O que é um vitral e qual era sua função na arte gótica?
Perguntado por: Juliana Baptista Teixeira | Última atualização: 14. April 2022Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...
O que é um vitral gótico?
O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
Qual a função dos vitrais nas catedrais góticas?
Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções. Rosácea: elemento decorativo circular e colorido preenchido com vitrais, o qual era utilizado nos portais de entradas das igrejas.
Qual a definição dos vitrais?
Vidraça de igreja ou capela com vidros de cores, mostrando vários desenhos.
Qual é a função dos vitrais?
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...
AULA 1 - O vitral e a arte gótica
Quais as características dos vitrais?
Uma das principais características dos vitrais é a beleza proporciona pela combinação das cores como também as formas e texturas utilizadas na sua criação, propiciando uma iluminação diferenciada aos ambientes nos quais se utilizam desta arte.
O que as imagens dos vitrais representavam?
O Vitral é tum tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos, que representam cenas ou personagens. Na idade Média eram usados na ornamentação de igrejas e catedrais pois ao penetraz a luz do sol, as imagens produzidas conferiam imponência e reforaçavam a espiritualidade do local.
Como os vitrais deixam o ambiente?
Eles podem exercer uma função inversa e substituir uma cortina, pois, ao serem usados vidros mais escuros, é possível diminuir a claridade da incidência da luz. A técnica permite, ainda, representar diferentes cenas, personagens ou formas.
Porque os vitrais foram muito?
Os vitrais foram muito utilizados nessa época principalmente na arte Gótica, esta influenciada pela cultura bizantina. Em Ravena, os artistas italianos introduziram o elemento chumbo o qual era utilizado para unir os fragmentos de vidro de acordo com o seu desenho.
Como fazer um vitral gótico?
Passo 1: Desenho - A base do vitral deve ter espaços largos entre as formas desenhadas e que se conectem, para que, quando cortar, o desenho fique vazado. Passo 2: Com a tesoura corte as formas do desenho que quer que fiquem vazadas. Você pode usar o estilete para isso mas deve ter cuidado para ele não deslizar.
Como são feitos os vitrais góticos?
Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. Contando muitas vezes com uma temática religiosa, o desenho era recortado em diferentes pedaços de papel, que se encaixavam perfeitamente à armação de ferro que comportaria as peças de vidro.
Quais são os tipos de vitrais?
Existem basicamente três tipos de vidro Antique: o normal, composto por massa vítrea homogênea de única cor; o plaquê (doble), composto por camadas sobrepostas de cores distintas; e o reamy (barroque), composto de massa homogênea, mas com ranhuras acentuadas pela movimentação do vidro no processo de resfriamento.
Qual o significado dos vitrais na Alta Idade Média?
Merecem destaque também na arquitetura gótica os vitrais feitos de vidros e repleto de cores, que serviam de entrada de luz e, em sua maioria, representavam temas religiosos. As pinturas e esculturas góticas, assim como as artes do estilo românico, tinham como principal temática a religião.
Porque os vidros da igreja são coloridos?
Com a construção de cada vez mais igrejas com arquitetura gótica, diversos artistas eram procurados para preencherem as amplas janelas e portas que existiam alí. As peças seriam "pintadas" para ajudar a mostrar detalhes sobre roupas, bem como gestos, expressões, etc.
Qual era as duas razões para se ter gárgulas nas igrejas românicas?
Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados.
Como eram feitos os vitrais e em quais espaços ficavam?
Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. Na Baixa Idade Média, o desenvolvimento comercial europeu abriu espaço para novas possibilidades estéticas. ... Dessa forma, a peça de vidro ainda ficava colorida sem bloquear completamente a passagem de luz pelo material.
Para que servem os vitrais nas mesquitas islâmicas?
Elas eram geralmente usadas para decorar paredes de palácios ou de edifícios públicos e representavam cenas de caça e da vida cotidiana da corte.
Qual a finalidade das gárgulas?
A função estrutural é a de impedir que a água a extrair do edifício cause infiltrações nas paredes e no solo perto do edifício, pelo que as gárgulas costumam possuir uma dimensão razoável com a finalidade de projetar a água à maior distância possível.
Quais eram as representações dos vitrais?
Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas.
Por que os vitrais das igrejas medievais são mais espessos na base?
A idéia de que os vitrais das igrejas medievais seriam mais espessos na base por terem escorrido ao longo dos últimos 500 ou 600 anos não tem fundamento. O engenheiro de materiais Edgar Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos, pesquisou em livros a composição química dos vidros fabricados na Idade Média.
Como se faz um vitral?
A pintura do desenho Você deve preencher com pincéis o desenho tracejado anteriormente com a pasta de relevo vitral, utilizando o verniz vitral. Pinte todos os campos do desenho cuidadosamente, escolha também uma cor para o fundo, parte que não pertence ao desenho contornado. E, de novo, espere secar por 24 horas.
Como são feitos os vitrais?
Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.
Quais as cores mais utilizadas nos vitrais góticos?
Além disso, na maioria das igrejas, os vitrais se encontram muito no alto ou em lugares distantes do olhar contemplativo dos fiéis. As cores mais presentes nos vitrais das catedrais góticas são o azul e o vermelho.
Como era feito o vidro na Idade Média?
No início da Idade Média, entre os anos 500 e 600, para fabricar uma placa de vidro, o artesão usava a cana de sopro para fazer uma esfera oca que era levada ao forno para ser ampliada por meio da rotação do forno.
O que é bom para ferida necrosada?
O que é DDL e DDF?