O que é uma atividade Epilinguistica?

Perguntado por: Tatiana Mariana Barbosa  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

a) atividade epilingüística – é o exercício de reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades.

O que é atividade Epilinguística de um exemplo?

Escrever novamente um trecho que não ficou tão claro, utilizar outras palavras, substituir expressões, rasurar, retirar termos que não combinam e escrever de outro jeito são alguns exemplos de como a atividade epilinguística se manifesta na produção textual.

Qual a diferença entre Metalinguistica e Epilinguistica?

Já as atividades epilinguísticas contemplam o plano axiológico e as relações dialógicas, para compreensão valorada do discurso mobilizado no gênero, enquanto as atividades metalinguísticas coadunam quadros nocionais consolidados às intepretações expansivas axiológicas suscitadas pela epilinguagem.

O que é Epilinguagem?

A epilinguagem é, então, uma linguagem que está “por cima” da linguagem, agindo diretamente nela, e não “para além” dela, como a metalinguagem.

Por que é possível promovermos o estudo reflexivo Epilinguístico sobre a língua?

O trabalho epilingüístico, ao permitir que os alunos reflitam sobre a língua, transformando-a concretamente em seus textos, torna possível operacionalizar conhecimentos implícitos que passam a integrar um repertório ilimitado de opções conscientes a serem utilizadas pelos alunos em suas produções.

Atividade Epilinguística - Ensino com base no caráter reflexivo/criativo

42 questões relacionadas encontradas

O que é metalinguagem e exemplos?

A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.

O que é uma linguagem Metalinguistica?

Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo

A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo.

O que é conhecimento Metalinguistico?

O conhecimento metalinguístico é a exteriorização do conhecimento epilinguístico, que consiste em possuir entendimento sobre a estrutura da língua, suas regras e forma, ou seja, é um conhecimento associado à gramática. Assim, a pessoa consegue manipular as palavras, morfemas, fonemas e outras unidades da língua.

São metalinguística?

Metalinguagem consiste num tipo de linguagem que se refere diretamente a própria linguagem usada na comunicação. ... Por exemplo, quando determinada pessoa pergunta o significado de alguma palavra, esta está usando a função metalinguística (descrever a própria linguagem).

Quais as variantes linguisticas?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Como identificar a função metalinguística?

A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.

Quais são as características da função metalinguística?

A principal característica da função metalinguística da linguagem é o foco no código, o qual é utilizado para explicar, analisar e refletir sobre o próprio código. Esse conceito tem grandes aplicações no dia a dia. Um exemplo disso é quando, em uma situação de diálogo, deixamos de compreender algo que foi dito.

Onde encontrar a função metalinguística?

A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.

Para que serve a função metalinguística?

Assim, o autor utiliza-se de uma função da linguagem conhecida como função metalinguística, que pode ser definida como: A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.

Qual o objetivo da função metalinguística?

Na função metalinguística, o foco da mensagem é o código, seja ele linguístico (a escrita ou a oralidade), seja extralinguístico (música, cinema, pintura, fotografia, gestualidade etc.). Quando o emissor preocupa-se com o código, ele produz aquilo que chamamos de metalinguagem.

Como usar metalinguagem?

A metalinguagem é usada quando se deseja falar da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem. O dicionário e a gramática são alguns exemplos.

Qual a diferença de linguagem e metalinguagem?

A linguagem é utilizada para a comunicação. ... Assim, a metalinguagem é considerada uma das funções da linguagem. Pode ser entendida como uma mensagem que evidencia a própria linguagem utilizada nela. Por exemplo, um romance que fala sobre literatura, um filme cuja temática é o cinema, um poema que fala de poesia etc.

O que é uma crônica metalinguística?

A crônica metalingüística é quando o autor escreve sobre o próprio ato de escrever, sob a forma de uma reflexão despretensiosa, de uma retrospectiva das primeiras experiências com as letras, de uma análise da palavra.

Quais são as principais características da função poética?

A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. Lembre-se que na função poética, o mais importante é a mensagem em si.

São características da função poética exceto?

Questão 1. Sobre a função poética da linguagem, é correto afirmar, exceto: ... Isso significa dizer que a função poética está voltada para a própria mensagem. c) Nesse tipo de função, a mensagem está centrada no emissor, pois a intenção do produtor do texto é posicionar-se em relação ao tema abordado.

Quais são as poéticas?

Como disciplina teórica, a poética é o estudo das obras literárias, particularmente as narrativas, que visa esclarecer suas características gerais, a sua literalidade, criando conceitos que possam ser generalizados para o entendimento da construção de outras obras.

O que é poética exemplos?

A Função Poética preocupa-se com a forma do discurso, ou seja o modo utilizado para transmitir uma mensagem, além do uso de figuras de linguagem e combinação de palavras. Essa adaptação é necessária quando passamos uma mensagem. ...

O que é crônica e exemplos?

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Quais são os tipos de crônicas?

Quais são os tipos de crônicas?
  • Crônica descritiva. A crônica descritiva é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa. ...
  • Crônica narrativa. ...
  • Crônica dissertativa. ...
  • Crônica humorística. ...
  • Crônica lírica. ...
  • Crônica poética. ...
  • Crônica narrativo-descritiva. ...
  • Crônica jornalística.

Como se faz uma crônica exemplo?

Como fazer uma crônica narrativa?
  1. Enredo: história da trama, onde surge o tema ou o assunto que será narrado.
  2. Personagens: pessoas presentes na história e que podem ser principais ou secundários.
  3. Tempo: indica o tempo no qual a história está inserida.
  4. Espaço: determina o local (ou locais) onde se desenvolve a história.

Artigo anterior
O que a longitude influência no clima?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de picolé de uva?