O que é um transistor bipolar?

Perguntado por: Mónica Nicole de Azevedo  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

O transístor de junção bipolar, TJB, é o tipo de transístor mais comum, devido sua facilidade de polarização e durabilidade. Recebe este nome porque o processo de condução é realizado por dois tipos de carga - positiva e negativa.

Para que serve um transistor bipolar?

Os transistores têm duas funções básicas: amplificar a corrente elétrica ou barrar a sua passagem. Quando na função de amplificador, os transistores são alimentados por uma baixa corrente elétrica de entrada, amplificando-a e, assim, produzindo uma corrente elétrica de saída com maior intensidade.

O que é um transistor como funciona?

Nos circuitos digitais seu funcionamento é muito simples. ... Quando uma tensão elétrica é aplicada à base, o transistor “abre”, ou seja, funciona como condutor, permitindo que uma corrente elétrica flua entre emissor e coletor e alimente o circuito ao qual está ligado.

Quais as características de um transistor bipolar?

O Transístor Bipolar

Ele é montado numa estrutura de cristais semicondutores, de modo a formar duas camadas de cristais do mesmo tipo intercaladas por uma camada de cristal do tipo oposto, que controla a passagem de corrente entre as outras duas.

Quais os tipos de transistores bipolares?

Transistores Bipolares

Existem 2 tipos: os NPN e os PNP. Estes nomes são dados em função das camadas de semicondutores. Nos transistores NPN, duas camadas N são unidas com uma camada P no meio.

Transistor #01 - Introdução ao Transístor Bipolar

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de conexões que os transistores podem apresentar *?

Os transístores têm três zonas de funcionamento distintas:
  • Corte - Ambas as junções estão polarizadas inversamente.
  • Saturação - Ambas as junções estão polarizadas directamente.
  • Ativa - Junção base-emissor polarizada directamente e junção base colector polarizada inversamente.

Quantos tipos de transistores de junção existem?

Existem dois Tipos de TsJB (BJTs): npn e pnp. O Tipo npn consiste em duas Regiões n separadas por uma Região p. O Tipo pnp consiste em duas Regiões p separadas por uma Região n. As Figuras 2 e 3 representam os seus respectivos símbolos esquemáticos.

Quais são as principais características de um transistor?

O transistor é um componente de muita importância em circuitos elétricos. Basicamente, um transistor é constituído por três camadas de semicondutores, formando a seguinte sequência: p-n-p ou n-p-n, funcionando basicamente como dois diodos colocados em oposição, unidos pela camada semicondutora central.

Como deve ser polarizado um transistor bipolar?

Para que o transistor funcione adequadamente, as duas junções devem ser polarizadas simultaneamente. Isso é feito aplicando-se tensões externas nas duas junções do componente.

Qual é a principal função da curva característica de um transistor?

As curvas características de transistores mostram como estes componentes se comportam quando temos uma polarização fixa de sua base e a tensão de coletor varia. A corrente de coletor vai variar em função do seu ganho gerando uma família de curvas como a mostrada na figura 1.

O que é o ganho de um transistor?

Ganho do transistor (β ou hFE): O ganho do transistor indica quantas vezes a corrente de coletor (IC) é maior que a corrente de base (IB).

Qual a aplicação de um transistor?

Os transistores são componentes eletrônicos semicondutores de três camadas. Eles são amplamente utilizados na construção de chips eletrônicos, processos de amplificação, operações de chaveamento e em outras diversas aplicações.

Quais as três regiões de atuação de um transistor e como ela funciona?

Basicamente, o transistor possui três regiões dopadas, conhecidas também como coletor, base e emissor. Ao procurar por um componente, geralmente você vai ver que pode ter dispositivos do tipo npn ou pnp. ... Da mesma forma, porém inversamente, o tipo pnp possui uma região n entre duas regiões p.

Qual a importância de um transistor?

Os transistores têm uma importância enorme para o seu computador. Graças a essa invenção, diversos tipos de circuitos eletrônicos são fabricados em miniaturas. Isso fez com que fosse possível colocar milhões de transistores em um circuito integrado de poucos cm² de área, como ocorre nos processadores dos computadores.

Qual é a função de um diodo?

O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.

Qual a diferença entre um transistor NPN e PNP?

Outro conceito que diferencia os transistores NPN e PNP é que, uma vez que a tensão é alocada de forma diferente, eles têm fluxos de corrente opostos na saída. Em um transistor NPN, a corrente de saída flui do coletor para o emissor. Em um transistor PNP, a corrente de saída flui do emissor para o coletor.

Como é feita a polarização do transístor NPN e seu funcionamento?

O transistor NPN possui suas junções NP uma voltada contra a outra, com o cristal P (positivo) para as costas da outra junção, formando, então, o transistor de junção bipolar (TJB) NPN. Esse é acionado com carga positiva em relação ao emissor.

Quais os modos de operação de um transistor?

Os modos de corte e saturação são aqueles em que o transistor é usado para operar como chave eletrônica em circuitos lógicos (por exemplo, em computadores). No modo ativo, o transistor opera como fonte de corrente e é capaz de amplificar sinais. Vejamos, adiante, a descrição da operação em cada um dos modos.

Como devemos polarizar um transistor NPN?

Em transistores NPN, para que a junção PN do emissor seja polarizada, é necessário aplicar uma tensão na Base superior à tensão no Emissor (Vbe > 0).

Quais as características da região de saturação do transistor?

Quando o transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está cortado, é como uma chave aberta. Corte é conhecido como o ponto onde a reta de carga intercepta a curva IB =0. Nesse ponto a corrente de base é zero e corrente do coletor é muito pequena (ICEO).

Como funciona um transistor de potência?

Transistor significa Transfer-Resistor ou resistor de transferência. Ele se comporta como um resistor cuja resistência pode ser variada por uma corrente de base. No entanto, mesmo na saturação, a resistência entre coletor e emissor não é nula, o que significa que calor é gerado.

Qual a função da base coletor e emissor no transistor?

Os três terminais do transistor bipolar de junção são denominados base, coletor e emissor. O terminal da base é responsável por controlar o processo de condução, enquanto que o emissor e o coletor são os terminais de entrada e saída da corrente principal de condução.

Quais são os tipos de transistores de efeito de campo?

Existem duas famílias de efeito de campo de transistores, o transistor de efeito de campo em junção o JFET e transistor para a porta de efeito de campo isolado o IGFET, mais vulgarmente conhecido como óxido de metal semicondutor transistor de efeito de campo o MOSFET.

Quais são os transistores NPN?

O transistor NPN é formado por duas junções NP, na sequência NP-PN. Formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P(NPN). A junção Emissor/Base é diretamente polarizada, a junção Base/Colector é inversamente polarizada.

Quantos e quais são os terminais de um transistor bipolar de junção TBJ )?

O transistor é a unidade básica de semicondutor com 3 terminais. O 3º. terminal permite o controle do fluxo de corrente ou do nível de tensão ou da potência entre os dois outros terminais. Funções principais: Chave controlada ou, Amplificador linear.

Artigo anterior
O que significa a gíria cota?
Artigo seguinte
O que é um patrimônio cultural?