O que é uma circunferência inscrita a um polígono?

Perguntado por: Matilde Araújo  |  Última atualização: 26. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

Dizemos que um polígono é inscrito em uma circunferência quando todos os seus vértices são pontos da circunferência. A partir dessa definição, pode-se perceber que todos os lados de um polígono inscrito são cordas da circunferência.

O que é um polígono inscrito em uma circunferência?

Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.

O que é uma figura inscrita e circunscrita?

Polígono inscrito: é interno a uma dada circunferência, sendo que todos seus vértices pertencem a ela. Polígono circunscrito: ainda olhando do ponto de vista do polígono, este deve ser externo à circunferência de tal forma que cada um de seus lados a tangenciem em um único ponto.

O que significa círculo circunscrito?

Em geometria, a circunferência circunscrita é a circunferência que passa por todos os vértices de um polígono e contém completamente a dita figura em seu interior. O centro da circunferência circunscrita se chama circuncentro e seu raio circunraio.

O que é polígono inscrito de um exemplo e suas relações métricas?

Dizemos que um polígono está inscrito quando existe uma circunferência que contém todos os seus vértices. Além disso, um polígono é regular quando ele possui todos os lados com a mesma medida e seus ângulos internos são congruentes.

RÁPIDO e FÁCIL | POLÍGONOS REGULARES INSCRITOS NA CIRCUNFERÊNCIA

42 questões relacionadas encontradas

O que é inscrição é circunscrição?

Definições: Inscrição - Um polígono é inscrito em uma circunferência se cada vértice do polígono é um ponto da circunferência e neste caso dizemos que a circunferência é circunscrita ao polígono. Circunscrição - Um polígono circunscrito a uma circunferência é o que possui seus lados tangentes à circunferência.

O que é algo inscrito?

1. Que se gravou ou escreveu. 2. [ Geometria ] Diz-se da figura traçada dentro de outra.

Quais polígonos podem ser inscritos na circunferência?

Na geometria costumamos relacionar algumas figuras, entre elas a circunferência e os polígonos. As duas propriedades seguintes pertencem a essa relação:  Qualquer polígono regular é inscritível em uma circunferência.  Qualquer polígono regular e circunscritível a uma circunferência.

Como calcular o círculo circunscrito?

O lado do quadrado mede L e o raio r da circunferência inscrita é a metade do lado, isto é r=L/2. O raio da circunferência circunscrita é a metade da diagonal do quadrado de lado L. Como r2=2(L/2)2=12L2, então r=12L√2.

O que é circunferência circunscrita a um quadrado?

Resposta verificada por especialistas. Se a circunferência é circunscrita ao quadrado, então os vértices do quadrado estão sobre a circunferência, isto é, os vértices do quadrado são pontos pertencentes à circunferência.

O que é um quadrilátero circunscrito?

Um quadrilátero circunscritível é um quadrilátero que pode ser inscrito em uma circunferência de tal forma que todos os vértices do quadrilátero pertencem à circunferência.

O que são sólidos inscritos?

Um sólido inscrito é aquele que está contido dentro de outro sólido, de forma que todos os vértices do sólido inscrito tocam as faces do sólido circunscrito.

O que é um cilindro circunscrito?

Dizemos que um sólido está circunscrito a uma esfera quando ela se encontra no interior do sólido. Já a inscrição ocorre quando a esfera se encontra no interior do sólido.

Porque a circunferência não é um polígono?

Triângulos, quadrados, retângulos, losangos e pentágonos são alguns exemplos de polígonos. Já a circunferência e o círculo não são polígonos, pois são formados por curvas, e não por segmentos de reta.

Porque o círculo não é um polígono?

São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.

Como calcular a soma das medidas dos ângulos internos?

S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Qual é a área de uma circunferência inscrita?

Logo, vamos escrever isso: a área é igual a 1/2 vezes o raio vezes o perímetro.

Como calcular a área de um círculo inscrito?

A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²).

Quais são os elementos de um polígono regular inscrito?

Os polígonos regulares inscritos em uma circunferência apresentam uma série de propriedades que estão relacionadas a seu número de lados. Para compreender essas propriedades, lembre-se: Polígonos regulares são aqueles que possuem todos os lados com o mesmo comprimento e todos os ângulos com a mesma medida.

Como se calcula o apótema?

Para encontrar o apótema de um polígono, devemos construir o segmento de reta que une o centro do polígono com o ponto médio de um dos lados. Lembre-se de que o centro de um polígono é o ponto de encontro das mediatrizes. Apótema do triangulo equilátero, quadrado, pentágono regular e hexágono regular, respectivamente.

Como circunscrever um triângulo?

Circunferência Circunscrita a um triângulo

encontrar à mesma distância dos três vértices do triângulo, é o centro da circunferência que o circunscreve, sendo denominado de circuncentro (ponto de encontro das três mediatrizes) do triângulo. O triângulo está inscrito na circunferência.

Artigo anterior
Como transformar uma imagem em um Pôster?
Artigo seguinte
Como desbloquear assinatura eletrônica da Caixa Econômica?