O que é uma cauterização a frio?

Perguntado por: Cristiana Freitas  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

O processo de cauterização a frio envolve a aplicação de produtos reconstrutores nos cabelos, que possuem ativos capazes de penetrar na estrutura dos fios e reparar os danos. Esses produtos são ricos em aminoácidos, queratina, proteínas e vitaminas, que ajudam a fortalecer e reconstruir a fibra capilar.

Como é feita a cauterização a frio?

Como é feita a cauterização a frio
  1. Lavar os cabelos com shampoo antirresíduos.
  2. Separar o cabelo em mechas.
  3. Aplicar o produto específico para cauterização a frio.
  4. Massagear as mechas.
  5. Deixar o produto agindo no tempo indicado pelo fabricante.
  6. Finalizar os cabelos da maneira que preferir.

Quanto custa em média uma cauterização?

O preço da cauterização capilar feita no salão varia de acordo com o tamanho do cabelo, mas, em média, custa 200 reais por um cabelo comprido e com volume.

Quanto tempo dura o efeito de uma cauterização?

No geral, o efeito da cauterização capilar dura 30 dias. Durante esse período o cabelo está absorvendo os nutrientes e proteínas que foram aplicadas. Por isso, entre os intervalos da cauterização é essencial continuar tratando o cabelo com produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores para garantir a saúde do fio.

O que é cauterização quente?

A cauterização capilar é um procedimento que tem como objetivo reconstruir os fios, de forma acabar com o frizz, reduzir o volume e promover a suavidade, hidratação e brilho dos fios, isso porque é feita usando calor e queratina, que é proteína que garante a estrutura aos fios.

CAUTERIZAÇÃO A FRIO passo a passo Por Bia Munstein

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de cauterização?

Cauterização é a destruição tecidual (mucosa ou pele), que pode ser realizada por eletricidade (eletrocauterização, laser), por substâncias químicas (cauterização química) ou com utilização de nitrogênio (criocauterização).

Como fica a pele depois de uma cauterização?

Após a Cauterização, a lesão fica esbranquiçada e pode arder. Ao redor do local tratado a pele pode ficar vermelha, irritada e até inchada. Nos dias subsequentes, a área escurece e fica enrijecida, devido à morte das células. Duas semanas após o procedimento, as crostas que se formam sobre a lesão são eliminadas.

Como fica o cabelo depois de uma cauterização?

“A cauterização reconstrói a massa capilar, recupera as fibras e a elasticidade. Ela dá um efeito de saúde aos fios e alinha também as estruturas capilares, deixando o cabelo mais 'domado' e livre de frizz”, explica Kamura. Após a cauterização no cabelo, ele fica mais forte, alinhado, brilhante e macio.

Quando é que o cabelo precisa de uma cauterização?

No geral, é bem fácil de identificar quando um cabelo precisa de uma boa cauterização. Ele fica visivelmente mais ressecado, poroso e rebelde e outros cremes geralmente não surtem mais efeitos.

O que acontece depois de uma cauterização?

Podem acontecer pequenos sangramentos até 6 semanas após a cauterização; Deve-se evitar contato íntimo, utilizar tampões ou duche vaginal até que os sangramentos desapareçam; Não realizar esportes ou atividades físicas intensas até que os sangramentos desapareçam; Usar os remédios e pomadas indicados pelo médico.

Quantas sessões de cauterização são necessárias?

A quantidade de sessões de cauterização de condilomas, depende de cada indivíduo e do tipo de vírus causador. Algumas lesões, desaparecem em única sessão. Outras, precisam de repetição. Não existe uma regra em relação ao número de sessões.

O que é cauterização para que serve?

A cauterização capilar é um tratamento para os cabelos com química que tem como objetivo reforçar a estrutura dos fios, recuperar a sua densidade e reparar os danos causados pela química.

Quantas vezes no mês posso fazer cauterização?

É um tratamento mais profundo, que vai repor a massa perdida por causa de processos químicos e até mesmo danos externos. Dica: A cauterização deve ser feita apenas uma vez por mês. O excesso de reconstruções à base de queratina pode deixar os fios ásperos e endurecidos.

O que não pode fazer depois de uma cauterização?

Após sua realização, deve-se evitar ter relação sexual, fazer duchas vaginais e utilizar absorventes íntimos.

Quantos dias sem lavar o cabelo depois da cauterização?

Dica: para fixar bem o produto nos fios, o ideal é lavar o cabelo apenas 3 dias depois do procedimento. Nathalia, é advogada, mas sua paixão é o mundo da beleza – especialmente cabelo e maquiagem.

Quantos dias tem que ficar de repouso depois da cauterização?

Depende da quantidade de lesões, mas geralmente pode voltar as atividades habituais no mesmo dia ou no dia seguinte. Converse com o seu urologista sobre o tempo recuperação da cauterização. Não há restrição de alimentos.

O que é melhor para o cabelo botox ou cauterização?

A cauterização é o tratamento que age do córtex até as cutículas por dentro do fio. O botox é a melhor alternativa para quem busca rejuvenescimento dos fios e um resultado imediato.

Tem formol na cauterização?

Cauterização contém formol? Não! O formol é uma substância usada, normalmente, em escovas progressivas e métodos alisantes. Sua principal ação é na fibra capilar – ele ataca as pontes de dissulfeto, responsáveis por dar a forma natural dos fios.

Qual é a diferença entre cauterização e reconstrução?

Diferente da cauterização capilar, a reconstrução é indicada para cabelos danificados e também para os fios saudáveis. A reconstrução deve ser feita quando o fio começa a ficar poroso, frágil, quebradiço, sem brilho e com aspecto emborrachado.

Tem que pranchar o cabelo depois da cauterização?

Após a secagem parcial do cabelo, inicie a cauterização aplicando um protetor térmico. Na sequência, pranche os fios e finalize o procedimento com um óleo capilar. “Passe a prancha mecha a mecha, com um pouco de pressão e velocidade.

Pode pintar o cabelo depois da cauterização capilar?

Contraindicações. A cauterização não deve ser aplicada em cabelos que sofreram outro procedimento, como tintura e alisamento no mesmo dia. Também não pode ser feita se o couro cabeludo estiver ferido ou com qualquer doença.

Quem não pode fazer cauterização no cabelo?

Outro cuidado é não fazer o tratamento se o couro cabeludo estiver com alguma alteração, como dermatite seborreica ou outras inflamações. Além disso, a cauterização capilar não é recomendada para cabelos que já estão saudáveis, uma vez que o excesso de proteínas nos fios pode torná-los rígidos e quebradiços.

Quais os riscos de uma cauterização?

A região cauterizada pode ficar mais sensível, sendo comum o surgimento de dor local, sangramento ou corrimento após a cauterização. Desta forma, a recomendação é que a paciente não realize esforço físico intenso e que não tenha relações sexuais durante alguns dias.

Como é feita a cauterização?

O processo de cauterização envolve a aplicação de produtos ricos em proteínas e aminoácidos, que penetram nas cutículas dos fios. Em seguida, é aplicado calor controlado para selar essas substâncias, reconstruindo a fibra capilar e proporcionando uma camada de proteção.

Pode cauterizar pinta?

Quando ela é indicada? Utilizada para retirar alguns tipos de tumores benignos e cânceres da pele, também pode ser realizada para extrair lesões benignas da pele, como pintas, escamações e verrugas.

Artigo anterior
O que é creme na culinária?
Artigo seguinte
O que faz o celular descarrega rápido?