O que é uma audiência de justificação prévia?

Perguntado por: Melissa Jéssica Domingues de Sousa  |  Última atualização: 10. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (1 avaliações)

A audiência de justificação prévia é uma audiência com a finalidade de esclarecer determinado fato para que seja ou não deferida uma medida liminar. Não se confunde com o convencimento para julgar o mérito, apenas fato isolado que dependa para elucidar a eficácia da medida liminar.

Qual a finalidade da audiência de justificação prévia?

Esse tipo de audiência acontece em dois períodos do processo e serve para que o juiz obtenha informações adicionais acerca das alegações do autor.

O que é a justificação prévia?

Mas a tutela de urgência também pode ser concedida antes da ouvida do réu mediante “justificação prévia”. Essa justificativa é adequada especialmente quando a ouvida do demandado pode tornar a tutela ineficaz.

O que acontece depois da audiência de justificação?

Na audiência de justificação, o autor poderá levar ao juiz as provas que mostram a urgência da demanda. "Se ele não pedisse a audiência de justificação, muito dificilmente o juiz ia conceder a tutela só olhando para a prova documental.

O que fazer em uma audiência de justificação?

Exemplo de caso de audiência de justificação

Ao receber a intimação para a audiência, o advogado do réu deve juntar aos autos o rol de testemunhas e os documentos que irão fundamentar o debate em audiência, devendo fazer isso para tornar possível conferir paridade às partes.

Isso você PRECISA saber sobre a audiência de JUSTIFICAÇÃO

41 questões relacionadas encontradas

Para que serve a ação de justificação?

A ação de justificação possui natureza cautelar e preparatória, destinando-se à obtenção de prova nova que possa ser utilizada para a instrução de revisão criminal, sendo a reinquirição da ofendida, diante da superveniência de fato que indique a vontade desta em ser novamente ouvida, admitida no conceito de prova nova.

É necessária a citação do réu para a audiência de justificação?

Nos termos do art. 562 do CPC , caput, a citação dos réus é requisito indispensável para a validade da audiência de justificação prévia.

O que é justificação no processo penal?

Após o trânsito em julgado da condenação, a defesa ajuizou pedido de justificação criminal. Trata-se de um procedimento de origem cível incorporado ao processo penal que permite a produção de provas para embasar um eventual pedido de revisão criminal.

Qual o prazo para justificar ausência na audiência?

O prazo será de 10 dias do art. 277 do CPC somente será aplicável na hipótese de audiência una de conciliação e instrução, nos termos do art. 27 da Lei n. 9099 /95.Ao contrário do disposto no art.

Quais são os tipos de audiência?

Neste artigo, vamos apresentar os principais tipos de audiências e fornecer dicas valiosas de como se preparar para cada uma delas.
  • Audiência de Conciliação. ...
  • Audiência de Instrução e Julgamento. ...
  • Audiência de Oitiva de Testemunhas. ...
  • Dicas para se preparar para as audiências.

O que é a justificação?

1 Que se justificou; que tem ou teve justificação. 2 Que foi fundamentado com argumentos e razões válidas; desculpado, legitimado. 3 Que foi inocentado ou isento de responsabilidade. 4 Jur Que foi provado em juízo.

Quando for ordenada a justificação prévia O prazo para contestar será contado da intimação pessoal do réu?

Quando for ordenada a justificação prévia, o prazo para contestar será contado da intimação da decisão que deferir ou não a medida liminar. Art. 930. Concedido ou não o mandado liminar de manutenção ou de reintegração, o autor promoverá, nos 5 (cinco) dias subseqüentes, a citação do réu para contestar a ação.

Quantos dias antes da audiência pode arrolar testemunhas?

O rol de testemunhas deverá ser apresentado até dez dias antes da audiência (art. 407 do CPC) na ausência de fixação de prazo diverso pelo juízo.

O que é audiência de justificação violência doméstica?

A audiência de justificação/multidisciplinar/acolhimento é facultativa e pode- rá ser designada pelo Juiz para promoção de encaminhamentos à rede de apoio de vítimas, autor de violências e familiares ao programa mais adequado, podendo ser subsidiado por equipe multidisciplinar quando existente” (arts.

O que significa o artigo 562?

562. Estando a petição inicial devidamente instruída, o juiz deferirá, sem ouvir o réu, a expedição do mandado liminar de manutenção ou de reintegração, caso contrário, determinará que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o réu para comparecer à audiência que for designada. Parágrafo único.

O que é uma liminar do juiz?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

Sou obrigado a participar de uma audiência?

Se você foi informado por terceiros que deverá comparecer a uma audiência, cuidado! Sem uma intimação judicial, não há obrigação de comparecimento. Você só tem a obrigação de comparecer se for legalmente chamado, por oficial de justiça ou por carta.

O que acontece se eu não ir a uma audiência?

O não comparecimento à audiência judicial de conciliação ou mediação não gera nulidade, extinguindo o processo, contudo, quando não justificado por alguma das partes, é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e deve ser sancionado com multa de até dois por cento do valor da causa.

O que acontece se o autor não comparecer à audiência?

Ausência do autor da ação em audiência sem justificativa leva à extinção do processo.

O que é justificado pela fé?

“Justificação pela fé” é o nome comumente dado ao entendimento de Lutero da justificação. Ele é apropriado, pois Lutero de fato afirma que a justificação vem somente pela fé. O que realmente acontece é que Deus nos imputa a justiça de Cristo, que age 'como um guarda-chuva contra o calor da ira de Deus'.

O que é audiência de justificação no processo civil?

AUDIÊNCIA DE JUSTIFICAÇÃO, (artigo 300, §2º)

A audiência de justificação prévia é uma audiência com a finalidade de esclarecer determinado fato para que seja ou não deferida uma medida liminar.

O que é revisão criminal no processo ́penal?

A revisão criminal é uma ação penal constitutiva, que equivale à ação rescisória cível. Tem por finalidade a reparação de eventuais erros judiciários, estando prevista nos arts. 621 ao 631 do CPP.

Como funciona uma audiência de reintegração de posse?

A ação de reintegração de posse segue o trâmite normal das demais ações cíveis, o que a torna específica é apenas a questão do objeto, que é próprio e determinado: a devolução da posse de um bem quando um terceiro a toma contra a vontade do possuidor.

Quando a parte pode se recusar a prestar depoimento?

“Recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional”.

O que é a auto justificação?

Autojustificação. É a falsa necessidade de explicar e justificar atitudes, ações e comportamentos, usada como pretexto para não encarar, sequer admitir, o verdadeiro problema. A racionalização é um derivado da autojustificação.

Artigo anterior
Qual a diferença entre tinta epóxi e resina epóxi?
Artigo seguinte
Quem cunhou o termo Orientalismo?