O que é uma apropriação contábil?
Perguntado por: Miriam Bárbara de Carneiro | Última atualização: 14. Februar 2022Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)
Só Contabilidade - Resposta do Exercício. Explicação da resposta: Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não.
O que é apropriação de seguros?
Prêmio de seguros a vencer (ou a apropriar): quando a empresa faz um contrato de seguro, o segurador se obriga com a segurada mediante pagamento de um prêmio, a indenizá-la de prejuízo decorrente de riscos futuros, previstos no contrato.
O que é apropriação de juros?
Com isso, os juros a apropriar é um tipo de juros redutor pois estarão inseridos em seu cálculo, juros que farão com que o saldo devedor do proprietário da dívida cresça, sendo assim necessário um pagamento maior.
O que é apropriação de receitas?
A receita a apropriar é uma entrada que adia o reconhecimento de renda até a empresa realizar os serviços. ... A publicação de receita a apropriar como um passivo atende a esse princípio e permite a representação financeira exata das operações de uma empresa.
O que é apropriação da despesa?
Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não.
APROPRIAÇÃO X PROVISÃO
O que significa o termo apropriação de salários?
A apropriação de salário estabelece-se a partir de duas possíveis situações: primeiro, com simples negação de pagamento de proventos – dentro dos limitados contornos adiante esclarecidos; segundo, a partir da entrega formal de salário e posterior exigência de restituição dos valores.
O que é a conta juros a transcorrer?
Os juros a transcorrer ou encargos financeiros a transcorrer é uma conta de natureza devedora que tem origem nas operações de empréstimos e financiamentos com a cobrança antecipada de juros passivos, é uma conta retificadora do Passivo, que será apropriada ao resultado à medida que o tempo transcorrer.
Como apropriar seguros?
A apropriação do prêmio do seguro será feita mensalmente durante os doze meses de validade da apólice. Para isso, é preciso encontrar o valor residual mensal do prêmio, que é o resultado da divisão do valor de contratação pela quantidade de meses do período.
O que quer dizer apropriação?
substantivo feminino Ação ou efeito de apropriar, de tomar algo para si, de se apossar de algo, legal ou ilegalmente; apoderamento, empossamento: apropriação do espaço público. Acomodação ou adaptação a um determinado objetivo. [Jurídico] Apoderação de algo que está abandonado ou que aparentemente não tem proprietário.
Como é realizado o reconhecimento das receitas em uma empresa de seguros?
– Para os produtos de risco, o fato gerador da receita é a emissão da apólice/certificado/endosso ou a vigência do risco para os casos em que o risco se inicia antes da sua emissão.
Como contabilizar uma despesa antecipada?
Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.
Como contabilizar seguros pagos antecipadamente?
Seguros pagos antecipadamente consistem numa despesa antecipada, que é registrada no ativo. Então, no momento do pagamento, há apenas uma permuta entre contas do ativo. O seguro vai ser apropriado como despesa durante o período de vigência do seguro, de acordo com o regime de competência.
Como se lançar adiantamento de salário?
Para a correta contabilização do Adiantamento, a mesma deve ser calculada como Folha: "Adiantamento", pois o sistema utiliza o VDB de Líquido do Adiantamento Quinzenal para a sua contabilização. Esta regra usa o VDB Líquido de Adiantamento Quinzenal.
Como contabilizar juros prefixados de empréstimos?
Já os juros pré-fixados incidentes sobre o empréstimo serão lançados em conta redutora denominada "Juros a Transcorrer", também no Passivo Circulante (PC) ou Passivo Não Circulante (PNC), para apropriação futura como despesa, em função da fluência do prazo.
Como contabilizar empréstimo bancário com carência?
Os juros em operações com carência de pagamento de principal e juros, devem ser contabilizado: Debitando o resultado (juros), levando a crédito do passivo na conta de empréstimo, ou devo lançar a débito de juros a transcorrer(p) e crédito de empréstimos(p), pois neste período a dívida só vai ser recomposta e não existe ...
Como contabilizar antecipação de empréstimo?
A taxa cobrada em uma antecipação é calculada a juros simples e aplicada sobre o valor líquido da transação e é proporcional ao tempo em que a parcela está sendo antecipada. Essa taxa é mensal, mas o cálculo é feito com taxa diária (taxa mensal/30).
Como contabilizar empréstimos de capital de giro?
Para calcular seu Capital de Giro Líquido (CGL), basta subtrair o Ativo Circulante (AC) – Investimentos e o Passivo Circulante (PC) – Fonte de Recursos.
O que é lançamento de apropriação?
Geralmente são lançados por esse programa cupons fiscais, faturas de energia elétrica, água e telefone, prestação de serviços (mão-de-obra), entre outras despesas da empresa. ...
Como contabilizar provisão?
As Provisões são efetuadas com o objetivo de apropriar o resultado de um período de apuração, segundo o regime de Competência, pois os custos de férias e de 13º Salário são devidos no mês ocorrido, logo equivale a 1/12 avos a cada mês trabalhado. Entenda também Formas de Apuração das Regras de Contabilização.
Como fazer apropriação da folha de pagamento?
Para fazer a apropriação desses encargos da empresa é preciso debitar as contribuições de previdência, que é um cálculo de resultados. No nosso exemplo o valor a debitar é de R$ 268,00. E, em seguida, vamos creditar as contribuições de previdência a recolher (mesmo valor).
Quando é reconhecida uma despesa?
Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.
Qual a diferença de provisão e apropriação?
Empresas usam provisões para se preparar para futuras contingências reservando uma quantidade de dinheiro específica. Em alguns casos, no entanto, o dinheiro não é suficiente para eventos inesperados. Apropriações podem ser tanto para despesas como para receitas, enquanto provisões são apenas para despesas.
Qual é o lado que a gente escreve esquerdo ou direito?
O que acontece no cérebro durante uma convulsão?