clínica ampliada o paciente é colocado como protagonista do atendimento, ele adquire autonomia.

Por que a clínica ampliada é necessária na atenção primária à saúde?

a Clínica ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar cada pessoa a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.

AULA 8 - CLINICA AMPLIADA

18 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade da clínica Ampliada é compartilhada?

A Clínica Ampliada e compartilhada, vem com a proposta de entender o significado do adoecimento e tratar a doença no contexto de vida, no qual esta doença está inserida. Portanto, sua proposta, não é tratar a doença, mas o sujeito de maneira integral.

Como a clínica ampliada pode contribuir para a atenção em saúde mental?

usuários a partir da clinica ampliada

Um dos grandes objetivos a se conquistar com os usuários da saúde é a ampliação de autonomia, valorizando a participação dos sujeitos na construção de seus projetos terapêuticos. A CA propõe práticas produtoras de autonomia e menos produtoras de medo e submissão.

Qual seria o propósito do apoio matricial?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

Como surgiu a clínica ampliada?

Essa prática iniciou-se em 1990, nos serviços de Saúde Mental de Santos/SP e, posteriormente, tratamos de adaptá-la para outros espaços em que se pratica clínica, como atenção primária, centros de referência e hospitais13.

Qual a relação entre clínica ampliada e integralidade quando assistimos um paciente na UBS?

O conceito de Clínica Ampliada pressupõe valorizar a escuta qualificada, tentar compreender os diversos saberes/competências que o paciente (usuário) desenvolve acerca da sua doença, discutindo junto com ele as possibilidades do diagnóstico e de seu próprio tratamento.

Quais são os profissionais que fazem parte do programa NASF?

Para efeito de repasse de recurso federal, poderão compor os NASF: profissional/professor de educação física, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, médico psiquiatra, médico ginecologista, médico pediatra, médico acupunturista, médico homeopata, ...

Quais as ferramentas de trabalho do NASF?

As Ferramentas Tecnológicas do Trabalho do NASF
  • Projeto de Saúde no Território (PST)
  • Apoio Matricial.
  • Clínica ampliada.
  • Projeto Terapêutico Singular.
  • Tópico 5. Pactuação do apoio.

O que é projeto terapeutico singular em saúde mental?

O Projeto Terapêutico Singular (PTS), principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicosso- cial (CAPS), possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psí- quico.

Qual nível de atenção à saúde recebe apoio das ações de Matriciamento?

Assim, o matriciamento se afirma como recurso de construção de novas práticas em saúde mental também junto às comunidades, no território onde as pessoas vivem e circulam, pela sua proposta de encontros produtivos, sistemáticos e interativos entre equipes da Atenção Básica e equipes de saúde mental.

Como integrar o manejo da dor na prática clínica?

É importante considerar e reconhecer fatores como gênero, raça, formação cultural e crenças do paciente, os quais podem influenciar grandemente a percepção da pessoa sobre a dor e os mecanismos de enfrentamento.

Qual a relação entre a proposta de apoio institucional e a clínica ampliada?

Os conceitos de Clínica Ampliada e o Apoio Institucional surgiram inicialmente a partir do Método da Roda (ou Paideia), método esse escrito por Campos (2007; 2013), que tem como o objetivo reconstruir modos de realizar política, gestão e construção de sujeitos, a fim de modificar a organização de trabalho que leva a ...

Por que foi necessário a criação de um programa nacional de segurança do paciente?

O Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP foi lançado em 1º de abril de 2013 pelo Ministério da Saúde e ANVISA e propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde – eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para ...

Qual é um dos princípios dos profissionais da saúde na educação em saúde?

Do SUS, emergem princípios básicos: acesso universal e igualitário a ações e serviços; participação comunitária; rede regionalizada e hierarquizada; e descentralização, cujas ações de saúde devem ser desenvolvidas de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda a princípios ...

O QUE É Apoio Matricial em saúde mental?

O Apoio Matricial é uma ferramenta estratégica da Política de Saúde Mental para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde. Ele se dá a partir da oferta de saberes-fazeres técnicos especializados às equipes da Atenção Básica, a fim de que possam incluir as demandas de saúde mental em suas ações.

Qual é o papel da equipe matricial do NASF?

O apoio matricial do Nasf para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de APS.

São exemplos de ações de apoio matricial?

Principais atividades de apoio matricial para todas as áreas (temas e tarefas iniciais dos encontros entre os profissionais) Definição de responsabilidades, papéis e limites de cada profissional (inclusive gestores locais) Definição conjunta da agenda de reuniões e atividades colaborativas Definição conjunta de formas ...

Qual é a importância do conceito de clínica ampliada para os serviços de atenção em saúde do SUS?

A Clínica Ampliada propõe então que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.

Como o PTS pode potencializar o trabalho em equipe?

Os profissionais que participam da construção do PTS enfatizam que ele contribui para o olhar integral do profissional sobre o usuário, amplia as intervenções intersetoriais, favorecendo o cuidado em rede de atenção e distribui responsabilidades entre as equipes.

O que é a reabilitação psicossocial?

reabilitação psicossocial é um conjunto de medidas e ações que são instituídas, que são compartilhadas dentro de um Centro de Atenção Psicossocial que visa uma melhoria das condições de vida, de relação entre as pessoas portadoras de sofrimento psíquico sua família e também dentro da comunidade, é um resgate, mais que ...

O que é consulta compartilhada SUS?

Sob a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS), as consultas compartilhadas, realizadas por profissionais de diferentes áreas, são utilizadas como ferramenta de promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como com o objetivo de aumentar o cuidado e dar autonomia aos sujeitos nas tomadas de decisão sobre sua própria ...

Artigo anterior
O que é bom para remover verniz?
Artigo seguinte
O que é caráter esquizóide?