O que é uma antítese exemplos?
Perguntado por: Luís Sebastião Maia Sousa | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)
Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".
Como identificar uma antítese?
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.
O que é a antítese?
Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso. Não deve ser confundido com paradoxo, outro recurso que usa ideias opostas no discurso.
Como diferenciar paradoxo de antítese?
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
Estou rindo para não chorar?
Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.
Figura de linguagem Antítese - conceito e exemplos
Qual é a figura de linguagem?
Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.
São exemplos de catacrese?
- Árvore genealógica.
- Fio de óleo.
- Céu da boca.
- Boca do túnel.
- Boca da garrafa.
- Pele do tomate.
- Braço do sofá
- Braço da cadeira.
O que é antítese e paradoxo?
Muitas pessoas confundem a antítese com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento.
O que é uma personificação exemplos?
Exemplos de personificação
"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.
Qual é a diferença entre as figuras de linguagem metáfora e comparação?
A comparação e a metáfora são muito parecidas. Ambas empregam as palavras fora do seu sentido normal, por analogia. A diferença entre elas está no uso de termos comparativos. A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos.
O que é prosopopéia é um exemplo?
Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.
O que é ambiguidade é um exemplo?
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.
Como fazer uma antítese?
A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".
Como explicar uma metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
O que é uma metáfora exemplos?
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. Também é um recurso expressivo. Amor é fogo que arde sem se ver. Vi sorrir o amor que tu me deste.
Que palavras do poema constituem uma antítese entre as partes?
Que palavras do poema constituem uma antítese entre as partes? Resposta: As palavras noite e aurora.
Como identificar uma personificação?
Muito comum em obras literárias, a personificação consiste na atribuição de conceitos, histórias e características humanas (físicas ou sentimentais) a animais ou a objetos inanimados. Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado.
O que é pleonasmo e exemplos?
É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.
O que é metonímia e 3 exemplos?
O que é Metonímia:
A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.
O que é Assonancia e exemplos?
Aliteração e Assonância
Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
O que são Figuras de Linguagem exemplos?
Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos.
Quais são as principais Figuras de Linguagem?
- 1 – Metáfora. A gente usa metáfora para fazer uma comparação sem deixar o elemento comparativo evidente na frase. ...
- 2 – Metonímia. ...
- 3 – Sinestesia. ...
- 4 – Antítese. ...
- 5 – Paradoxo. ...
- 6 – Eufemismo. ...
- 7 – Hipérbole. ...
- 8 – Ironia.
O que é hipérbole e exemplos?
Usos da hipérbole
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
Que elementos são contrastados na antítese?
A antítese é uma figura de linguagem que tem o objetivo de expor ideias com sentidos opostos, por exemplo: amor e ódio ou a vida e a morte. É de entendimento de todos que tanto amor e ódio quanto a vida e a morte são palavras contrárias e que representam uma oposição de ideias.
Qual entidade gosta de feijoada?
O que hidrata crianças quando com diarreia?