O que é uma anáfora?
Perguntado por: Sara Inês Nunes de Nunes | Última atualização: 26. März 2025Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)
Em retórica, anáfora é a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos. É uma figura de linguagem muito usada nos quadrinhos populares, música e literatura em geral, especialmente na poesia.
O que é anáfora é um exemplo?
No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas.
O que é uma relação anáfora?
A anáfora é toda parte do texto que aponta para uma ideia anterior. Ela é um conjunto de conectivos, que tem como função a chamada reativação. Quando se cita algo em um texto e prática uma anáfora, a pessoa está apontando para trás, ou seja, está reafirmando uma informação que já foi passada.
O que é anáfora Justifique sua resposta?
A anáfora é o processo de repetição ou retomada de uma palavra/referente utilizado anteriormente na frase ou no texto. Devido a sua aplicação em diversos níveis da língua — a frase, o texto, por exemplo —, ela se expressa de diferentes modos.
O que é catáfora e exemplos?
Assim, dizemos que há catáfora quando o item de referência antecipa um componente que ainda não foi expresso no texto. Veja mais alguns exemplos da realização da catáfora: Só desejo isto: que você seja muito feliz. Antecipo-lhes uma coisa: todos receberão o aumento.
Figura de Linguagem – Anáfora - Rápido e fácil I Português On-line
O que é anáfora e catáfora exemplo?
Diferença entre anáfora e catáfora
Enquanto a anáfora faz referência a um termo ou ideia que já foi mencionada anteriormente no texto, a catáfora antecipa uma informação que será mencionada posteriormente. Em outras palavras, a anáfora olha para trás e a catáfora olha para frente no texto.
Quais são os tipos de anáfora?
Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição. Este último grupo será subdividido em pronominais e nominais.
Qual a diferença de anáfora e catáfora?
Geralmente, a anáfora resgata uma informação citada anteriormente no texto. Já a catáfora é uma expressão que apresenta uma informação que ainda vai ser trabalhada no texto.
O que é anáfora indireta exemplos?
(1) Ontem fomos a um restaurante. O garçom foi muito indelicado e arrogante. A anáfora indireta o garçom é recuperada pelo esquema que é ativado pela âncora um restaurante. Esta expressão definida, que não foi mencionada antes, introduz um referente novo no modelo de mundo textual.
Como identificar o anacoluto?
De acordo com esses escritores, só é caracterizado anacoluto quando a frase é truncada e um pedaço do seu enunciado fica suspenso. Eu, acho que não estou passando muito bem. Nora, lembro dela toda vez que faço esse pudim. A vida, não sei como será sem saúde.
O que é metonímia é um exemplo?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
O que é uma anáfora direta e indireta?
1. Na anáfora direta, a descrição definida tem o mesmo nome-núcleo que seu antecedente e se refere à mesma entidade que ele; 2. Na anáfora indireta, apesar de o nome-núcleo da descrição definida ser outro que o de seu antecedente, a entidade ainda é a mesma6.
O que é catáfora textual?
É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto.
Como saber se é uma metáfora?
Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.
São exemplos de catacrese :*?
- O dente de alho;
- A batata da perna;
- O salto de pico fino;
- A pele do tomate;
- O fio de azeite;
- A boca da garrafa;
- O braço do sofá;
- As maçãs do rosto;
O que é hipérbole é um exemplo?
Eu estou congelando de frio! Certamente, a pessoa está sentindo muito frio, mas ela não está, de fato, congelando. Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente. Por isso, a hipérbole também costuma ser um exagero óbvio, ou seja, usa-se essa linguagem figurada de modo perceptível.
O que é prosopopéia é um exemplo?
Exemplo: Aquele homem é um leão. Perceba que ocorre um efeito comparativo entre homem e leão. A frase traz a ideia de um homem forte e corajoso, características do animal a quem ele é comparado, ou seja, não ocorre uma atribuição de ações do homem ao leão, mas apenas uma comparação.
Como saber se é eufemismo?
Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.
Quais são as Antiteses?
Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".
Como identificar um hipérbato?
Se tratando da língua portuguesa, uma oração regularmente é composta pela ordem sujeito + verbo + complemento + adjuntos. O hipérbato se dá quando essa ordem é invertida para enfatizar e/ou destacar algumas partes da frase.
O que é polissíndeto é um exemplo?
O que é polissíndeto? Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)
O que é cadeia referencial?
Logo, as cadeias referenciais são formadas por mecanismos de retomada ou remissão de expressões referenciais por meio das relações fóricas (anafóricas e catafóricas) e dêiticas.
Qual a diferença entre redução cruenta e incruenta?
Como tirar a extensão do Meet?