O que é um tipo penal?

Perguntado por: Luís Raúl Reis Araújo Rodrigues  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Tipo penal é como se chama, no Direito Penal, a descrição de um fato ilícito em um código ou lei e que, portanto, implica a cominação de uma pena. É um dos elementos definidores do próprio crime, que segundo a teoria tripartite, é fato típico, antijurídico e culpável, e seu estudo é denominado tipologia criminal.

O que seria o tipo penal?

É o conjunto dos elementos do fato punível descrito na lei penal. Trata-se, pois, de uma construção abstrata do legislador, que descreve legalmente as ações que considera, em tese, delitivas. Cada tipo tem as suas características e elementos próprios que os distinguem uns dos outros.

Quais são os tipos penais?

Os tipos penais podem ser classificados em simples ou mistos. A classificação está relacionada à unidade ou pluralidade de condutas previstas. Simples são os que descrevem uma única forma de conduta punível. Por exemplo, o homicídio, cujo tipo descreve “matar alguém” (art.

Quais as condutas do tipo penal?

A Conduta para a teoria social da ação: crime para a teoria social da ação é: a) Fato típico (conduta), b) Ilicitude, c)Culpabilidade (composta de: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude e exigibilidade de conduta diversa).

Quais as características do tipo penal?

Os elementos que compõem o tipo penal podem ser objetivos, normativos e subjetivos. Os elementos objetivos são facilmente constatados pelo sistema sensorial de cada indivíduo. Já os elementos normativos, para serem constatados, exigem a aplicação de uma atividade valorativa, ou seja, um juízo de valor.

Classificação do Tipo Penal - Direito Penal - André Queiroz - Parte 1

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos do tipo incriminador?

Já os "elementos" que formam um tipo incriminador ─ proibitivo ou mandamental ─ podem ser objetivos (descritivos ou normativos) e subjetivos (dolo e elementos subjetivos do tipo específico, explícitos ou implícitos).

O que é elementar do tipo penal?

São os componentes objetivos e subjetivos do tipo penal incriminador básico ou fundamental. No crime de furto, por exemplo, as elementares são “subtrair”, “para si ou para outrem”, “coisa”, “alheia”, “móvel” (artigo 155, caput, do CP).

Como saber o tipo penal?

Tipo penal é o próprio artigo da lei. Fato típico é inerente a norma penal. Típica é a conduta que apresenta característica específica de tipicidade (atípica a que não apresenta); tipicidade é a adequação da conduta a um tipo; tipo é a fórmula legal que permite averiguar a tipicidade da conduta.

O que é uma conduta típica?

1. Conduta típica. O fato típico (a conduta típica) é a ação ou omissão promovida pelo seu autor e prevista em lei como crime.

O que é uma conduta tipificada?

Tipificar significar tornar crime uma conduta. Para isso é necessário descrever com precisão a conduta e atribuir uma pena. ... Sendo assim, o ato de matar alguém é crime de homicídio.

Quantos tipos penais existem no Brasil?

Para algumas condutas, a sociedade precisa confiar mais nas soluções advindas do direito civil, administrativo, ambiental, tributário. De fato, leis penais são necessárias.

Quais são os tipos de homicídios?

  • Dolo.
  • Homicídio Doloso.
  • Homicídio Privilegiado.
  • Homicídio Culposo.
  • Homicídio Qualificado.
  • Motivo Torpe.
  • Causa especial de aumento de pena.
  • Direito à Vida.

Quais são os crimes em espécie?

Crimes contra a pessoa
  • Homicídio. Classificado no artigo 121 do CP. ...
  • Lesão corporal</h3. Está no artigo 129 e pode ser de natureza grave (§ 1º) ou seguida de morte (§ 3º). ...
  • Furto. ...
  • Roubo. ...
  • Extorsões. ...
  • Estelionato. ...
  • Peculato. ...
  • Corrupção passiva.

O que é o núcleo do tipo penal?

Todo tipo penal possui dentro de sua estrutura, um verbo denominado núcleo do tipo, sendo assim, na descrição da conduta legal, haverá um verbo, que tem a finalidade de mostrar qual a ação que, se praticada, demandará, a princípio, uma responsabilização penal. ... Somente ocorrerá o crime se o verbo foi praticado.

O que é o elemento subjetivo do tipo penal?

Os elementos subjetivos do crime são o dolo e a culpa e dizem respeito ao estado anímico do homem ao praticar determinada conduta, a qual poderá ser tida por criminosa desde que seja revestida pela tipicidade e antijuridicidade. Existem diversas classificações de dolo, mas serão discutidos o dolo direto e o indireto.

Qual a diferença entre tipo legal é tipo penal?

Tipo é a descrição abstrata de um crime. Tipo legal, por outro lado, é a descrição do crime descrita na lei, e, ainda, tipo penal é conjunto de todas as características determinantes de um crime.

O que é conduta típica é atípica?

Fato típico é todo aquele modelo de conduta descrito como criminoso em um tipo penal, ou seja, fatos descritos pela lei penal que são considerados crimes. Se alguém pratica uma conduta que não está descrita em nenhum tipo penal, o fato é atípico, portanto, não configura crime.

O que é uma ação típica?

A ação típica (a Handlung do direito germânico) é identificável na definição do crime pelo verbo no infinitivo, quando este não seja modalidade complementativa de outro verbo (núcleo) em idêntica forma nominal. Sob esse prisma, matar é a conduta incriminada no art. 121 do CP, subtrair no art. 155, devassar no art.

Quando o crime é considerado atípico?

O crime é um fato típico, antijurídico, culpável e punível. Fato típico constitui o crime quando há descrição (previsão) feita pela lei vigente. ... O Fato atípico não é crime, pois não há previsão na Lei, a lei não comina pena ou intervenção do Estado pelo fato determinado.

Quais os tipos de tipicidade?

Temos a tipicidade formal que é a relação de enquadramento entre um fato concreto e a norma penal. Além disso, temos a tipicidade material que é a lesão ou ameaça de lesão ao bem juridicamente tutelado. O principio da insignificância exclui a tipicidade material, tornando o fato atípico.

O que é tipo penal autônomo?

Crime autônomo é aquele que tem conexão com o fundamental ou básico, mas descreve um crime independente, com elementares próprias, caracteriza-se como aquele tipo que, possuindo todos os dados do tipo principal e mais outros especializantes, é erigido pelo legislador à condição de tipo distinto daquele, e não mera ...

O que são elementares e circunstanciais do tipo penal?

São os fatores que integram a definição básica de uma infração penal. No homicídio simples (CP, art. 121, caput), por exemplo, as elementares são “matar” e “alguém”. Circunstâncias, por sua vez, são os fatores que se agregam ao tipo fundamental, para o fim de aumentar ou diminuir a pena.

O que é uma circunstância elementar?

Elementares são os elementos típicos do crime, dados que integram a definição da infração penal. ... Tendo vislumbrado que as circunstancias objetivas são aquelas que ligam os meios e modos de realização do crime, tempo, ocasião, lufar, objeto material e qualidades da vítima.

O que é uma elementar normativa?

Segundo Cezar Roberto Bitencourt, “os elementos normativos são aqueles para cuja compreensão é insuficiente desenvolver uma atividade meramente cognitiva, devendo-se realizar uma atividade valorativa” (BITENCOURT, 2006, p. 328). Implicam, portanto, num juízo de valor.

Artigo anterior
Qual valor do exame Psicotecnico 2020?
Artigo seguinte
Como funciona o Estado laico no Brasil?