O que é uma CEUA e quais as suas principais funções atribuições?

Perguntado por: Débora Vera Carvalho de Baptista  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

É de responsabilidade das CEUA certificar-se de que os animais utilizados em experimentação sejam submetidos à morte por meios humanitários, em condições que envolvam um mínimo de sofrimento físico ou mental.

O que é um a CEUA e quais suas atribuições?

A CEUA (Comissão de Ética na Utilização de Animais) destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as ...

O que é uma CEUA?

A CEUA tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos que versem sobre mecanismos de doença e tratamento em câncer, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais. ...

Qual a importância da Ceua para as instituições de ensino?

É o órgão responsável por assegurar tratamento digno, humanitário e ético a todos os animais utilizados em atividades de ensino ou pesquisa científica no território nacional.

Quais as principais funções do Concea?

O CONCEA zela pelo respeito e pelo não sofrimento físico ou mental de todas as espécies de animais vertebrados, visando à garantia de práticas adequadas em importantes experimentos, necessários para a saúde e segurança das pessoas, do meio ambiente e dos próprios animais.

17/02/22 - COMO POSICIONAR A SUA REDE DA MANEIRA CORRETA.

38 questões relacionadas encontradas

Qual deve ser a composição do Concea?

As CEUAs deverão ser compostas por membros titulares e respectivos suplentes, designados pelos representantes legais das instituições, e serão constituídas por cidadãos brasileiros de reconhecida competência técnica e notório saber, de nível superior, graduado ou pós-graduado, e com destacada atividade profissional em ...

Quais são os 3 R's na experimentação animal?

Principio dos 3Rs
  • REDUCTION (redução)
  • REPLACEMENT (substituir)
  • REFINEMENT (refinar)

Qual a importância do comitê de Ética animal?

Os Comitês de Ética em pesquisa na utilização de animais devem orientar a atuação dos pesquisadores, estabelecendo limites ao uso dos animais e buscando protegê-los de abusos e manipulação inadequada, considerando e respeitando sua vulnerabilidade como sujeitos da pesquisa.

Qual a importância do uso de animais em pesquisas científicas?

A pesquisa e testes em animais geralmente são o primeiro passo para entender a segurança e as dosagens de novos medicamentos e tratamentos médicos. O teste de drogas e rastreios toxicológicos, que são úteis no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças, é o objetivo principal.

Qual a função do comitê de Ética em pesquisa?

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.

O que é CEUA e CEP?

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão de Ética em Uso de Animais (Ceua) estão percorrendo unidades do Instituto Federal Goiano para dar orientações sobre o funcionamento de ambos e conhecer de perto os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos.

Qual a diferença entre CEUA e Concea?

Foi publicada, nesta segunda-feira (12/07), no Diário Oficial da União, a Resolução nº 01/2010 do Concea ( Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), que trata da instalação e funcionamento da CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animal) para experiências científicas.

O que é necessário para uma pesquisa Ética com animais?

Estudos com animais exigem do pesquisador planejamento cuidadoso, conhecimento das leis e diretrizes do país, princípios éticos, regras e condições da revista em que o trabalho será publicado e, principalmente, ter conhecimento de estudos anteriores na mesma área.

O que compete a Ética?

Ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, chefes e subordinados, contribuir para bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os públicos de interesse, como acionistas, clientes e a sociedade em geral.

O que diz a lei brasileira sobre o uso de animais em testes científicos?

Desde 24 de setembro de 2014, está em vigor a Resolução Normativa n° 18 do Concea, que diminui ou substitui o uso de animais por métodos alternativos em 17 tipos de testes e experimentos. A norma vale para empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas em todo o Brasil.

Qual a diferença entre comitê e Comissão?

A ideia de comitê, diretório ou Cúpula difere de uma comissão, mais próprio seria de "Super-comissão", como é tratado nos Estados Unidos da América, porque, enquanto esta trata de assuntos e temas específicos e normalmente tem existência por tempo predeterminado, o comitê é um órgão permanente e trabalha gerenciando ...

É justo utilizar animais em experiências científicas?

Entre os pesquisadores, a opinião é unânime: os bichos são imprescindíveis para os experimentos. Por isso, são permitidos no mundo todo; e sem eles não há como desenvolver novos remédios e tratamentos — a ciência médica poderia decretar falência no país. “O uso de animais em experimentos não é opcional.

Porque animais são usados como cobaias?

Animais como ratos, coelhos e cachorros são usados desde o século XIX para pesquisar o efeito de doenças e vacinas antes que seu uso seja feito em humanos.

O que é pesquisa com animais?

Os testes com animais são experimentos realizados com a utilização de animais, chamados cobaias, a fim de produzir conhecimento científico aos seres humanos, como a elaboração de novas drogas, novos métodos cirúrgicos, vacinas, terapia gênica etc.

Qual a importância da Lei Arouca?

Conhecida como Lei Arouca, a legislação criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que passou a ser responsável por credenciar instituições para criação e utilização de animais destinados a fins científicos e estabelecer normas para o uso e cuidado dos animais.

Qual a importância das barreiras sanitárias em um biotério?

As barreiras no contexto de biotérios consistem na combinação de sistemas físicos e procedimentos operacionais que juntos minimizam a possibilidade de transmissão de enfermidades, tanto do homem para o animal, como dos animais para o homem. ... Essas barreiras são estabelecidas para proteger o padrão sanitário dos animais.

Quais grupos de animais necessitam de aprovação da Comissão de Ética para utilização em pesquisa?

Obs.: Toda e qualquer pesquisa envolvendo animais vertebrados direta ou indiretamente e qualquer animal em risco de extinção, deverá ser aprovada pela CEUA desta Universidade.

O que é a teoria dos 3 R's?

O princípio dos 3Rs (do inglês: Replacement, Reduction and Refinement), criado por Russell and Burch em 1959 tem como premissa uma pesquisa humanitária para os animais. Com o passar dos anos, estes princípios foram incorporados em algumas leis que regulamentam a utilização de animais para pesquisa científica.

Como utilizar os 3 Rs?

A política dos 3 R's da sustentabilidade deve ser aplicada em sua ordem de importância, assim como segue: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir o consumo ao máximo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.

Em que consistem as 3 palavras que sintetizam o Princípio humanitário da experimentação animal?

Na obra “The principles of humane experimental tecnique” (William Russel e Rex Burch, 1959) surgiu o PRINCÍPIO DOS 3 R's da experimentação animal, que são: “replace”, que se traduz por substituir os animais sencientes, ou seja, capazes de experimentar dor, prazer, felicidade, medo, frustração e ansiedade.

Artigo anterior
Como concatenar um intervalo no Excel?
Artigo seguinte
O que é a ISO e qual sua função?