O que é um stent convencional?

Perguntado por: Mariana Margarida Batista  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (51 avaliações)

O stent é uma pequena prótese em formato de tubo que é colocada no interior de uma artéria para evitar uma possível obstrução total dos vasos, que acarretaria um infarto agudo do miocárdio.

Qual a diferença do stent convencional do stent farmacológico?

Os stents farmacológicos oferecem uma opção segura e mais eficaz em relação aos stents convencionais, com menor risco de trombose a longo prazo. Contudo, nos primeiros meses após o implante, há um risco pequeno, porém de alta morbidade, de trombose do stent.

Qual a vida útil de um stent?

“No geral, o implante do stent é para a vida toda, e ele tem uma durabilidade maior quando a reestenose não acontece”, diz Bruno.

Como é feita cirurgia de stent?

“A prótese é inserida em uma artéria periférica, pode ser na perna ou no braço, com ajuda de um cateter balão, que é guiado até o local obstruído. Ali, o balão infla expandindo o vaso sanguíneo. Em segundos a área fica dilatada e o stent é colocado, para que o fluxo sanguíneo se normalize”, explica Sandra.

Porque se coloca stent?

Os stents têm sido usados para tratar a doença arterial coronariana (DAC) há mais de uma década. Atualmente é uma prática comum inserir um stent para manter uma artéria coronariana aberta e sustentar o fluxo sanguíneo após uma angioplastia.

CATETERISMO e ANGIOPLASTIA COM STENT: saiba tudo (2021)

38 questões relacionadas encontradas

Quem coloca stent tem direito a aposentadoria?

Embora os aposentados e pensionistas apresentem aparente quadro estável de saúde após realizarem o procedimento cirúrgico para inserir o Stent ou Marcapasso, podem necessitar de medicamentos de uso contínuo e controlado, com revisões periódicas do estado cardíaco, atividades físicas supervisionadas e dieta alimentar ...

Quem coloca stent tem cardiopatia grave?

A colocação de um stent não permite concluir que há uma cardiopatia grave. Assim, a angioplastia para colocação de stent não dá margem para tal conclusão. Isso se dá porque, muitas vezes, o paciente volta a ter uma vida normal, mesmo após a colocação do stent.

Quais os cuidados após colocar stent?

Os principais cuidados são:
  1. Não realizar esforço físico por dois dias após a cirurgia;
  2. Evitar subir escadas por 24 horas após a realização do procedimento;
  3. Voltar a dirigir apenas 24 horas depois da alta hospitalar;
  4. Não manter relações sexuais por dois dias após a angioplastia com stent;

Quanto tempo de repouso depois da angioplastia?

Normalmente, para o indivíduo que internou por causa de um infarto e fez uma angioplastia, o tempo de internação gira em torno de três a quatro dias. A volta completa à atividade física normal se dá entre 15 e 20 dias.

Qual é o tempo de repouso após um cateterismo?

✓ O paciente não deve dirigir ou fazer esforços pesados nos três primeiros dias após o exame. Manter repouso leve. ✓ O retorno as atividades físicas (caso liberado pelo seu médico) deverá ser feito após os 03 dias.

Qual é o melhor stent?

Ligas de cobalto, em particular a liga de cobalto-crómio. São stents mais resistentes que os de aço e com maior radiopacidade. O facto de poderem ser constituídos por uma malha mais fina reduz o risco de trombose. Além disso, apresentam boa biocompatibilidade.

Quem colocou stent pode fazer caminhada?

Após implantado o mesmo não se desloca e permanece na mesma posição indefinidamente. Após alguns dias de repouso a pessoa pode retornar às suas atividades habituais e praticar atividades físicas.

Quando o stent sai do lugar?

O cardiologista do Instituto do Coração (Incor) de Taguatinga Vicente Motta diz que o entupimento da artéria que já foi desobstruída anteriormente chama-se reestenose. ;O problema, quando ocorre, geralmente se manifesta nos primeiros seis meses que se seguem ao implante do stent;, explica.

Como funciona o stent farmacológico?

Stent farmacológico é um stent que libera lentamente um fármaco, cuja função é não permitir a proliferação celular, evitando a fibrose e coágulos, que podem ocasionar o bloqueio de artérias submetidas ao implante de stents, um processo chamadoreestenose.

O que é angioplastia com stent farmacológico?

A angioplastia com stent é um procedimento médico realizado com o objetivo de restaurar o fluxo sanguíneo por meio da introdução de uma malha de metal no interior do vaso obstruído.

Quais são os tipos de stents?

Atualmente existem dois tipos de stents: os convencionais e os farmacológicos ou recobertos com drogas. Os stents convencionais podem acarretar um processo cicatricial exacerbado que leva a restenose (reobstrução) do vaso em 10 a 20% dos casos.

Quais os cuidados depois da angioplastia?

Orientações pós angioplastia
  1. Não fazer esforço físico por 48h;
  2. Não subir escadas por 24h após o exame;
  3. Não dirigir por 24 horas após o exame;
  4. Observar o local do exame (punção): se tem dor, endurecimento, cor roxa ou saída de secreção. ...
  5. Não ter relação sexual por 48h após o exame;

Quanto tempo de internação após angioplastia?

Em geral, os pacientes que passam por uma Angioplastia ficam internados por 24 horas de UTI, dependendo de cada caso. A alta hospitalar costuma acontecer em um ou dois dias, mas isso depende da condição clínica de cada paciente e da avaliação do médico.

O que uma pessoa que fez angioplastia pode comer?

Manter o peso saudável é extremante importante nesse caso. Frutas, frutas verduras e legumes são bons aliados na sua alimentação, assim como as boas gorduras. Não há contra indicação de frutas e legumes no pós angioplastia.

Quais os sintomas depois da angioplastia?

Alergia, hematomas, sangramentos, arritmia cardíaca, infarto do miocárdio, insuficiência renal aguda, embolização de fragmentos do trombo e acidente vascular cerebral estão entre as possíveis complicações de uma angioplastia.

Quem tem stent pode tomar cerveja?

Sim, quem faz cateterismo pode beber cerveja. O consumo de álcool não tem nenhuma influência sobre o cateterismo cardíaco. Beber não vai aumentar o risco de sangramento nem de ter uma cicatrização inadequada do local em que foi feita a punção.

Quem tem stent é cardíaco?

Os pacientes indicados para implantar o stent cardíaco são aqueles que estão tendo um ataque cardíaco, que apresentam fortes dores no peito frequentes ou grave que não responde ao uso de medicações e que apresentam circulação sanguínea severamente diminuída para uma determinada área do músculo cardíaco, devido a uma ou ...

Quem tem stent tem direito a PCD?

Mesmo que uma Junta Médica constate a ausência de sintomas da doença, pelo uso de stent, deve-se manter a isenção. Cardiopata assintomático permanece com direito à isenção. Até mesmo pessoa que esteja com a cardiopatia controlada e esteja aparentemente saudável, ainda assim terá direito à isenção.

Quais cardiopatias são consideradas graves?

Dentro do perfil sindrômico exposto, avaliar-se-á como cardiopatia grave as seguintes entidades nosológicas:
  • cardiopatias isquêmicas;
  • cardiopatias hipertensivas;
  • cardiomiopatias primárias ou secundárias;
  • cardiopatias valvulares;
  • cardiopatias congênitas;
  • cor pulmonale crônico;
  • arritmias complexas e graves;

Quem fez angioplastia pode se aposentar por invalidez?

A cardiopatia grave pode gerar direito ao auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária) ou aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente).

Artigo anterior
O que acontece com excesso de colágeno?
Artigo seguinte
O que é efeito HDR na TV LG?